Pular para o conteúdo
Cotidiano

Doenças respiratórias e dengue lotam até hospitais particulares de Campo Grande

Sistema está sobrecarregado com aumento de até 45% na demanda do pronto atendimento
Priscilla Peres -
Pronto Atendimento de hospital particular. (Foto: Ilustrativa / Divulgação)

Hospitais particulares de também têm registrado lotação nos últimos dias. A demanda de pacientes no pronto atendimento teve aumento de até 45%, em decorrência de doenças respiratórias e dengue.

Diversos são os relatos de leitores do Jornal Midiamax sobre horas e horas de espera por atendimento em unidades de saúde de Campo Grande, sejam elas públicas ou particulares. O aumento na demanda por atendimento expõe a fragilidade da saúde, exatamente três anos após a maior crise sanitária enfrentada no mundo, devido à Covid-19.

Nesta semana, o Jornal Midiamax mostrou que a (Secretaria Municipal de Saúde) registrou aumento de 30% na demanda por atendimento nos postos de saúde de Campo Grande nos últimos 15 dias. Eles atribuem à volta das atividades escolares o pico nos atendimentos.

Presidente do Sinmed/MS (Sindicato dos Médicos de Mato Grosso do Sul), Marcelo Santana afirma que o atendimento na saúde está pressionado devido à incidência de várias doenças. “Há aumento nos casos de dengue, das síndromes respiratórias, também temos vários registros de Covid-19. Além disso, nesse período pós é mais comum esse aumento na busca por atendimento”, explica.

Hospitais particulares lotados

Na quarta-feira (15), leitores do Jornal Midiamax relataram espera de três a cinco horas por atendimento no da Cassems, em Campo Grande. “Tem idosos de 80 anos esperando há três horas. Está super lotado e me avisaram que ainda vai demorar mais umas três horas para me atender”, disse o leitor.

Em nota, a Cassems informou que registrou aumento na demanda no Pronto Atendimento. “As viroses, em especial as respiratórias, têm repercutido bastante no atendimento, com aumento em torno de 45% e 20% no atendimento na pediatria e adulto, respectivamente”.

Informou, ainda, que está operando com a capacidade máxima de médicos e enfermeiros para minimizar o tempo de espera.

Já a Unimed, também confirmou aumento significativo no número de atendimento no Hospital de Campo Grande, principalmente por casos suspeitos ou confirmados de dengue e doenças respiratórias.

“Ressaltamos que providências já estão sendo tomadas para diminuir o tempo de espera nos Prontos Atendimentos e para que todos os pacientes recebam atendimento médico adequado, entre elas, divulgamos em tempo real uma lista de médicos pediatras com vagas disponíveis em seus consultórios, através do link http://bit.ly/Pediatria_UnimedCG, para casos de crianças que apresentam sintomas mais leves”.

Por fim, a nota afirma que o hospital segue todos os protocolos e orientações do Ministério da Saúde referente ao atendimento destes pacientes, incluindo a classificação de risco dos mesmos. Além disso, conta com equipes completas de médicos e enfermeiros classificadores, focados no atendimento desses pacientes.

Especialista recomenda cuidados com crianças

O aumento nas doenças virais é comum nesse período entre março e junho, mas o infectologista do Sabará Hospital Infantil, Dr. Francisco Ivanildo de Oliveria Junior, explica que nem todos os casos de sintomas em crianças é caso de hospital.

“Essas doenças respiratórias podem ter uma série de sintomas semelhantes como tosse, febre, coriza e obstrução nasal. Em crianças mais velhas e adultos, estas infecções habitualmente são leves e autolimitadas. Na maioria das vezes, os casos têm uma melhora nos sintomas após três dias”, explica o médico.

Caso os sintomas não se estabilizem nesse período ou a criança apresente falta de ar e cansaço; dificuldade ao respirar: esforço maior no pescoço e na barriga; prostração / inatividade ou frequência respiratória aumentada na ausência de febre (respiração rápida), os pais devem procurar um especialista.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Sob risco de extinção, morte de tatu-canastra na BR-262 ascende alerta para preservação de espécie ‘rara’

VÍDEO: cervo escapa de onça-pintada em cena registrada no Pantanal sul-mato-grossense

Caminhoneiro morre ao bater de frente com carreta após desviar de ciclista na BR-163

Sete são presos e carros de luxo apreendidos em ação que mirou quadrilha de contrabando

Notícias mais lidas agora

Rombo de R$ 106 milhões no TCE-MS: STJ ‘enxuga’ ação para julgar Waldir Neves e Iran Coelho

treinadora volei supercopa

‘Momento de orgulho’: de Campo Grande, treinadora nacional de vôlei celebra Supercopa em sua cidade

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Mato Grosso do Sul tem déficit de 11 milhões de toneladas em armazenagem de grãos

Últimas Notícias

Polícia

Hóspede é assaltado ao retornar para hotel na região da antiga rodoviária em Campo Grande

Vítima havia saído para jantar e ao retornar foi assaltado por três pessoas em situação de rua

Cotidiano

Coleta de recicláveis, oficinas e yoga: drive-thru da reciclagem começa na próxima semana em CG

A programação acontecerá das 09h às 18h, nos dias 23, 24 e 25 de outubro

Polícia

VÍDEO: Condutor é preso pela PMR em Paranaíba com drogas escondidas dentro dos pneus

durante a vistoria, foram observadas deformações nos pneus e o motorista acabou confessando transporte de entorpecente. Veículo foi conduzido até uma borracharia, que abriu os pneus e revelou a droga escondida

Transparência

STJ enterra denúncia de improbidade administrativa contra André Puccinelli

Tribunal manteve extinta ação por supostas irregularidades em contrato de tecnologia