Pular para o conteúdo
Cotidiano

Por reajuste de salário, professores de Corumbá anunciam paralisação das atividades por três dias

Diante do anúncio, a prefeitura agendou uma reunião com a categoria na próxima segunda-feira (23) para debater as reivindicações
Eveline Marques -
Assembleia da Simted em Corumbá (Foto: Folha MS)

Em , cidade localizada a 417 km de , os servidores municipais de Rede de Ensino irão paralisar suas atividades por três dias a partir da próxima segunda-feira (23). A decisão foi tomada em uma realizada na última quinta-feira (19) organizada pela (Sindicato dos Trabalhadores da Educação).

Segundo Gabriel Omar, presidente do Simted (Sindicato dos Trabalhadores da Educação), a paralisação é uma forma de protesto contra a desvalorização da categoria por parte da prefeitura. O movimento reivindica melhores condições de trabalho, salarial e gestão democrática nas escolas.

Diante do anúncio, a Prefeitura de Corumbá, agendou uma reunião com a categoria na segunda-feira (23). Mas segundo o sindicato, a paralisação será mantida.

“É importante frisar que esta nossa mobilização tem por objetivo, não apenas sermos recebidos, mas que nossas reivindicações, tanto de professores como de administrativos sejam atendidas, portanto, a mobilização está mantida e depois da reunião faremos uma nova Assembleia já em posse do que for apresentado à nossa categoria e então será novamente votado pela continuação ou não da paralisação”, afirmou.

Reivindicações

A principal queixa é a não implementação do reajuste salarial, baseado na formação de nível superior, prometido desde maio – uma promessa ignorada há quase seis meses.

Eles também criticam o abono salarial de 4,8% oferecido pela prefeitura em 2023, argumentando que esse aumento é insuficiente para cobrir suas despesas básicas.

Os funcionários administrativos da educação aderiram à paralisação, exigindo um plano de cargos e carreiras que reconheça suas responsabilidades, esperando que a prefeitura conclua os estudos de impacto orçamentário para sua implementação em 2024.

A precariedade das escolas municipais também é uma preocupação significativa. Muitas sofrem com falta de ar-condicionado, manutenção inadequada e riscos à segurança dos alunos e dos trabalhadores. Professores relatam que frequentemente precisam gastar do próprio bolso para adquirir materiais didáticos e fazer reparos necessários nas escolas.

Prefeitura

Em nota, a prefeitura informou que as reivindicações do Simted sempre foram ouvidas. A negociação salarial segue em andamento e a Prefeitura vai se reunir com os representantes do sindicato na próxima segunda-feira (23), para apresentar mais uma proposta aos docentes.

Já sobre o Plano de Cargos e Carreira dos Administrativos, o sindicato tem dois representantes na comissão que discute o tema e bem sabe que a minuta do documento está pronta e a leitura final está marcada para o dia 04 de novembro, para então seguir para apreciação do Executivo.

A Secretaria Municipal de Educação reforça ainda que as negociações não terminaram e ressalta que nenhuma outra gestão municipal discutiu com a categoria a implementação de um PCC para os técnicos administrativos escolares.

O objetivo do Executivo Municipal é, e sempre foi, adequar o salário de todas as categorias do quadro efetivo e valorizar a qualificação técnica dos servidores em suas diferentes funções, o que vem sendo feito desde 2018.

Com relação ao reajuste solicitado pela categoria, a prefeitura lembra que está pagando o abono de 4,18% a todos os servidores efetivos do Executivo Municipal, com previsão de incorporação em janeiro de 2024.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Casal é preso com 20 toneladas de maconha em meio à carga de milho

Com garruncha, ladrão assalta loja de doces

Aéreas terão que explicar mudanças na cobrança de bagagens de mão

dolar

Dólar fecha em queda e volta a R$ 5,40 com sinal de alívio na relação entre EUA e China

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

MP autoriza prorrogar pela oitava vez inquérito contra indicado de político por corrupção no Detran-MS

Treino aberto de equipes da Supercopa de Vôlei dá oportunidade para torcedores que não poderão assistir os jogos

multas transporte

Juiz ignora ameaça de cortar vale-transporte e nega suspender multas contra o Consórcio Guaicurus

Novo PAV indígena com atendimento bilíngue é instalado em aldeia de Caarapó

Últimas Notícias

Cotidiano

Documentário ‘Mulheres na Ciência’ será exibido na TV aberta

Vai ao ar neste sábado (18), às 21h

Esportes

Treino aberto de equipes da Supercopa de Vôlei dá oportunidade para torcedores que não poderão assistir os jogos

Treinos das equipes femininas na noite desta sexta no Guanandizão

Brasil

Barroso vota por descriminalizar aborto até 12ª semana de gestação

Com o voto do ministro, o placar do julgamento está 2 votos a 0 pela descriminalização

Polícia

Familiares procuram por Evelin, desaparecida há nove dias em Campo Grande

Ela saiu de casa na região do Jardim Itamaracá e não foi mais vista