Pular para o conteúdo
Cotidiano

Fapec vai mudar elaboração de provas de vestibulares após críticas e ataque hacker

Instituição virou alvo de críticas após erros em provas de vestibulares da UEMS e UFMS
Thalya Godoy, Clayton Neves -
Coletiva de imprensa nesta quarta-feira. (Alice Rodrigues, Jornal Midiamax)

As provas de vestibulares aplicadas pela (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura) sofrerão mudanças no processo de elaboração a partir do ano que vem, após uma série de críticas de candidatos e professores movimentarem as redes sociais e motivarem até ataque hacker contra a instituição.

A informação foi divulgada pela Fapec em coletiva de imprensa, realizada na manhã desta quarta-feira (13). 

A banca foi organizadora dos vestibulares da (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), em 26 de novembro, e da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), em 3 de dezembro. 

A diretora-presidente da Fapec, Nilde Brun, explicou que o processo de elaboração das avaliações passam por várias etapas e mais uma será acrescentada a partir de 2024. 

Como serão as provas feitas pela Fapec?

Atualmente, as questões das provas dos vestibulares são elaboradas por professores titulares em uma universidade pública do Estado. Esse docente elabora o dobro de perguntas que serão utilizadas nas provas, ou seja, são criadas dez questões e cinco são selecionadas por uma equipe da Fapec. 

Após isso, as questões são enviadas para dois professores que atuam como corretores. Esses profissionais executam a questão para analisar se é exequível e se não há duplicidade em alternativas para garantir que não haja anulação. 

Nilde Brun. (Alicce Rodrigues, Jornal Midiamax)

De acordo com Nilde Brun, essas informações são confidenciais e os corretores não sabem quem elaborou as questões. Depois da revisão, a prova vai para a correção de grafia. Esses seriam os únicos profissionais com acesso à prova completa. 

Terminada essa fase, os dados das provas são enviados para a diagramação e depois para um bunker em que só são retirados para a impressão. Após isso, os malotes são grampeados. 

Contudo, de acordo com a diretora-presidente da Fapec, a partir de 2024, dois professores corretores farão uma nova revisão da prova depois da diagramação, antes da prova ser impressa.

“Nós sugerimos que para as próximas provas se inclua essa nova fase. Diagrama, volta para mais dois corretores e depois o bunker”, explicou Nilde Brun. Esse bunker nunca teria sido invadido.

Recursos

O da UFMS recebeu 979 recursos feitos por 282 candidatos entre 12,5 mil que realizaram as provas. Já para a prova da UEMS foram 506 recursos de 127 candidatos entre 6,481 candidatos. 

Os recursos contra as questões do vestibular da UFMS poderiam ser feitos de 5 a 6 de dezembro, enquanto da UEMS entre 30 de novembro a 1º de dezembro. 

O resultado definitivo do gabarito dos dois vestibulares deve ser divulgado em 22 de dezembro. 

Os representantes da Fapec que participaram da coletiva de imprensa não entraram no mérito sobre erros de conteúdos ou de grafias nas questões e disseram que aguardam o resultado definitivo após os recursos. 

Também não foram feitos comentários sobre os ataques hackers que derrubaram o site da Fapec e de órgãos públicos de 10 cidades de Mato Grosso do Sul. 

Nilde Brun explicou que os recursos apresentados pelos candidatos são encaminhados para o professor que elaborou a questão. Ele analisa o mérito ou não da justificativa e, após isso, pode sugerir que a questão seja mantida ou anulada. Após isso, a Fapec decide se irá anular ou não a pergunta. 

A superintendente do núcleo de processo seletivo da Fapec, Juliana Oliveira, disse que caso a questão seja eliminada, todos os candidatos pontuam, mesmo os que erraram a resposta. 

Ela ainda comentou que a instituição está aberta para sugestões. “A Fapec está aberta para as pessoas que queiram nos procurar, enviar dúvidas e sugestões, mas nós não fomos procurados por ninguém da sociedade a não ser pela imprensa”, ela pontuou. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Sônia Tissiani e sua sobrinha Silvia Roberta - (Foto: Julia Rodrigues)

‘Jogo fantástico’, opina Vovó do Crossfit sobre final femina da Supercopa de Vôlei

Do RJ e de Corumbá, influencers vibram pela Supercopa Feminina em Campo Grande

Matheus Martins foi uniformizado para assistir final feminina da Supercopa no Guanandizão - (Foto: Julia Rodrigues)

Fã do Osasco foi ao Guanandizão ver Camila Brait antes da jogadora se aposentar

Cruzeiro vence Fortaleza e segue na cola dos líderes do Brasileirão

Notícias mais lidas agora

Sesi Bauru e Osasco São Cristóvão disputaram final feminina da Supercopa de Vôlei no Guanandizão

Osasco vence Supercopa de Vôlei por 3 sets a 0 contra Sesi Bauru no Guanandizão

presidentes funesp e federação de volei supercopa

‘Que seja a primeira de muitas’: presidentes da Funesp e da Federação de Vôlei celebram Supercopa em Campo Grande

Medalhistas olímpicos na quadra e na tribuna: Yeltsin comemora final da Supercopa na Capital

Professor de "La Casa de Papel" e Homens-Aranhas na Supercopa - (Foto: Julia Rodrigues)

Dois homens-aranha e professor de La Casa de Papel roubam a cena no Guanandizão durante a Supercopa de Vôlei

Últimas Notícias

Esportes

Técnico do Osasco, campeão da Supercopa, agradece Campo Grande: ‘dias maravilhosos’

Treinador da equipe de vôlei feminino do Osasco Voleibol Clube e é um dos maiores nomes da história do clube.

Esportes

Vice-campeã olímpica, Camila Brait comemora vencer a última Supercopa em Campo Grande

Brait é vice-campeã olímpica e tem 36 anos

MidiaMAIS

‘Realizadíssima’ e muito fã de vôlei, mãe leva filha de 3 meses para não perder final da Supercopa no Guanandizão

"Tô amando Campo Grande, no interior eu nunca ia ter acesso a um jogo desse, que eu sou superfã", afirmou Mariane

Esportes

Ovacionada, Tifanny Abreu comemora início de temporada com vitória em Campo Grande

'Precisamos de um time forte e é esse o time que estamos projetando', disse