Pular para o conteúdo
Cotidiano

GABARITEI: No Enem, matemática exige conhecimento, mas interpretação se destaca

Não basta o aluno apenas saber o conteúdo, ele precisa saber interpretar para poder resolver as questões com mais chance de acerto dentro do tempo hábil
Eveline Marques -
(Gabaritei, Jornal Midiamax)

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) requer estratégia e planejamento dos candidatos. São 90 questões por dia, sendo 45 delas relacionadas à , matéria-chave do .

Na sétima reportagem da série GABARITEI: Edição 2023 – que traz ao longo das próximas semanas dicas para um melhor rendimento dos candidatos nesta reta final para o exame, que será aplicado a partir de 5 de novembro em todo o país – o assunto é a matemática. E para ajudar os candidatos, o Jornal Midiamax buscou dicas para otimizar os estudos nesta contagem regressiva.

O método e o material autoral do professor Fernando Barney, referência também para concurseiros, vão nortear a reportagem. Vale lembrar que o aluno que tirou nota recorde em Matemática e entrou para a história do vestibular da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) foi da Turma do Barney.

“O Enem não é uma preparação de uma hora para outra, é um copilado do Ensino Médio. E o maior problema dessa geração mais nova é a interpretação, e isso atrapalha na matemática. O que acontece: ele sabe a fórmula, mas não entende o texto”.

O docente destaca o processo de avaliação do exame, pela teoria de resposta ao item, mais conhecida como TRI. Através desse sistema, os alunos que possuem uma uniformidade de conhecimento conseguem uma nota maior, por acertar mais questões de nível fácil, do que ter o mesmo número de acertos em questões com dificuldades variadas.

Pensando no funcionamento do TRI para garantir uma maior nota dos estudantes, o professor listou sete assuntos estratégicos no conteúdo de matemática que irão ajudar o jovem a incrementar sua nota.

Dicas para conseguir resolver a prova de Matemática

Segundo o professor Fernando, diferentemente das outras disciplinas, a matemática tem um dia específico somente para ela, ou seja, o aluno tem cinco horas para resolver as 45 questões. Mas ele precisa tentar resolver primeiro as questões que ele tem conhecimento, para dar tempo de terminar toda a prova.

1) Razão, proporção, porcentagem – Segundo o professor, esses temas, além de serem recorrentes nas provas do Enem, compõem 40% da prova de matemática.

2) Geometria Espacial Em matemática, geometria espacial é o nome usual para a geometria do espaço tridimensional euclidiano. A estereometria lida com a medição dos volumes de vários sólidos geométricos ou poliedros (figuras tridimensionais, com latitude, longitude e altitude), incluindo pirâmides, cilindros, cones, troncos de cones, esferas e prismas. Um sólido é limitado por um ou mais planos, ou superfícies, assim como as superfícies são limitadas por uma ou mais linhas.

3) Regras de Três – De acordo com o professor, o aluno pode se preparar porque sempre cai pelo menos três questões que serão resolvidas com a regra de três – tanto a simples quanto a composta. A regra de três, na matemática, é uma forma de se descobrir uma quantidade que tenha para outra conhecida a mesma relação entre si.

4) Equação do Primeiro e Segundo GrauEquação do primeiro grau é uma sentença aberta que expressa igualdade. Sua forma reduzida é representada por ax + b = 0, onde a e b são números reais e diferentes de 0 (zero) e x é uma incógnita com valor desconhecido.

#GABARITEI: EDIÇÃO ENEM 2023 – O Jornal Midiamax traz, na contagem regressiva para o Enem 2023, um guia de sobrevivência para que candidatos ao principal vestibular do país se deem bem nas matérias e temas prováveis de cair na prova. São 13 produções, assinadas pelos núcleos de Jornalismo do Cotidiano e de Jornalismo Multimídia da Central de Jornalismo do Midiamax, que vão orientar candidatos a terem o melhor rendimento nesta final. Confira toda a série clicando AQUI.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Sônia Tissiani e sua sobrinha Silvia Roberta - (Foto: Julia Rodrigues)

‘Jogo fantástico’, opina Vovó do Crossfit sobre final femina da Supercopa de Vôlei

Do RJ e de Corumbá, influencers vibram pela Supercopa Feminina em Campo Grande

Matheus Martins foi uniformizado para assistir final feminina da Supercopa no Guanandizão - (Foto: Julia Rodrigues)

Fã do Osasco foi ao Guanandizão ver Camila Brait antes da jogadora se aposentar

Cruzeiro vence Fortaleza e segue na cola dos líderes do Brasileirão

Notícias mais lidas agora

Sesi Bauru e Osasco São Cristóvão disputaram final feminina da Supercopa de Vôlei no Guanandizão

Osasco vence Supercopa de Vôlei por 3 sets a 0 contra Sesi Bauru no Guanandizão

presidentes funesp e federação de volei supercopa

‘Que seja a 1ª de muitas’: presidentes da Funesp e da Federação de Vôlei celebram Supercopa em Campo Grande

Medalhistas olímpicos na quadra e na tribuna: Yeltsin comemora final da Supercopa na Capital

Professor de "La Casa de Papel" e Homens-Aranhas na Supercopa - (Foto: Julia Rodrigues)

Dois homens-aranha e professor de La Casa de Papel roubam a cena no Guanandizão durante a Supercopa de Vôlei

Últimas Notícias

Esportes

Técnico do Osasco, campeão da Supercopa, agradece Campo Grande: ‘dias maravilhosos’

Treinador da equipe de vôlei feminino do Osasco Voleibol Clube e é um dos maiores nomes da história do clube.

Esportes

Vice-campeã olímpica, Camila Brait comemora vencer a última Supercopa em Campo Grande

Brait é vice-campeã olímpica e tem 36 anos

MidiaMAIS

‘Realizadíssima’ e muito fã de vôlei, mãe leva filha de 3 meses para não perder final da Supercopa no Guanandizão

"Tô amando Campo Grande, no interior eu nunca ia ter acesso a um jogo desse", afirmou Mariane

Esportes

Ovacionada, Tifanny Abreu comemora início de temporada com vitória em Campo Grande

'Precisamos de um time forte e é esse o time que estamos projetando', disse