Pular para o conteúdo
Cotidiano

Governo de MS anuncia criação de sistema de monitoramento contra gripe aviária

Em videoconferência entre o secretário Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck e o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, foi anunciado nesta sexta-feira (26) a criação de sistema de monitoramento contra gripe aviária em Mato Grosso do Sul. Na ação, farão parte, órgãos de defesa agropecuária federal e estadual, indústria, … Continued
Diego Alves -
Divulgação

Em videoconferência entre o secretário Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck e o ministro da , Carlos Fávaro, foi anunciado nesta sexta-feira (26) a criação de sistema de monitoramento contra gripe aviária em Mato Grosso do Sul.

Na ação, farão parte, órgãos de defesa agropecuária federal e estadual, indústria, avicultores, entidades como a Famasul, Polícia Militar Ambiental e . De acordo com Jaime Verruck, desde fevereiro de 2023, quando surgiram os primeiros casos da doença em animais silvestres na Bolívia, o serviço de defesa sanitária animal do Estado representado pela (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) e o Mapa fizeram uma ação conjunta com barreiras sanitárias e fiscalização em Corumbá. Mais recentemente com a detecção de focos no Paraguai, barreiras de fiscalização foram montadas também nas cidades de , Bela Vista e e tem acionado equipes para orientação da população sobre os riscos da gripe aviária.

“Agora vamos publicar um decreto para criar sistema de alerta e monitoramento para ter ação conjunta, além de órgãos de defesa. A ideia é envolver o pessoal da indústria, avicultores, Famasul e agora vamos incluir também a Defesa Civil e PMA nas ações, caso apareça focos em aves silvestres. Por isso vamos reforçar o monitoramento e a orientação não só na avicultura comercial como na questão do alerta em relação a aves silvestres”, salientou o secretário.

O reforço nas medidas de biossegurança também está sendo feito em todas as granjas de postura e corte. “Tivemos uma reunião hoje com entidades rurais, associações de avicultores, indústria para que incrementem as medidas de biossegurança, além da orientação e avaliação em cada uma das granjas. Este é um mantra fundamental de reforço da segurança. Por isso vamos reforçar estas medidas. Esta foi a discussão feita hoje cedo com as empresas e granjas de postura com reforço da biossegurança. Esta é a linha que o MS vai adotar”, concluiu o titular da Semadesc .

No dia 22, o Ministério da Agricultura declarou estado de emergência zoossanitária no País, após detecção do vírus da influenza aviária nos estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Casal é preso com 20 toneladas de maconha em meio à carga de milho

Com garruncha, ladrão assalta loja de doces

Aéreas terão que explicar mudanças na cobrança de bagagens de mão

dolar

Dólar fecha em queda e volta a R$ 5,40 com sinal de alívio na relação entre EUA e China

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

MP autoriza prorrogar pela oitava vez inquérito contra indicado de político por corrupção no Detran-MS

Treino aberto de equipes da Supercopa de Vôlei dá oportunidade para torcedores que não poderão assistir os jogos

multas transporte

Juiz ignora ameaça de cortar vale-transporte e nega suspender multas contra o Consórcio Guaicurus

Novo PAV indígena com atendimento bilíngue é instalado em aldeia de Caarapó

Últimas Notícias

Cotidiano

Documentário ‘Mulheres na Ciência’ será exibido na TV aberta

Vai ao ar neste sábado (18), às 21h

Esportes

Treino aberto de equipes da Supercopa de Vôlei dá oportunidade para torcedores que não poderão assistir os jogos

Treinos das equipes femininas na noite desta sexta no Guanandizão

Brasil

Barroso vota por descriminalizar aborto até 12ª semana de gestação

Com o voto do ministro, o placar do julgamento está 2 votos a 0 pela descriminalização

Polícia

Familiares procuram por Evelin, desaparecida há nove dias em Campo Grande

Ela saiu de casa na região do Jardim Itamaracá e não foi mais vista