Pular para o conteúdo
Cotidiano

Gripe aviária vira personagem de história em quadrinhos para conscientizar produtores rurais em MS

Série de ações tem como objetivo de manter o Estado território livre da gripe aviária
Fábio Oruê -
gripe aviária
Gibi sobre a gripe aviária (Foto: Saul Schramm/Governo de MS)

O sol pantaneiro escaldante aliado à poeira típica das estradas que levam as comunidades mais longínquas são barreiras hoje superadas para as equipes da (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), que estão levando Pantanal adentro informações sobre a manutenção da sanidade dos animais criados em solo sul-mato-grossense, em especial contra a influenza aviária.

“Vocês tinham conhecimento disso?”, questionou o fiscal Claudio di Martino, ao abrir conversa com moradores do Taquaral, se referindo à ameaça da influenza aviária após registro recente de um caso em Cochabamba, na região andina da Bolívia.

O assentamento fica em , a poucos quilômetros da faixa de fronteira seca com a Bolívia, sendo visto como estratégico para frear a entrada de doenças que afetam a sanidade animal no Brasil. Assim, foi ali que as ações realizadas na região pantaneira e de fronteira foram iniciadas pelos servidores da Iagro.

gripe aviária
Equipe da Iagro conversou com moradores e produtores (Foto: Saul Schramm/Governo de MS)

Um dos formatos usados para cativar o público foi o gibi, que tem fácil entendimento. Os materiais impressos entregues aos assentados e as explicações dos servidores ajudaram a todos na compreensão de que o fluxo migratório das aves dissemina o vírus da aviária entre elas, sendo assim importante que aves domésticas não interajam com as silvestres.

“Está na nossa porta e depende desse empenho comunitário”, frisa o diretor-adjunto e fiscal da Iagro, Cristiano de Oliveira, completando que mesmo sendo raro, é possível que haja contágio de ave para humanos em casos de contatos íntimos entre os dois. O vírus não é transmitido ao se alimentar de aves e também não há transmissão registrada de humano para humano.

Influenza aviária

Durante a conversa, várias informações foram compartilhadas para identificar casos de gripe aviária, foi explicado como proceder caso perceba-se que algum animal está com caso suspeito da doença e todas as implicações que a chegada dessa zoonose pode trazer à saúde e economia.

gripe aviária
Produtores receberam orientações sobre manejo de aves (Foto: Saul Schramm/Governo de MS)

Outros temas, como a implementação do Selo Arte – destinado aos que produzem produtos de origem animal de forma artesanal sejam atestados com uma certificação de qualidade – e o fim da vacinação contra a aftosa também foram abordados e discutidos com os moradores, que tiveram palavra aberta para fazer sugestões aos técnicos da agência sanitária.

“Ninguém esperava que a Iagro ia vir, pois nunca houve uma palestra assim para o povo daqui. Achei muito interessante. Muitas pessoas achavam que era uma coisa, agora com a Iagro vindo, a gente vê que não é o que a gente pensava. Foi bem esclarecedor e gostamos”, frisa a produtora de queijo Josefa de Fátima Lima.

Produtora de queijo Josefa Fátima Lima, de 31 anos, mora no Assentamento Taquaral desde os 5, e tem seu próprio lote onde cria gado leiteiro. A produção é de, em média, 40 litros de leite por dia, oriundos de oito cabeças.

“Passei minha vida toda aqui e meu lugar é aqui, então tenho que prezar por ele. Todos temos medo que doenças venham para cá, mas acho que podemos evitar fazendo tudo certo”, disse.

Selo Arte

O Selo Arte é destinado àqueles que trabalham com produtos de origem animal de forma artesanal, e busca atestar a qualidade desses produtos através de uma certificação. Essa medida é de extrema importância para garantir a segurança alimentar dos consumidores e valorizar os produtores que se dedicam à produção artesanal.

A equipe também explicou sobre os procedimentos com o fim da vacinação contra a febre aftosa, uma medida que visa a melhoria da saúde animal e que pode contribuir para a abertura de novos mercados para os produtores brasileiros. Durante a reunião, os moradores tiveram a oportunidade de participar ativamente, fazendo sugestões e trocando informações com os técnicos da agência sanitária.

Quais as orientações?

Os principais sinais da doença nos animais são dificuldade respiratória, corrimento nasal e ocular, inchaço de cabeça, andar cambaleante, torcicolo e alta mortalidade. A transmissão ocorre por contato direto com aves contaminadas, mais especificamente com secreções. Evitar o contato com as aves, manuseio de animais doentes e a manutenção da limpeza do ambiente de criação são medidas de prevenção.

O Brasil nunca registrou nenhum caso da doença. Para comunicar a Iagro em qualquer suspeita da doença, o contato é o WhatsApp (67) 9 9961-9205, além da plataforma e-Sisbravet (Sistema Brasileiro de Vigilância e Emergência Veterinária), neste link.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Orçamento de Aparecida do Taboado prevê emendas para vereadores e bancadas. (Reprodução)

Aparecida do Taboado estima orçamento de R$ 245 milhões para 2026

Embaixada chinesa homenageia polícia de MS por investigação da morte de Kongjian Yu

Anvisa proíbe a venda de cigarros eletrônicos no Brasil desde 2009 (Ministério da Saúde, Divulgação)

Prefeitura de Sidrolândia fecha o cerco para quem usa ‘vape’ em espaços coletivos

CRAS terá trailer especial para resgate de animais vítimas de incêndios no Pantanal

Notícias mais lidas agora

Com licenciamento ‘em cheque’, expansão de mineração em Corumbá é investigada

Supercopa de Vôlei começa hoje com final feminina no Guanandizão

Rapaz que estava em carro que bateu contra muro de condomínio morre e motorista é preso

Câmara de Corumbá vai debater Malha Oeste após TCU negar renovação com a Rumo

Últimas Notícias

Cotidiano

De pilhas a computadores, caravana recolhe lixos eletrônicos em Três Lagoas

A ação ocorrerá nos dias 21 e 22 de outubro

Cotidiano

Bazar do São Julião vende todos os itens e é encerrado um dia antes do previsto

O bazar estava previsto para acabar hoje, mas vendeu todos os produtos nessa sexta-feira

MidiaMAIS

Clube de Imprensa de Dourados faz ‘1º Costelão Beneficente’ neste sábado

Evento acontece no clube seleta com muita prosa e música ao vivo

Trânsito

Criança é socorrida após colidir bicicleta contra muro em suspeita de mal súbito

Samu foi acionado para socorrer a criança. Caso aconteceu em Aquidauana