Pular para o conteúdo
Cotidiano

Ibama analisa novos pedidos de autorização para caça de javalis

Com caça permitida no Brasil desde 2013, proibição de novas autorizações gerou debate em MS
Dândara Genelhú -
javali ibama
Javali tem caça permitida no Brasil desde 2013. (Freepik)

Após a proibição da emissão de novas autorizações para de javalis, o (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) voltou a analisar novos pedidos. As análises foram retomadas nesta quarta-feira (27).

Interessados em caçar o animal, podem solicitar a autorização por meio do Simaf (Sistema de Informações de Manejo de Fauna). Conforme o órgão, serão válidas somente as solicitações acompanhadas de declaração assinada — via GOV.BR ou com firma reconhecida em cartório — de quem tem direito de uso das propriedades.

Os proprietários deverão indicar a permissão de acesso com inserção dos nomes de todos os membros da equipe de controladores. Além disso, o Ibama determina a obrigatoriedade de que todas as propriedades alvos de ações de controle estejam no CAR (Cadastro Ambiental Rural).

Para solicitar uma nova autorização, clique aqui.

Proibição virou debate em MS

A proibição foi discutida em durante audiência pública da Municipal e assunto na Cadadr (Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural) da Câmara dos Deputados.

O debate no Estado começou com a divulgação de que o instituto tinha suspendido a caça aos animais, que são considerados uma ‘pedra no sapato’ do agronegócio. Por ser uma espécie invasora e com grande poder reprodutivo, adaptativo e predatório, apenas o javali tem a caça permitida no Brasil.

Então, o Ibama suspendeu novas emissões de autorizações para o controle de javalis, por meio do Simaf (Sistema de Informações de Manejo de Fauna) até que a norma seja adequada ao novo Decreto nº 11.615, de 21 de julho de 2023.

O decreto definiu alguns critérios para aprovação da emissão das autorizações para o controle de fauna, motivo pelo qual o Ibama suspendeu preventivamente as novas autorizações de manejo em vida livre nas modalidades de caça ativa, ceva ou espera, até que se proceda às adequações necessárias.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Casal é preso com 20 toneladas de maconha em meio à carga de milho

Com garruncha, ladrão assalta loja de doces

Aéreas terão que explicar mudanças na cobrança de bagagens de mão

dolar

Dólar fecha em queda e volta a R$ 5,40 com sinal de alívio na relação entre EUA e China

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

MP autoriza prorrogar pela oitava vez inquérito contra indicado de político por corrupção no Detran-MS

Treino aberto de equipes da Supercopa de Vôlei dá oportunidade para torcedores que não poderão assistir os jogos

multas transporte

Juiz ignora ameaça de cortar vale-transporte e nega suspender multas contra o Consórcio Guaicurus

Novo PAV indígena com atendimento bilíngue é instalado em aldeia de Caarapó

Últimas Notícias

Cotidiano

Documentário ‘Mulheres na Ciência’ será exibido na TV aberta

Vai ao ar neste sábado (18), às 21h

Esportes

Treino aberto de equipes da Supercopa de Vôlei dá oportunidade para torcedores que não poderão assistir os jogos

Treinos das equipes femininas na noite desta sexta no Guanandizão

Brasil

Barroso vota por descriminalizar aborto até 12ª semana de gestação

Com o voto do ministro, o placar do julgamento está 2 votos a 0 pela descriminalização

Polícia

Familiares procuram por Evelin, desaparecida há nove dias em Campo Grande

Ela saiu de casa na região do Jardim Itamaracá e não foi mais vista