Pular para o conteúdo
Cotidiano

Mato Grosso do Sul cria plano de contingência para evitar infecções hospitalares em leitos de UTI

O Estado enfrenta um cenário de risco nível 2, onde mais de 20% e menos de 40% dos hospitais registram casos de infecção por microrganismos multirresistentes
Lethycia Anjos -
Leito-de-UTI
Pneumonia e infeção urinária estão entre as principais notificações (Divulgação)

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) aprovou nesta segunda-feira (4) um plano de contingência para infecções causadas por microrganismos multirresistentes em serviços de saúde de Mato Grosso do Sul. A medida, publicada no DOE (Diário Oficial do Estado), tem como objetivo prevenir contaminações em hospitais e unidades de saúde equipadas com UTI (Unidade de Terapia Intensiva) no Estado.

Mato Grosso do Sul enfrenta um cenário de risco nível 2, ou seja, mais de 20% e menos de 40% dos hospitais registram casos de infecção. A resistência antimicrobiana, considerada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) uma das maiores ameaças à saúde global, instiga autoridades de saúde a urgências nas mudanças na prescrição e uso de antibióticos.

“Novos mecanismos de resistência a antimicrobianos ameaçam a capacidade de tratar infecções bacterianas, inclusive aquelas consideradas simples. A ausência de antimicrobianos eficazes tornará o manejo de infecções em pacientes críticos cada vez mais difícil ou até mesmo impossível”, esclarece a SES.

O Estado abriga 30 hospitais com leitos de UTI, presentes na rede pública, privada e militar, principalmente em e . Durante a de COVID-19, três hospitais implementaram leitos de UTI como medida emergencial e mantiveram a assistência a pacientes críticos em suas instituições.

Desde 2010, a estabeleceu a obrigatoriedade de notificação de dados de infecção relacionada à assistência à saúde em hospitais com leitos de UTI, conforme critérios nacionais de infecção, mensalmente notificados no sistema.

Para evitar contaminações, o protocolo reforça medidas como a lavagem das mãos para profissionais de saúde, pacientes e visitantes, disponibilização de equipamentos de proteção individual e notificação dos casos para a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). 

Infecções registradas em Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul está entre os estados que tiveram o aumento da ocupação por conta da desabilitação dos leitos de UTI Covid.
Estado abriga 30 hospitais com leitos de UTI (Divulgação)

Em 2022, foram registrados 28 casos de pneumonia associada ao ventilador mecânico em UTI adulto em Mato Grosso do Sul, de um total de 1.528 casos no Brasil. No mesmo ano, o Estado contabilizou 28 infecções urinárias associadas à sonda vesical de demora em UTI adulto, enquanto o Brasil registrou 1.525 casos.

A densidade de incidência de IPCSL (Infecções Primárias da Corrente Sanguínea) associada ao cateter venoso central em UTI adulto foi de 27 em MS, contra 1.526 registros no Brasil.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Câmara vota amanhã urgência de PL sobre cobrança por bagagem de mão

Criança é picada por escorpião dentro de escola em MS

Guilherme Boulos assumirá Secretaria-Geral da Presidência

Guia Definitivo: Como Se Tornar um Piloto de Avião

Notícias mais lidas agora

Turn Off: Justiça vai ouvir 79 testemunhas em ação por desvio de R$ 8 milhões da Apae

bonito

Justiça nega liberdade a ex-secretário e empreiteiro presos por corrupção de desvios de R$ 4 milhões 

Brasileiro foi executado com 16 tiros em estacionamento de shopping na fronteira de MS

Câmara faz novo sorteio para relator de processos contra deputados por motim no Plenário

Últimas Notícias

Brasil

Para relator, congresso deve rever as regras de prisão após condenação em 2ª instância

Criticou a proposta do governo federal de centralizar o combate às organizações criminosas

Cotidiano

Distrito de Anhanduí recebe programa ‘Todos em Ação’

Mutirão tem todas secretarias municipais e parceiros da iniciativa privad

Esportes

Santos perde do Vitoria e se complica na luta contra o rebaixamento no Brasileirão

Santos viaja para enfrentar o Botafogo

Cotidiano

VÍDEO: extenso incêndio se expande rapidamente em terreno da Base

Corpo de Bombeiros foi acionado e, ainda não se sabe as causas