Pular para o conteúdo
Cotidiano

Método de ensino e localização são principais fatores para escolha de escolas em Campo Grande

Especialista ressalta a importância de analisar a proposta pedagógica, uma vez que a escola deve estar condizente com a educação ensinada em casa
Nathália Rabelo -
Escola matrícula
Imagem ilustrativa. (Foto: Arquivo, Midiamax)

Com o ano letivo cada vez mais próximo, a maioria dos pais já foi atrás de matrículas para garantir vagas de estudos aos filhos em 2023. Toda a preocupação tem um motivo, afinal, a escolha do ambiente escolar vai definir como será as relações estudantis e pessoais dos filhos ao longo do ano. Em , método de ensino e localização são os principais fatores de decisão dos responsáveis na hora de colocar as crianças e adolescentes em determinados colégios.

De acordo com a diretora pedagógica Deborah Anastacio, do Elite Rede de Ensino, trata-se de um momento crucial para as famílias.

“O tempo que nossos filhos passam no colégio ao longo da vida é grande, então, é nossa responsabilidade, enquanto pais, garantir que esse período será de qualidade”, afirma.

Dessa forma, a especialista ressalta a importância de analisar a proposta pedagógica, uma vez que a escola deve estar condizente com a educação ensinada em casa.

“Ao visitar o espaço, observe as pessoas e as maneiras como elas se comportam. Elas se cumprimentam, tratam bem aos alunos, demonstram preocupação genuína com o outro? Parecem satisfeitas com o que fazem? Analise o ambiente. Existe espaço seguro para seu filho? O ambiente é limpo, acolhedor? Os alunos precisam se sentir à vontade para que exista conexão e aprendizagem”, pontua.

Metodologia de ensino

A metodologia de ensino foi o principal fator de escolha para a fisioterapeuta Mayara Barbeta Vieira, de 28 anos, matricular as filhas de 6 anos em uma escola particular, localizada na Chácara Cachoeira. Tendo em vista que a própria jovem já estudou no local durante sua e adolescência, acredita que será um bom colégio para a formação da nova geração agora que as meninas passarão a integrar o ensino fundamental.

“Resolvi mudar de escola pois tenho filhas gêmeas e procurei uma escola onde conseguisse separar elas de sala para criar suas independências. Escolhi esse colégio por ser perto de casa e por conhecer já a rede, onde estudei desde criança”, explica ao Jornal Midiamax.

As aulas começam em 30 de janeiro e a expectativa da família é que as meninas se adaptem à nova rotina.

“Sei que não vai ser uma mudança fácil, pois elas sempre estudaram juntas e esse ano presei colocá-las em salas separadas. Mas tenho certeza que vamos encarar juntas essa fase de nova adaptação”, celebra.

Localização importa

A localização também foi um fator crucial para Nathally Catarinelli Borges Gomes escolher o colégio do filho em 2023. Conforme a advogada de 38 anos, o filho trocou de escola e agora está na rede estadual, em regime de meio período.

“Além do método de ensino e localização, também analisei o itinerário de ônibus, o grupo de amigos que vão para a mesma escola, valores, carga horária escolar”, afirma.

Nathally ressalta que a escola onde o filho está é onde sua outra filha, que já encerrou o ensino médio, estudou. As aulas começam em fevereiro.

Dessa forma, a diretora pedagógica ainda reforça o quanto a localização importa na hora de fazer a escola.

“Verifique a localização. Pelo menos cinco vezes por semana acontecerá o deslocamento casa x escola. Se o trajeto for desgastante e demorado, tem chance do aluno já chegar na escola cansado e não render todo o seu potencial”, explica Deborah.

Dicas para escolher a escola ideal

Pais e responsáveis que ainda não matricularam os filhos precisam correr para garantir as vagas. Dessa forma, a diretora pedagógica elenca mais alguns fatores a serem analisados:

  • Procure saber sobre métodos de ensino. Como conduzem o processo de ensino-aprendizagem? Como lidam com as dificuldades dos alunos? 
  • Pergunte sobre as atividades oferecidas para além da sala de aula. Quais projetos a escola desenvolve? Ela, hoje, tem um papel muito maior do que a formação intelectual e precisa desenvolver cidadãos preocupados com o meio e com o outro, precisa desenvolver habilidades e competências necessárias ao convívio em sociedade. 
  • Avalie o valor financeiro atribuído a essa escola, ao que a escola apresenta de valor agregado. Com o orçamento que sua família tem disponível, essa instituição é a que oferece maior gama de oportunidades com qualidade ao seu filho?

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Comediante campo-grandense se encanta com animação do público na final da Supercopa

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Governador Eduardo Riedel e primeira-dama Mônica Riedel prestigiam final da Supercopa

Cruzeiro vence segundo set na final da Superliga e final pode terminar no próximo set

Notícias mais lidas agora

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Campeão de tudo, Wallace segue motivado e realiza sonho de fãs mirins após título da Supercopa

Pela 2ª vez em Campo Grande, Douglas Souza quer férias para conhecer cidade ‘de verdade’

Sada Cruzeiro vence o primeiro set contra o Itambé Minas na final da Supercopa de Vôlei

Últimas Notícias

Esportes

Palmeiras sofre com erros individuais, Pedro se destaca e Flamengo vence ‘final’ do Brasileirão

Em uma das partidas mais aguardadas da temporada, o Palmeiras foi derrotado pelo Flamengo, por 3 a 2, neste domingo, no Maracanã, em partida válida pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro

Mundo

Rodrigo Paz é eleito presidente da Bolívia e defende pacificação interna

Paz defendeu a necessidade de pacificação interna após um dos pleitos mais polarizados dos últimos anos no país

Esportes

Campeão de tudo, Wallace segue motivado e realiza sonho de fãs mirins após título da Supercopa

Em entrevista ao Jornal Midiamax, ele destacou a dificuldade de se manter uma equipe no topo por tantos anos

Esportes

Pela 2ª vez em Campo Grande, Douglas Souza quer férias para conhecer cidade ‘de verdade’

Jogador foi eleito novamente melhor da partida em Campo Grande, mas revelou que não teve tempo de conhecer a cidade como gostaria