Pular para o conteúdo
Cotidiano

MS concentra dois dos biomas com maiores índices de espécies ameaçadas

Pesquisa do IBGE avaliou mais 20 mil espécies em todos os biomas brasileiros
Lethycia Anjos -
Joujou está livre
Joujou está livre e totalmente integrada à natureza (Foto: Divulgação / Nathalie Foerster)

Berço de uma das maiores biodiversidades do Brasil, Mato Grosso do Sul concentra dois dos biomas com maior número de espécies ameaçadas extinção, é o que revela a Contas de Ecossistemas divulgada nesta quarta-feira (24), pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A fauna e flora sul-mato-grossenses é dividida em três biomas, Pantanal, e Cerrado, sendo que os dois últimos apresentaram os maiores índices de espécies ameaçadas, o que engloba a fauna e flora. Os dados mostram que na Mata Atlântica, de 11.811 espécies avaliadas, 2.845 estão em ameaça, ou seja 24% do total, além disso, oito espécies foram declaradas oficialmente extintas.

Pesquisador do IBGE, Leonardo Bergamini explica que diversos fatores contribuem para que a Mata Atlântica figure como o bioma com maior número de espécies ameaçadas.

“Está relacionado com características intrínsecas ao próprio bioma, com muitas espécies endêmicas, espécies com distribuição restrita, mas também existe um fator que é o histórico de ocupação da Mata Atlântica, o bioma com maior histórico de ocupação e maior perda de área nativa. E há um terceiro fator: a maioria das instituições e centros de pesquisa está localizada nesse bioma, então existe uma maior disponibilidade de informações sobre sua biodiversidade, o que permite avaliar melhor o risco de extinção das espécies”.

No Cerrado, de 7.385 espécies avaliadas, 1.199 foram consideradas em risco, o que corresponde a 16,2% do total de animais e plantas avaliados. Apesar disso, o bioma não apresentou novas espécies em extinção.

Pantanal apresenta o menor índice de espécies em risco

Em contrapartida, o apresentou os menores índices de espécies ameaçadas, com 4,1% dentre as 1.825 avaliadas. Apesar disso, desde a última pesquisa, realizada em 2014, o bioma registrou uma nova espécie em extinção.

Vale ressaltar que os biomas que tiveram maiores índices de espécies consideradas ameaçadas também registram maiores números de espécies avaliadas pela pesquisa.

A pesquisa baseou-se em listas de fauna elaboradas pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), e flora, pelo Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ). Ao todo, foram avaliados 21.456 espécies de animais e plantas em todos os biomas do país, o que corresponde a 12% de toda a biodiversidade brasileira.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
dolar

Dólar volta a cair e fecha abaixo de R$ 5,45 com Fed no radar

vereadores

Vereador vê colega fazer ‘gesto ofensivo’ na Câmara, mas vereadora rebate e alega condição médica

Mulher abre vaquinha para realizar cirurgia renal urgente: ‘estou piorando a cada dia’

Batida da polícia na Feirona termina com bebidas artesanais apreendidas em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Rombo de R$ 106 milhões no TCE-MS: STJ ‘enxuga’ ação para julgar Waldir Neves e Iran Coelho

treinadora volei supercopa

‘Momento de orgulho’: de Campo Grande, treinadora nacional de vôlei celebra Supercopa em sua cidade

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Programe-se: Agetran anuncia interdições para o final de semana em Campo Grande

Últimas Notícias

Brasil

Veja regras para ser instrutor de CNH sem vínculo com autoescola

A categoria está prevista nas mudanças para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação

Esportes

Equipe do Osasco São Cristóvão já está em Campo Grande para disputa da Supercopa de Vôlei

Sesi Bauru e Osasco São Cristóvão Saúde se enfrentam se enfrentam neste sábado (18)

Brasil

STF retoma julgamento sobre benefícios fiscais para agrotóxicos

Os ministros julgam duas ações que foram protocoladas pelo PV e pelo PSO

Emprego e Concurso

 2ª Vara de Caarapó seleciona assistente de gabinete

Os interessados devem encaminhar currículo atualizado