Pular para o conteúdo
Cotidiano

No centro da onda de calor, Mato Grosso do Sul renova recorde e tem a 2ª cidade mais seca do Brasil

Além do calorão de 42,9°C, sul-mato-grossenses também enfrentaram umidade do ar em 9%
Karina Campos -
sol
Estado registra altas temperaturas (Nathália Alcântara/Midiamax)

Cidades de permanecem entre as mais quentes e secas do Brasil nas últimas 24 horas, segundo o monitoramento do (Instituto Nacional de Meteorologia) divulgado nesta terça-feira (26). Além do calor extremo que chegou aos 42,9°C em , a umidade relativa do ar também bateu recordes em Rio Brilhante, que é a segunda cidade mais seca do País com o índice em 9%.

Porto Murtinho ocupou o segundo lugar no ranking nacional de maior temperatura. Nesta segunda-feira (25), o município alcançou máxima de 42,9°C. Três Lagoas marcou calorão de 42°C, ficando na 6ª posição nacional das 20 cidades mais quentes. Paranaíba e também estão listadas por marcar calor de 41,6°C.

Entre as regiões com menor umidade relativa do ar, Rio Brilhante registrou índice crítico de 9%, o ideal para a OMS (Organização Mundial da Saúde) é de 60%. Cidades de Minas Gerais, Bahia, Goiás e Pernambuco ocupam a maior parte da lista.

O (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) indica que 15 cidades do Estado ultrapassaram 40°C na segunda-feira, entretanto, todas as regiões marcaram altas temperaturas acima de 35°C. A umidade relativa do ar variou de 9 a 35%.

O monitoramento aponta que Porto Murtinho enfrenta situação crítica, com o calor aliado a umidade do ar em 15%. Três Lagoas registrou umidade em 16% e Água Clara 23%, as duas cidades estão listadas entre as mais quentes e secas do país.

cemtec

Vida segue normalmente apesar do calor extremo

Porto Murtinho é historicamente uma cidade de muito calor. O dique ao redor da cidade e o rio Paraguai, formam um cenário extremo, de calor úmido e sufocante. Mas diante da onda de calor, o município apresenta situações extremas.

Diferente da época de frio, quando cobertores são distribuídos, no calor a vida segue normalmente. No site da prefeitura não há nenhuma notícia recente que aborda o calor e os cuidados que devem ser tomados.

O prefeito Nelson Cintra confirmou ao Jornal Midiamax que a única ação feita é uma campanha na rádio, alertando sobre o calor. Não há distribuição de água gelada, distribuição de itens e nem uma piscina pública.

Moradores se refrescam no rio. “O rio está cheio de gente”, disse o prefeito.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Mulher é espancada e mantida em cárcere privado por marido ex-presidiário

MS tem quatro municípios no ‘top 20’ do agronegócio nacional, aponta estudo

Em alusão ao dia de combate ao câncer infantil, campanha arrecada fraldas para a AACC

buscas

Perícia preliminar aponta que homem encontrado no Rio Anhanduí não morreu afogado

Notícias mais lidas agora

Com licenciamento ‘em xeque’, expansão de mineração em Corumbá é investigada

Supercopa de Vôlei começa hoje com final feminina no Guanandizão

Passageiro de carro que bateu contra muro de condomínio morre e motorista é preso

prefeitura campo grande

De assistente à merendeira, processo seletivo da Prefeitura de Campo Grande abre inscrições na quarta-feira

Últimas Notícias

Política

Quem agredir ou desacatar profissionais de saúde em MS poderá pagar multa

Projeto de lei é de autoria da deputada Lia Nogueira (PSDB)

Cotidiano

Espaço kids é aposta para atrair famílias a restaurantes em Campo Grande

De olho em fatia de mercado que era 'esquecida', empresas investem alto em áreas específicas para crianças nos estabelecimentos

Polícia

Ao tentar salvar irmãos, jovem é ameaçada de morte pelo padrasto em MS

Suspeito usou uma faca para ameaçar a vítima que tenta a guarda dos irmãos de 11, 7 e 5 anos, em Aparecida do Taboado

Emprego e Concurso

Concurso para atuar na MSGás segue com inscrições abertas até novembro

Interessados têm até 7 de novembro para realizar inscrição no certame