Pular para o conteúdo
Cotidiano

Pagamento parcelado de reajuste a professores de Campo Grande deve se estender até 2024

Proposta que prevê aumento de 14,95% deve ser cumprida somente ano que vem e professores marcam assembleia
Fábio Oruê -
professores acp protesto
Professores se mobilizam desde o último bimestre de 2022 a favor do reajuste salarial integral. (Foto: Henrique Arakaki/Jornal Midiamax)

A prefeitura de apresentou para a ACP (Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública), em reunião na tarde desta segunda-feira (29), no Paço Municipal, nova proposta de parcelamento e percentuais do de 14,95% nos salários dos professores da Reme (Rede Municipal de Ensino).

De acordo com o presidente da ACP, Gilvano Kunzler, durante a reunião, o Executivo Municipal apresentou as datas, mas alguns pontos foram questionados pela associação. Gilvano adiantou ao Jornal Midiamax que “serão muitos meses” e que as parcelas devem ir até 2024.

Kunzler explicou que como a ACP fez alguns apontamentos, a prefeitura vai refinar a proposta e enviar por escritos até esta terça-feira (30). O documento será levado para Assembleia Geral dos professores, que acontecerá amanhã a tarde, no prédio da (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul).

Segundo Giovano, a proposta também integraliza o piso e incorpora a verba indenizatória de 10,39%, paga neste ano.

Imbróglio no reajuste

O reajuste salarial de professores de Campo Grande para o cumprimento do piso nacional é estabelecido pela Lei 6.796/2022, que prevê o reajuste escalonado de 67% até 2024.

No texto, o escalonamento está previsto da seguinte forma: 10,06% retroativo a fevereiro de 2022, 10,39% em novembro de 2022; 11,67% em maio/2023; 11,67% em outubro/2023; 11,67% em maio/2024; e 11,67% em outubro/2024.

Porém, o reajuste de 10,39% previsto para novembro de 2022 virou pauta de paralisações e municipais depois que a Prefeitura de Campo Grande alegou dificuldades financeiras para fazer o pagamento integral.

Após meses de negociações, foi concedida uma verba indenizatória temporária para a categoria por meio da Lei 7.002/2023 que prevê pagamento de 4% em fevereiro e 6,39% em junho deste ano, totalizando os 10,39% referente a novembro de 2022.

Assim, neste ano a Prefeitura ainda precisa arcar com o reajuste salarial de 11,67% previsto para maio e 11,67% de outubro deste ano, além dos 11,67% para maio e de 11,67% em outubro de 2024.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Coloque na agenda: ‘Dia D’ garante vacina antirrábica gratuita para pets de Três Lagoas

Bêbado, homem agride ex-mulher e acaba preso em Bataguassu

Guarda Civil Metropolitana desocupa área invadida na Avenida José Barbosa Rodrigues

Inteligência Artificial: programa oferece 15 mil bolsas gratuitas para profissionais da educação

Notícias mais lidas agora

Rombo de R$ 106 milhões no TCE-MS: STJ ‘enxuga’ ação para julgar Waldir Neves e Iran Coelho

treinadora volei supercopa

‘Momento de orgulho’: de Campo Grande, treinadora nacional de vôlei celebra Supercopa em sua cidade

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Vacinação Covid-19

Vacina nacional contra covid deve chegar ao SUS no 1º semestre de 2026

Últimas Notícias

Polícia

Idoso de 82 anos morre após assalto e agressão na Vila Nhanhá

Caso ocorreu no domingo (12) e suspeito foi preso na terça-feira (14). Caso pode ser investigada como latrocínio

Transparência

Rombo de R$ 106 milhões no TCE-MS: STJ ‘enxuga’ ação para julgar Waldir Neves e Iran Coelho

Ministro quer agilizar julgamento de denúncia contra os dois conselheiros da Corte

Mundo

VÍDEO: Navio da Marinha da Venezuela encalha durante operação militar

Embarcação afundou parcialmente em manobra de rotina

Trânsito

Acidente entre carros na BR-267 acaba com um morto e um ferido em Nova Andradina

Um dos veículos saiu da pista após a batida