Pular para o conteúdo
Cotidiano

Nuvem funil: entenda o fenômeno que causou morte e estragos durante temporal em Corumbá

Ventos variaram de 90 a 107 km/h, segundo estações de monitoramento
Karina Campos -
Fenômeno flagrado em Corumbá (Reprodução)

Moradores de Corumbá, a 420 quilômetros de , registraram um fenômeno climático durante o temporal na tarde de terça-feira (12), que matou uma criança e causou estragos por toda a cidade. Confundida com uma tromba d’água, uma nuvem funil chamou a atenção em meio a fortes rajadas de vento.

O meteorologista do (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), Vinicius Sperling, explica que o setor ainda avalia com cautela vídeos que mostram a força do vento na região. A estação do (Instituto Nacional de Meteorologia) marcou rajadas de 90,36 km/h, enquanto a estação do aeroporto, na Força Aérea, pontuou 107,4 km/h.

“Não é uma tromba d’água porque a tromba d’água é, digamos, uma nuvem funil que vem e toca a água, quando toca o solo é um tornado. Nesse caso, é uma nuvem funil, o vórtex saiu um pouco da nuvem, como ela não era uma nuvem propícia a gerar um tornado, ela saiu esse funil, que [é] uma característica de uma nuvem intensa, que causou aquele vendaval, mas não tinha ingredientes suficientes para se tornar um tornado”, diz.

Ainda conforme o especialista, o fenômeno não se trata de um tornado e, se fosse, teria causado danos ainda maiores na cidade.

“Em haviam divulgado que tinha sido um tornado, fizemos uma nota com a Defesa Civil. É muito fácil de ver pelos estragos, tudo fica retorcido para os lados quando dá vendaval. [Como em] Corumbá e Dourados, tudo fica caído para um lado, isso indica que não foi um tornado. Os dados também não mostram isso, a estação registrou em torno de 90 km/h, isso é vento fraco para um tornado”.

Queda de raios

O ClimaTempo aponta que foram registradas 20.741 descargas atmosféricas até as 20h, já as estações do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e análise do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), rajadas de vento alcançaram 90,36 km/h.

“Destaque não foi a chuva e sim fortes ventos, chuva foi 13,2 milímetros [de acordo com a] fonte do Inmet e 19 mm [conforme a] Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais). Foi uma intensa tempestade isolada, elas causam chuva intensa e rápida, geralmente com baixos acumulados, muito raio, rajadas de vento e até granizo”, explica.

Confira o vídeo:

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Câmara aprova regras para julgamentos do STF e envia texto ao Senado

Casal é preso em flagrante por violência física e psicológica contra idosa

tcu br-163 ministro

TCU: persistem indícios de irregularidades graves em 15 obras fiscalizadas

Dólar tem leve alta com cautela externa e fiscal, mas fecha abaixo de R$ 5,40

Notícias mais lidas agora

Em três anos, Consórcio Guaicurus embolsou R$ 40,7 milhões de isenção de ISS

Juiz vê chance de acordo e marca nova audiência para resolver fedor da JBS

Pai espera por Justiça do CRM-MS por erro que deixou Juninho em estado neurovegetativo

Novela gravada em Campo Grande aposta em formato vertical para redes sociais

Últimas Notícias

Brasil

Câmara aprova urgência para votar projeto que cria bancada cristã

Além disso, o líder da bancada terá direito de participar das reuniões de líderes da Câmara

Cotidiano

Corredor morre na Santa Casa dez dias após passar mal na Corrida do Pantanal

Ele foi socorrido por médicos durante o evento esportivo

Esportes

Bahia bate Internacional em jogo atrasado e encosta no G-4 do Brasileirão

Se colocou em boa posição na briga por vaga na Copa Libertadores 2026

Cotidiano

VÍDEO: Shopping Campo Grande fica sem energia elétrica

Segundo a shopping, houve uma indisponibilidade que causou a queda da energia