Pular para o conteúdo
Cotidiano

Para dobrar atendimentos, sistema digital é implementado em UPA de Campo Grande

A UPA Universitário é a primeira a receber sistema Helper, que visa otimizar os trabalhos e aumentar a quantidade de atendimentos em Campo Grande
Nathália Rabelo, Thalya Godoy -
Helper em Campo Grande
Inauguração Helper, em Campo Grande (Thalya Godoy, Midiamax)

A , localizada na Avenida Gury Marques, completou 12 anos em e recebeu de presente a implementação do sistema Helper, projeto-piloto que visa otimizar os trabalhos e dobrar a quantidade de atendimentos realizados por hora no local. Unidade é a primeira a receber sistema digital, que deve ser implementado nas demais unidades de saúde da Capital também.

O lançamento do Helper ocorreu na manhã desta quarta-feira (30) na UPA Universitário e contou com a presença das autoridades de saúde, dentre elas representante do Ministério da Saúde. Titular da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), contou que o Helper já está funcionando na unidade há uma semana. Objetivo é que os servidores façam testes para ver o seu desenvolvimento. Se tudo der certo como o esperado, a expectativa é que o Helper chegue até o fim do ano em todas as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e, em 2024, a todas as 129 unidades de saúde de Campo Grande.

O sistema funciona da seguinte forma: na hora que o paciente chega na unidade, todo o chamamento para triagem será feito por televisor na recepção ou por chamada. O prontuário obtido na triagem também ficará disponível de forma digital e automática para o médico, que vai conseguir ver também o grau de gravidade do paciente.

Como resultado, a expectativa é reduzir o uso de papéis. Além disso, e demais profissionais não precisarão mais percorrer a unidade para chamar os pacientes ou pegar o prontuário. O tempo gasto com as locomoções será revertido em atendimento de mais pacientes. Isso porque o Helper será o responsável por fazer toda a logística de chamada dos pacientes até a triagem e, em seguida, até o atendimento médico, além de fazer acompanhamento em tempo real no consultório, sala de emergência e gestão das unidades, por exemplo.

Assim, a Sesau enfatiza que a otimização de tempo resulta na otimização de resultados. Assim, um trabalho que era feito até então de forma manual com papel será substituído por sistema informatizado.

“Conversando com a colega médica, ela falou que atende em média de 3 a 4 pacientes por hora, você tem que se deslocar, sair do consultório e ir até a recepção, chamar o paciente. Agora não, agora é tudo automatizado. Ela chegou a atender de 6 a 8 pacientes, ou seja, dobrou a capacidade de atendimento médico. Isso foi a mesma coisa com triagem e com a enfermagem, então é algo que a gente vai poder monitorar o atendimento e a produtividade de cada médico, de cada enfermeiro, de cada pessoa terapeuta”, ressaltou Sandro Benites.

Sandro Benites enfatiza benefícios do sistema (Thalya Godoy, Midiamax)

Também presente no evento desta manhã, a prefeita Adriane Lopes ressaltou a necessidade das unidades de saúde darem esse passo em prol dos pacientes.

“Nós precisamos melhorar a cada dia e o que hoje estamos fazendo aqui, através da tecnologia, transformando a realidade de muitas pessoas que passam por essa UPA”.

Desenvolvimento do sistema não teve custo

Ainda segundo o município, o desenvolvimento do Helper não gerou custos aos cofres públicos porque ele foi 100% criado por servidores do setor de informática da Sesau. Além disso, a secretaria recebeu 2.500 computadores do Ministério da Saúde em 2023, itens que serão avaliados, junto com os televisores, para implementação nas unidades de saúde de Campo Grande conforme o desenvolvimento do sistema.

Por ora, pacientes já perceberam algumas diferenças nos atendimentos. Uma mulher, que preferiu não se identificar, esteve na UPA Universitário nesta manhã à espera de atendimento para o seu filho de 2 anos. Ao Jornal Midiamax, percebeu diferença no tempo de espera da triagem, que durou dois minutos. Antes do sistema, chegava a esperar 15 minutos.

Como na última vez que foi até o local ela desistiu do atendimento médico pelo tempo de espera, hoje ela está mais otimista. “Me surpreendeu a triagem”, diz.

Situação parecida também aconteceu com o Hudson Adriano Godoy dos Santos, de 26 anos. Ele trabalha com vendas e também esteve na UPA para levar o seu filho de 1 ano a uma consulta por machucado no pé. A sua triagem durou apenas cinco minutos, o que deixou ele mais esperançoso de conseguir ser atendimento com mais rapidez.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Aéreas terão que explicar mudanças na cobrança de bagagens de mão

dolar

Dólar fecha em queda e volta a R$ 5,40 com sinal de alívio na relação entre EUA e China

Novo PAV indígena com atendimento bilíngue é instalado em aldeia de Caarapó

governo de ms minerio

ANM paralisa atividades por ‘colapso orçamentário’ e deixa mineradoras de MS sem suporte

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

MP autoriza prorrogar pela oitava vez inquérito contra indicado de político por corrupção no Detran-MS

Ginásio Guanandizão (Foto: Divulgação/FVMS)

Supercopa de Vôlei atrai público de Campo Grande e interior ao Ginásio Guanandizão

multas transporte

Juiz ignora ameaça de cortar vale-transporte e nega suspender multas contra o Consórcio Guaicurus

Defensoria garante reativação do plano de saúde de adolescente com paralisia

Últimas Notícias

Brasil

Barroso vota por descriminalizar aborto até 12ª semana de gestação

Com o voto do ministro, o placar do julgamento está 2 votos a 0 pela descriminalização

Polícia

Familiares procuram por Evelin, desaparecida há nove dias em Campo Grande

Ela saiu de casa na região do Jardim Itamaracá e não foi mais vista

Polícia

Casal é preso com 20 toneladas de maconha em meio à carga de milho

A Polícia Militar Rodoviária apreendeu mais de 20 toneladas de maconha escondidas em carga de milho em Amambai, cidade a 351 quilômetros de Campo Grande, durante a Operação Protetor, na manhã desta sexta-feira (17). De acordo com a polícia, equipe fazia fiscalização na MS-386, KM 63, trecho entre Amambai e Ponta Porã, quando abordou um … Continued

Polícia

Com garruncha, ladrão assalta loja de doces

Ele entrou e pediu para ela trocar uma nota de R$ 20