Pular para o conteúdo
Cotidiano

Para gerar emprego, Governo vai custear inclusão de categoria em mil CNHs de MS

Programa "MS Qualifica" contará com o "Voucher Transportador", que quer selecionar mil pessoas para conduzirem ônibus e caminhões. Vagas estariam ociosas
Guilherme Cavalcante, Thalya Godoy -
MS Qualifica emprego
Foto: Nathalia Alcântara | Midiamax

O Governo de MS lançou na tarde desta terça-feira (2) o plano estadual “MS Qualifica para um novo futuro”, projeto que é uma das apostas da gestão estadual para alavancar a geração de empregos e qualificação de mão de obra no Estado.

A iniciativa, apresentada como inédita no país, consiste numa estratégia para garantir a qualificação profissional por meio de isenções de taxas, custeios de cursos de qualificação, convênios de cooperação e encaminhamento para o mercado de trabalho.

Durante a solenidade, no auditório da Governadoria, o governador (PSDB) apresentou detalhes do programa, que é baseado em quatro eixos temáticos. São eles: “Qualificação profissional e produtividade”, “Empregabilidade e Empreendedorismo”, “Governança e transversalidade com o setor público e privado” e “Planejamento, monitoramento e estatística”.

Nesse contexto, a Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) projetou aumento da demanda por mão de obra qualificada em diversos segmentos – dentre eles, o logístico, ainda mais com o incremento do setor de celulose em Mato Grosso do Sul. Nesse momento, por exemplo, a pasta afirma que haveria 500 caminhões ociosos por falta de condutores qualificados para o manuseio, conforme estimativa da SetLog (Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística de MS).

Aproveitamento imediato

Segundo o governador, a qualificação destes trabalhadores deve proporcionar pronto-aproveitamento dos mesmos no mercado de trabalho em MS.

MS Qualifica emprego
O governador de MS, Eduardo Riedel 9PSDB) | Foto: Nathália Gonçalves | Midiamax

“Eles estarão aptos para serem absorvidos por um mercado de trabalho que está ávido e querendo esse empregado e que também tem demanda por pessoas com deficiência e mulheres”, disse o governador.

Riedel destacou que MS é o 3º estado brasileiro com a menor taxa de desocupação: dos 2,8 milhões de moradores, 2,2 milhões teriam condições de trabalhar. Destes, 50 mil estão desempregados e 132 mil são subutilizados. Estes, no caso, seriam o público-alvo do programa recém-anunciado.

“Voucher Transportador”

A primeira ação do programa está prestes a sair do papel, dependendo da formalização por meio de projeto de lei, encaminhado nesta tarde à Alems (Assembleia Legislativa de MS). Trata-se do programa “Voucher Transportador”, que vai qualificar motoristas já habilitados de Mato Grosso do Sul para conduzirem veículos de cargas e ônibus.

Na prática, o programa vai subsidiar mudança na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) dos candidatos para inclusão das categorias “D” e “E”, em uma parceria do governo, por meio da Semadesc com o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) e o Sest/Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte).

MS Qualifica emprego
Foto: Nathália Gonçalves | Midiamax

A proposta é abrir edital com mil vagas voltadas para as regiões de Campo Grande, Três Lagoas, Dourados, , Chapadão do Sul e , cidades que possuem polo do Sest-Senat e que apresentam demanda de mão de obra qualificada para transporte.

Desta forma, os selecionados serão beneficiados com isenção nas taxas do Detran-MS, custeio do processo de habilitação em autoescolas e cursos de capacitação específicos para cada segmento, estes, oferecidos pelo Sest-Senat.

A expectativa é que as isenções em taxas do departamento signifiquem investimento de R$ 3 milhões a R$ 5 milhões, de acordo com o diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade.

Trâmites legais

A solenidade contou com atos simbólicos, tais como assinatura de decreto, resolução e acordo de cooperação com entidades que possibilitarão que o programa saia do papel. O governador Eduardo Riedel também fez a entrega simbólica ao presidente da Alems, Gerson Claro, da matéria que deverá tramitar ainda neste mês.

A expectativa é que a apreciação do projeto de lei dure cerca de 15 dias, proporcionando que o lançamento do edital com mil vagas para inclusão de categorias na CNH ocorra em meados de junho, com abertura das inscrições.

Além disso, o Governador Eduardo Riedel, o vice-governador e o titular da Semadesc, Jaime Verruck, assinaram o decreto que institui a estratégia estadual de qualificação profissional e a resolução Semadesc MS Nº 22 de 2 de maio de 2023, que deverá sair na próxima edição do DOE (Diário Oficial do Estado).

A titular da Sead (Secretaria de Estado de e dos Direitos Humanos), Patrícia Cozzolino, assim como Hélio Daher (SED) e Ademar Silva Júnior (Funtrab) assinaram o acordo de cooperação. No caso, ficará a cargo da Funtrab fazer a intermediação da mão-de-obra, apontando as vagas que existem.

Plano Estadual

O governador de MS detalhou, ainda, que o Plano Estadual de Qualificação Profissional deve expandir qualificação para outros segmentos profissionais. Além do “Voucher Transportador”, estão previstos o “Voucher de Qualificação” e o “Voucher Desenvolvedor de Sistemas”, voltado para a área de TI (Tecnologia da Informação).

O governador citou, ainda, projetos voltados para qualificação para mulheres fronteira, para pessoas com deficiência, além de estratégias para busca ativa de trabalhadores, qualificação rápida e também para os setores de alimentação fora do lar e hoteleiro.

Outro flerte é uma parceria com a SED (Secretaria de Estado de Educação) para promover qualificação profissionais ainda no ensino médio, proporcionando capacitação técnica aos estudantes.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Matheus Martins foi uniformizado para assistir final feminina da Supercopa no Guanandizão - (Foto: Julia Rodrigues)

Fã do Osasco foi ao Guanandizão ver Camila Brait antes da jogadora se aposentar

Cruzeiro vence Fortaleza e segue na cola dos líderes do Brasileirão

Sesi Bauru e Osasco São Cristóvão disputaram final feminina da Supercopa de Vôlei no Guanandizão

Osasco vence Supercopa de Vôlei por 3 sets a 0 contra Sesi Bauru no Guanadizão

Medalhistas olímpicos na quadra e na tribuna: Yeltsin comemora final da Supercopa na Capital

Notícias mais lidas agora

Sesi Bauru e Osasco São Cristóvão disputaram final feminina da Supercopa de Vôlei no Guanandizão

Osasco vence Supercopa de Vôlei por 3 sets a 0 contra Sesi Bauru no Guanadizão

presidentes funesp e federação de volei supercopa

‘Que seja a primeira de muitas’: presidentes da Funesp e da Federação de Vôlei celebram Supercopa em Campo Grande

Medalhistas olímpicos na quadra e na tribuna: Yeltsin comemora final da Supercopa na Capital

Professor de "La Casa de Papel" e Homens-Aranhas na Supercopa - (Foto: Julia Rodrigues)

Dois homens-aranha e professor de La Casa de Papel roubam a cena no Guanandizão durante a Supercopa de Vôlei

Últimas Notícias

MidiaMAIS

‘Realizadíssima’ e muito fã de vôlei, mãe leva filha de 3 meses para não perder final da Supercopa no Guanandizão

"Tô amando Campo Grande, no interior eu nunca ia ter acesso a um jogo desse, que eu sou superfã", afirmou Mariane

Esportes

Ovacionada, Tifanny Abreu comemora início de temporada com vitória em Campo Grande

'Precisamos de um time forte e é esse o time que estamos projetando', disse

MidiaMAIS

‘Jogo fantástico’, opina Vovó do Crossfit sobre final femina da Supercopa de Vôlei

"Estava torcendo para o Osasco", contou ela, revelando que fazia parte dos torcedores do campeão da noite.

MidiaMAIS

Do RJ e de Corumbá, influencers vibram pela Supercopa Feminina em Campo Grande

Com seus conteúdos, os influenciadores representam um público diverso na Capital