Pular para o conteúdo
Cotidiano

Pedestres dividem pequena calçada entre matagal e lixo ao lado do CRAS Aero Rancho

Moradores reclamam de entulho, inclusive restos de alimentos no trecho de acesso à escola da região
Karina Campos -
trecho de matagal
Trecho com calçada pequena na Avenida Thyrsson de Almeida e terrenos baldios na Campestre (Leitor Midiamax)

De cadeira de rodas, a pé ou de bicicleta, um pequeno espaço na calçada na Avenida Thyrsson de Almeida, entre a Avenida Campestre e Travessa Fama, ao lado do (Centro de Referência de Assistência Social) Aero Rancho, é alvo de reclamações de pedestres e ciclistas que precisam dividir o acesso à escola da região.

Um morador, que preferiu anonimato, disse que há dois terrenos baldios ao lado do espaço público. Para ele, a instalação de uma praça seria aproveitada pela vizinhança. “Jogam lixo e entulho, até praticar sexo. As cadeiras de rodas em dias de chuva ficam intransitáveis, as mães têm que passar pela avenida, colocando [as crianças e elas] em risco”, descreve.

Uma mãe, que preferiu não se identificar, diz que o caminho é o principal acesso de moradores do condomínio ao lado. “Nesses terrenos pararam de jogar lixos e entulhos, porém há muitos usuários [de drogas] circulando. Esses usuários e moradores de rua costumam jogar lixo e qualquer outro objeto atrás do CRAS, que faz fundos com a [Avenida] Thyrsson”, disse.

Moradores com necessidades especiais, que têm dificuldades em locomoção, enfrentam verdadeiros obstáculos nos poucos espaços entre a calçada e rua. Uma moradora diz que já flagrou funcionários de uma empresa despejando restos de alimentos para animais de rua.

“O lixo, o resto de carne, grudam nas rodas da cadeira, sem contar as moscas. Temos que passar muito rápido com as crianças”.

A reportagem entrou em contato com a prefeitura por e-mail, mas não obteve retorno até a publicação deste material. O espaço segue aberto para um posicionamento.

Problema crônico

Em todo o prolongamento da avenida, desde a Ernesto Geisel, reclamações sobre entulho lideram o ranking de reclamações entre vizinhos e quem pratica exercício físico ao redor. Em agosto, a reportagem esteve em alguns trechos da via com acúmulo de despejo de lixo, inclusive, em pontos de habitats das capivaras.

Na época, a Solurb disse que realiza apenas a roçada dos canteiros da Avenida Ernesto Geisel, eventuais limpezas de entulhos e barracos do local é realizado pela (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos).

Já a (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) diz que descarte irregular é crime ambiental, portanto, deve ser denunciado. O morador que presenciar ou notar rotineiramente o descarte irregular de resíduos nas margens dos córregos, pode formalizar denúncias de imediato à Patrulha Ambiental da Guarda Civil Metropolitana via telefone 153 e, quando for possível identificar os infratores, que as denúncias sejam direcionadas à Semadur por meio da central de atendimento 156.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

SC: Bicicleta voa ao ser arrastada por caminhão

carga

Motorista é preso em Campo Grande com R$ 500 mil em cigarros eletrônicos escondidos

Gêmeo morre após carro capotar na MS-430 de São Gabriel do Oeste

Apesar de chuva, Aeroporto Internacional de Campo Grande opera sem restrições

Notícias mais lidas agora

Com licenciamento ‘em cheque’, expansão de mineração em Corumbá é investigada

Supercopa de Vôlei começa hoje com final feminina no Guanandizão

Passageiro de carro que bateu contra muro de condomínio morre e motorista é preso

Morre o físico chinês Chen Ning Yang, vencedor do Prêmio Nobel, aos 103 anos

Últimas Notícias

Trânsito

BR-163 tem ‘Pare e Siga’ com três km de lentidão em Bandeirantes

Esta é a única ocorrência nos mais de 840km de extensão da rodovia

Cotidiano

Viu o Luki? Família procura por cachorro perdido no bairro Jardim das Meninas

Luki é pequeno, com pelagem branca e manchas pretas

Cotidiano

‘Guarda da natureza’: lobo-guará é flagrado ‘furtando’ cone de trânsito em MS

Flagrante aconteceu em uma fazenda, na cidade de Água Clara

Cotidiano

Paraguai vai sediar maior feira de aves da América do Sul em 2026

Evento aconteceu apenas uma vez no Brasil, há 10 anos