Pular para o conteúdo
Cotidiano

Novo ponto de vacina contra a gripe é estratégia para imunizar quem vive ‘na correria’ em Campo Grande

Nas primeiras horas desta segunda-feira (15), movimento era tímido no Quartel Central do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul
Monique Faria, Karina Campos -
Vacinação demora menos de 1 minuto (Foto: Henrique Arakaki)

Abre nesta segunda-feira (15) um novo ponto de vacinação contra a gripe influenza, no Quartel Central do Militar de Mato Grosso do Sul, localizado na esquina da Rua Sete de Setembro com a Rua Quatorze de Julho, no Centro de . A estratégia é imunizar os moradores acima dos seis meses que ainda não se vacinaram e passam pela área central.

O movimento era tímido nas primeiras horas desta manhã, entretanto, a expectativa é abordar trabalhadores da região, consumidores que vão às compras e pessoas que passam pelo local.

Jonatan Menon do Nascimento passava próximo e aproveitou para vacinar o avô, Pessoa do Nascimento, de 89 anos. “Foi bem rápido, não pensava que era tão fácil assim, tomava no posto, mas meu neto estava aqui e vim aproveitar”, disse. “Tem que cuidar”, completa o neto.

Como funciona?

A coordenadora estadual de Vigilância Epidemiológica, Ana Paula Rezende Goldfinger, explica que não será necessário comparecer ao posto com documentos, basta ir até o local e relatar a idade e se faz parte de algum grupo prioritário. A expectativa é aumentar de 30% para 90% a cobertura vacinal na cidade.

“Deixar de vacinar causa transtornos no crescimento da criança, por exemplo. A demanda é livre por ordem de chegada”, disse. Conforme Goldfinger, o novo posto ainda permite “desafogar” a procura de pacientes em unidades de saúde devido ao aumento significativo na demanda de doenças respiratórias.

O ponto funciona de segunda a sexta-feira, em horário estendido das 8h às 19h, e aos sábados acontece na unidade do Quartel do Corpo de Bombeiros Militar, na Avenida do Poeta, s/n, no Parque dos Poderes, das 8h às 17h.

“O [objetivo] é convidar para dar facilidade de acesso à vacina, elevar os índices. Os outros 78 municípios também desenvolvem estratégias para convidar em pontos de fácil localização, dar acessibilidade em vacinação”, reforçou o Coronel Marcello Fraiha, assessor militar da SES (Secretaria Estadual de Saúde).

Baixa cobertura

O último balanço divulgado pela (Secretaria Municipal de Saúde), na sexta-feira (12), pontua a baixa cobertura no público-alvo, de 22,11%, que representa 74,9 mil pessoas de um público estimado em 339 mil pessoas.

A maior taxa percentual de cobertura está entre os adolescentes em medidas socioeducativas, com 47,89%. No quantitativo, os idosos com 60 anos ou mais permanecem entre os que mais se vacinaram. De acordo com o relatório, aproximadamente 41,7 mil foram vacinados, sendo 31,01% do público de 134.732 pessoas nesta faixa-etária.

O reforço em campanhas de vacinação evidenciam que a é transmitida através do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar e também por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com a boca, olhos e nariz. A gripe provoca febre, dores no corpo e mal-estar. Quem perceber esses sintomas deve procurar um posto de saúde.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Indígena é morto a facada durante briga no centro de Caarapó

STF decide reabrir investigação contra presidente do PL por golpe

Escalada de violência tem mais um ataque a tiros na região de fronteira

Dudu marca no final e dá empate para o Atlético-MG no jogo de ida da semifinal da Sul-Americana

Notícias mais lidas agora

Consórcio Guaicurus confessa erro e terá de pagar R$ 59,8 mil após condenação na Justiça

Prefeito barrou investigação de contratos suspeitos de fraude 2 meses antes de prisão em Terenos 

Justiça suspende mais de 200 ações de moradores contra fedor da JBS no Nova Campo Grande

VÍDEO: Com previsão de chuva de meteoros Orionídeas, Caracol registra fenômeno no céu

Últimas Notícias

Polícia

Polícia cumpre mandados contra casal por divulgação de vídeo de estupro

Investigação teve início após denúncia feita pela vítima

Esportes

Seleção feminina realiza primeiro treino para amistosos na Europa

Contra a Inglaterra no próximo sábado (25)

Polícia

Esfaqueado é salvo por policial militar e guardas municipais em Ponta Porã

Rapaz apresentava grave ferimento de faca no abdômen

Polícia

Gatos mortos e em condições de maus-tratos são encontrados em residência

Equipes do CCZ e a ONG Anjos de Rua foram ao local