Pular para o conteúdo
Cotidiano

Por reajuste de 14,95% e contra decretos da prefeitura, professores de Dourados entram em greve

Categoria programou manifestação nesta segunda-feira (22) na Câmara de Vereadores
Marcos Morandi -
Professores prometem lotar novamente o plenário da Câmara (Foto: Marcos Morandi, Midiamax)

Sem chegar a um acordo de reajuste, professores da Reme (Rede Municipal de Ensino) de iniciam paralisação nesta segunda-feira (22). A categoria revindica um índice de 14,95%, que seria correspondente ao piso salarial. Entretanto, o Executivo oferece 6% de forma linear para todos os servidores.

Segundo a entidade, a decisão foi tomada “após dezenas de tentativas de negociação com o prefeito de Dourados, Alan Guedes (PP), a categoria viu esgotadas todas as tentativas de cumprimento do Piso Nacional da 2023, que prevê 14,95% de reajuste salarial para o magistério”.

Ao que tudo indica, a queda de braços entre professores da Reme e a administração municipal deve repetir o mesmo roteiro do ano passado, quando a categoria cruzou os braços durante 23 dias. O caso foi parar na Justiça com guerra de liminares e rendeu para o Sindicato dos Trabalhadores em Educação.

A deliberação de greve tirada em assembleia da categoria na quarta-feira da semana passada e também foi tomada em virtude da tramitação de projeto de lei complementar 06/2023 na Municipal.

No entendimento dos professores, a proposta do Executivo, que foi retirada de votação na sessão ordinária de segunda-feira, é uma estratégia para derrubar algumas conquistas garantidas no Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos Profissionais da Educação.

Os profissionais da educação solicitam o cumprimento do Piso Nacional, de 14,95%, para toda carreira do magistério e também para o administrativo educacional. Além de requerer alteração na proposta do executivo para o cargo de professor da educação especial, reconhecendo que estes profissionais têm direito à hora-atividade da docência prevista em lei.

Ainda de acordo com o Simted, nesta segunda-feira (22), o movimento grevista programou uma manifestação na Câmara Municipal de Dourados. O objetivo é pressionar a prefeitura e também os vereadores para que os projetos sejam retirados definitivamente de tramitação.

Impactos na folha

Durante encontro com representantes dos servidores municipais, incluindo professores da Reme (Rede Municipal de Ensino), o prefeito Alan Guedes (PP) apresentou proposta de reajustes que podem ampliar a folha salarial para R$ 54,6 milhões.

A reunião aconteceu no Centro Administrativo Municipal, no dia 26 de abril. Segundo informações da prefeitura de Dourados, foi defendido um índice de 6% linear para todos os servidores municipais.

O diretor do Departamento de Planejamento e Controle de Receitas e Despesas, Ernani de Almeida Silva Júnior, explicou que o índice proposto é possível de ser absorvido na previsão financeira do município, apesar de mesmo assim causar impacto na folha salarial.

Procurada pela reportagem do Midiamax, a administração municipal ressaltou que o movimento é mais uma pressão do sindicato, que decidiu ignorar o reajuste de quase 25% nos salários dos professores nos últimos dois anos.

“Com a proposta de 6% de reajuste este ano, somado aos 18,86% do ano passado, os profissionais da educação conquistaram um reajuste equivalente a 1/4 do salário em apenas dois anos, aumento considerado inédito em Dourados se comparado com a média histórica”, diz a prefeitura.

Ainda de acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura municipal de Dourados, “analisando os números do passado, os professores conquistaram nos últimos dois anos da gestão Alan Guedes os maiores reajustes em relação aos últimos oito anos. Avaliando o período de 2015 pra cá, o maior reajuste que a categoria havia conquista foi em 2016, com 5% de aumento”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: acidente entre carro e motocicleta na Vila Bandeirante deixa dois feridos em Campo Grande

Prefeitura de Tacuru convocou licitação para contratar projetos de arquitetura e complementares (PMT, Divulgação)

TCE suspende licitação de R$ 1 milhão para projetos de arquitetura em Tacuru

pet hotelzinho animal

Câmara tenta implantar ajuda financeira para ‘hotelzinho de animais’ em Juti, mas prefeito veta iniciativa

Afogamento: bebê de 11 meses abriu trinco de proteção de porta e caiu em piscina de casa em MS

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

MP autoriza prorrogar pela oitava vez inquérito contra indicado de político por corrupção no Detran-MS

Ginásio Guanandizão (Foto: Divulgação/FVMS)

Supercopa de Vôlei atrai público de Campo Grande e interior ao Ginásio Guanandizão

multas transporte

Juiz ignora ameaça de cortar vale-transporte e nega suspender multas contra o Consórcio Guaicurus

Barroso decide votar em ação sobre aborto antes de se aposentar do STF

Últimas Notícias

Cotidiano

Defensoria Pública realiza evento cultural para crianças e adolescentes neste sábado

O evento será realizado das 8h às 11h, no Parque Ayrton Senna, em Campo Grande

Polícia

Mulher é presa em flagrante com pistola em ônibus intermunicipal

A suspeita portava uma pistola de calibre.380, um carregador e quatro munições

Transparência

Juiz ignora ameaça de cortar vale-transporte e nega suspender multas contra o Consórcio Guaicurus

Juiz deu 'puxão de orelha' na concessionária

Mundo

Trump sinaliza que Maduro ofereceu concessões para aliviar tensões com os EUA

Petróleo e outros recursos minerais do país foram citados durante coletiva de imprensa