Pular para o conteúdo
Cotidiano

Prefeitura cede profissionais ao Ismac 2 semanas após início das atividades em Campo Grande

Confirmação traz alívio para os gestores da instituição, que temiam a suspensão de algumas atividades por falta de profissionais.
Nathália Rabelo -
ISMAC em Campo Grande
Ismac em Campo Grande (Foto: Nathália Rabelo/Midiamax)

A prefeitura de publicou no Diogrande desta terça-feira (14) a cedência de profissionais ao Ismac (Instituto Sul Mato-grossense para Cegos Florivaldo Vargas). Confirmação veio quase duas semanas após o início das atividades da instituição filantrópica atuante na Capital.

Conforme o decreto “PE” n. 811, a prefeita Adriane Lopes autorizou a cedência de 11 servidores para o Ismac no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, com ônus para a origem. Decisão traz alívio para os gestores da instituição, que temiam a de algumas atividades por falta de profissionais.

Confira o decreto na íntegra:

Lista profissionais lotados no Ismac
(Foto: )

Relembre o caso

Desde o início do ano de 2023, o Ismac temia a defasagem de profissionais com a retomada dos atendimentos, isso porque instituição não havia recebido retorno sobre a cedência de profissionais da Prefeitura até então.

“Estamos aguardando e ainda não tivemos resposta sobre a cedência desses profissionais, que é um número considerável de profissionais que tiveram os seus contratos encerrados em 31 de dezembro de 2022. São especialistas cedidos pela Semed (Secretaria Municipal de Educação) e também psicólogos pela SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social)”, afirmou Márcio Ximenez, presidente do Ismac, no início deste ano.

Todos os anos, parte dos profissionais é cedida pelo Governo do Estado, outra pela Prefeitura e a restante é paga pelas instituições. Acordo com prefeitura está em vigor há 66 anos, desde que Ismac foi fundado na Capital.

O Ismac afirma que normalmente a resposta da prefeitura vem no início de janeiro, mas que equipe tentou marcar conversa com a prefeita Adriane Lopes várias vezes até conseguir acordo. As atividades retornaram em 1º de fevereiro.

Importância dos profissionais

O Ismac (Instituto Sul Mato Grossense para Cegos Florivaldo Vargas) é uma sociedade civil sem fins lucrativos fundada em 1957, na Capital, destinada à educação, reabilitação e assistência social às pessoas com deficiência visual. Dessa forma, a presença desses profissionais no local é fundamental para continuar atendendo o público.

Atualmente, são 130 alunos atendidos pelo setor de educação e cerca de 700 pessoas nos demais serviços. Toda a assistência prestada é gratuita à população.

“Esses profissionais são de fundamental importância para que a gente continue com o nosso trabalho de 66 anos e sempre teve essa parceria de cedência. Infelizmente esse ano, devido ao decreto, a gente ainda não teve sucesso. Se fosse para pagar, a gente não teria condição e sem os profissionais, comprometeria bastante nossos atendimentos”, lamenta Márcio.

O Governo do Estado já formalizou contrato de cedência. Decreto foi publicado no DOE-MS (Diário Oficial do Estado) de quarta-feira (1º). Assim, SED (Secretaria de Estado de Educação) prorrogou a vigência do Contrato de Cooperação até 31/12/2023.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Veículo quebrado e superlotação: mais um ônibus gera transtornos em Campo Grande

Caminhão-tanque explode na Nigéria e deixa 29 mortos e 42 feridos

Federação anuncia calendário de 2026 com ampliação de vagas em competições nacionais

Após ‘vai e vem’ de concurso, TCE-MS mantém número de vagas a quatro dias da prova

Notícias mais lidas agora

Consórcio Guaicurus confessa erro e terá de pagar R$ 59,8 mil após condenação na Justiça

Prefeito barrou investigação de contratos suspeitos de fraude 2 meses antes de prisão em Terenos 

Justiça suspende mais de 200 ações de moradores contra fedor da JBS no Nova Campo Grande

Atenção condutores: rua que dá acesso à entrada do Parque das Nações será interditada

Últimas Notícias

Polícia

Homem de 51 anos é preso em Três Lagoas acusado de estupro de vulnerável contra enteada

Abusos teriam ocorrido em 2020 e duraram cerca de quatro meses. Mãe descobriu ao notar mudanças no comportamento da filha

MidiaMAIS

Mostra de Animação Infantil leva sessões gratuitas para periferia a partir de sábado

Filmes serão exibidos no Jardim Nhá Nhá, Los Angeles e Jardim Canguru

Brasil

Mesmo fora da Primeira Turma, Fux pode votar nos próximos julgamentos sobre a trama golpista

Fux é o único integrante da Primeira Turma que apresentou votos contrários aos do Alexandre de Moraes

Transparência

Aquidauana: licitação de R$ 1,5 milhão com remédios ‘caros’ é suspensa pelo TCE-MS

Prefeito tentou justificar, mas argumento foi rejeitado