Pular para o conteúdo
Cotidiano

Prefeitura não cede servidores e Ismac pode começar atividades de 2023 com menos profissionais

Segundo presidente, Instituição aguarda resposta da prefeitura, que ainda não confirmou se vai ceder profissionais em 2023 até esta quinta-feira (19)
Nathália Rabelo -
ISMAC em Campo Grande
Ismac em Campo Grande (Foto: Nathália Rabelo/Midiamax)

Gestores do Ismac (Instituto Sul Mato-Grossense para Cegos Florivaldo Vargas) de temem possível defasagem de profissionais com a retomada dos atendimentos a partir de 1º de fevereiro, isso porque instituição ainda não recebeu retorno sobre a cedência de profissionais da Prefeitura até esta quinta-feira (19).

“Estamos aguardando e ainda não tivemos resposta sobre a cedência desses profissionais, que é um número considerável de profissionais que tiveram os seus contratos encerrados em 31 de dezembro de 2022. São especialistas cedidos pela (Secretaria Municipal de Educação) e também psicólogos pela SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social)”, afirma Márcio Ximenez, presidente do Ismac.

Ximenez ainda explica que equipe está aflita de iniciar os atendimentos sem o apoio municipal, tendo em vista que, todos os anos, parte dos profissionais é cedida pelo Governo do Estado, outra pela Prefeitura e a restante é paga pelas instituições. Acordo com prefeitura está em vigor há 66 anos, desde que Ismac foi fundado na Capital.

“Sem esses profissionais cedidos, vai ficar bem complicado. Infelizmente vai comprometer bastante o nosso trabalho”, destaca.

Atividades retornam em 1º de fevereiro

O Ismac afirma que normalmente a resposta da prefeitura vem no início de janeiro, mas que equipe tentou marcar conversa com a prefeita Adriane Lopes, porém, sem sucesso até o momento. As atividades retornam em 1º de fevereiro.

“A gente está bastante aflito porque os alunos estão de e as aulas voltam em 1º de fevereiro. Se até 1º de fevereiro não sair essa resposta, esses profissionais não vão estar atuando com a gente e serão lotados para outros locais”.

Importância dos profissionais

O Ismac (Instituto Sul Mato Grossense para Cegos Florivaldo Vargas) é uma sociedade civil sem fins lucrativos fundada em 1957, na Capital, destinada à educação, reabilitação e assistência social às pessoas com deficiência visual. Dessa forma, a presença desses profissionais no local é fundamental para continuar atendendo o público.

Atualmente, são 130 alunos atendidos pelo setor de educação e cerca de 700 pessoas nos demais serviços. Toda a assistência prestada é gratuita à população.

Escrita em braille
Escrita em braille (Foto: Nathália Rabelo/Midiamax)

“Esses profissionais são de fundamental importância para que a gente continue com o nosso trabalho de 66 anos e sempre teve essa parceria de cedência. Infelizmente esse ano, devido ao decreto, a gente ainda não teve sucesso. Se fosse para pagar, a gente não teria condição e sem os profissionais, comprometeria bastante nossos atendimentos”, lamenta Márcio.

Enquanto a prefeitura ainda não dá posicionamento positivo ou negativo, a instituição se sente mais tranquila porque o Governo do Estado já formalizou contrato de cedência. Decreto foi publicado no DOE-MS (Diário Oficial do Estado) de quarta-feira (19). Assim, SED (Secretaria de Estado de Educação) prorrogou a vigência do Contrato de Cooperação até 31/12/2023.

O Jornal Midiamax solicitou posicionamento à Prefeitura de Campo Grande sobre a cedência de profissionais e aguarda resposta. Espaço segue aberto para eventuais manifestações.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Indígena é morto a facada durante briga no centro de Caarapó

STF decide reabrir investigação contra presidente do PL por golpe

Escalada de violência tem mais um ataque a tiros na região de fronteira

Dudu marca no final e dá empate para o Atlético-MG no jogo de ida da semifinal da Sul-Americana

Notícias mais lidas agora

Consórcio Guaicurus confessa erro e terá de pagar R$ 59,8 mil após condenação na Justiça

Prefeito barrou investigação de contratos suspeitos de fraude 2 meses antes de prisão em Terenos 

Justiça suspende mais de 200 ações de moradores contra fedor da JBS no Nova Campo Grande

VÍDEO: Com previsão de chuva de meteoros Orionídeas, Caracol registra fenômeno no céu

Últimas Notícias

Polícia

Polícia cumpre mandados contra casal por divulgação de vídeo de estupro

Investigação teve início após denúncia feita pela vítima

Esportes

Seleção feminina realiza primeiro treino para amistosos na Europa

Contra a Inglaterra no próximo sábado (25)

Polícia

Esfaqueado é salvo por policial militar e guardas municipais em Ponta Porã

Rapaz apresentava grave ferimento de faca no abdômen

Polícia

Gatos mortos e em condições de maus-tratos são encontrados em residência

Equipes do CCZ e a ONG Anjos de Rua foram ao local