Pular para o conteúdo
Cotidiano

Prepare o casaco: Frente fria deve derrubar temperaturas em Mato Grosso do Sul

Cidades de MS registraram mais de 50 mm de chuva e ventos de 70 km/h nas últimas horas
Karina Campos -
(Ilustrativa/ Marcos Morandi, Midiamax)

As intensas chuvas registradas nos últimos dias antecedem a chegada de uma nova frente fria em Mato Grosso do Sul prevista para essa semana. O (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) divulgou nesta segunda-feira (13) um balanço de acumulado de chuva, que mostra que cidades registraram mais de 50 mm nas últimas 48h.

Bataguassu lidera o ranking estadual com maior acumulado de chuva, somando 60,6 mm, Maracaju, 57,2 mm, na região de Nhumirim, em Corumbá, o volume alcançou 52,4, , 46,4 mm, Água Clara, 41,6, e Ribas do Rio Pardo, 41 mm. O temporal acompanhou rajadas de vento. No domingo (12), Água Clara pontuou 71,3 km/h, , 68,8 km/h, Bataguassu, 63,7 km/h, , 62,3 km/h e Camapuã, 61,9 km/h.

Está previsto mais chuva as próximas horas que podem chegar aos 50 mm ao dia. O monitoramento alerta que as instabilidades acontecem porque há previsão de uma frente fria que avança em direção ao Estado na quinta-feira, as temperaturas ficam entre 20 e 25°C, com as menores esperadas para a região sul, por outro lado, as máximas podem chegar aos 34°C, principalmente nas regiões norte e nordeste do Estado.

Frente fria

A partir de quinta-feira (16) a previsão indica tempo instável com chuvas de intensidade fraca a moderada. Na região centro-sul e oeste do Estado, a previsão é de chuvas intensas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento.

Até quarta-feira (15), a previsão indica tempo com sol e variação de nebulosidade. Porém, a combinação de calor e umidade favorece a formação de nuvens com probabilidade para chuvas de intensidade fraca a moderada. Localmente, não se descartam algumas pancadas de chuvas mais intensas, com raios e rajadas de vento. As temperaturas mínimas previstas ficam entre 21 e 25°C, com as menores esperadas para a região sul.

Por outro lado, as temperaturas máximas poderão atingir os 35°C, principalmente nas regiões norte e bolsão. Em , mínimas entre 21 e 22°C e máximas de até 30°C. Os ventos atuam do quadrante norte com valores entre 30 e 50 km/h e pontualmente podem atingir valores acima de 50 km/h.

Já na quinta, previsão indica tempo instável, com chuvas de intensidade fraca a moderada, porém localmente há previsão para chuvas intensas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento, com destaque para a região central, sul e oeste do Estado. É esperado acumulado acima de 50 mm em 24h.


O monitoramento esclarece que as instabilidades ocorrem devido ao avanço de uma frente fria, aliado ao intenso transporte de umidade. Além disso, o deslocamento de cavados e atuação de áreas de baixa pressão atmosférica, devem favorecer a formação de nuvens e chuvas.

As temperaturas mínimas previstas ficam entre 22 e 25°C, com as menores esperadas para a região sul. Por outro lado, as temperaturas máximas poderão atingir os 34°C, principalmente na região do bolsão. Em Campo Grande, mínimas de 22°C e máximas de até 28°C. Os ventos atuam do quadrante norte com valores entre 40 e 60 km/h e pontualmente podem atingir valores acima de 60 km/h.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Moraes defende reabertura de investigação sobre participação de Valdemar na trama golpista

Inscrições para curso gratuito de eletromecânica da Suzano encerram nesta quinta-feira

Prefeito barrou investigação de contratos suspeitos de fraude 2 meses antes de prisão em Terenos 

Orionídeas: veja quando e como ver chuva de meteoros visível em todo Brasil

Notícias mais lidas agora

Justiça suspende mais de 200 ações de moradores contra fedor da JBS no Nova Campo Grande

Prefeito barrou investigação de contratos suspeitos de fraude 2 meses antes de prisão em Terenos 

Supercopa de Vôlei supera expectativas e reúne público equivalente à capacidade máxima do Guanandizão

Vídeo: roda entorta após colisão em cruzamento no Lar do Trabalhador, em Campo Grande

Últimas Notícias

Cotidiano

Moradora de Campo Grande abre vaquinha para concluir tratamento de saúde

Campanha online visa arrecadar fundos para custear sessões de hidroterapia e transporte até o local

Trânsito

VÍDEO: Câmeras de segurança mostram dinâmica da batida de moto com três pessoas

Condutor da moto avançou preferencial e bateu em veículo que seguia na Rua Carlos Drumond de Andrade

MidiaMAIS

Curte poesia? UBE/MS abre programação da 37ª Noite da Poesia com bate-papo literário

Programação começa nesta terça (21) e vai até sexta-feira (24), com a premiação de poetas e poetisas de todo o país

Cotidiano

Finados: preço de velas e flores varia até 36% em Três Lagoas, aponta Procon

Na pesquisa, foram consideradas velas de diferentes tamanhos e marcas, além de uma variedade de flores e arranjos, como coroas, buquês e plantas ornamentais