Pular para o conteúdo
Cotidiano

Tem jeito certo de lavar as mãos? Boa higienização pode evitar doenças que levam à morte

Doenças como gripes, covid-19, hepatite podem ser evitadas com boa higienização das mãos
Fábio Oruê -
mãos
Lavar as mãos é essencial (Foto: Ilustrativa/ Freepik)

Quem é da geração que ouvia diariamente a música ‘Lavar a Mãos’, do Palavra Cantada e eternizada no Castelo Rá-Tim-Bum, cresceu consciente da boa higienização das mãos pelos versos: “Depois de brincar no chão de areia a tarde inteira/ Antes de comer, beber, lamber, pegar na mamadeira/ Lava uma (mão) Lava a outra, lava uma (mão)”.

Nesta sexta-feira (5) é celebrado o Dia Mundial da das Mãos e a pergunta que ressoa é: existe jeito certo de lavar as mãos? Segundo a enfermeira Caroline de Arruda, sim e existe uma técnica para a lavagem que é mais eficiente.

“Ela deve abranger todas as partes da mão como palma, dorso, entre os dedos, punhos e unhas”, explica a enfermeira ao Jornal Midiamax. De acordo com ela, é necessário retirar anéis, pulseiras e relógios, além de não encostar na pia quando se lava as mãos.

“[…] Ensaboar as mãos friccionando por 15 segundos e friccionar a palma, o dorso das mãos, articulações e extremidades dos dedos”, ensina a profissional. Já o enxágue deve ser feito com água corrente abundante e todo o sabão deve ser retirado.

Para melhor limpeza, deve-se enxugar as mãos com papel toalha e desligar a torneira com o cotovelo ou com papel toalha para não sujar as mãos.

Doenças que podem ser evitadas com boa higienização das mãos

Diversas doenças causadas por microrganismos, como vírus e bactérias, podem ser evitadas ao lavar as mãos. Isso porque elas têm contato constante com superfícies, muitas vezes contaminadas, e são levadas com frequência ao rosto, tocando boca, nariz e olhos.

De acordo com o infectologista da Unimed , Maurício Pompilio, o ideal é que a higienização aconteça sempre antes e depois das refeições, após o uso do banheiro ou sempre que a mão for levada à boca para tossir ou espirrar.

“Além disso, após falar ao telefone, usar o transporte público, coçar olhos e nariz e utilizar objetos de uso coletivo também é necessário higienizar bem as mãos. Tudo isso parece muito óbvio, mas nem sempre é levado a sério”, diz o médico.

  • Covid-19 

Transmitida por gotículas respiratórias contaminadas, que entram no organismo normalmente por meio da boca, olhos e nariz, mas também por meio das mãos e aerossóis.  

  • Gripes e resfriados 

A é causada pelo vírus influenza e os resfriados, normalmente, pelo rinovírus ao tossir ou espirrar.  

  • Conjuntivite 

Existem vários tipos da doença, mas as virais e bacterianas podem ser prevenidas com a lavagem correta das mãos. Isso porque os agentes infecciosos são levados aos olhos através das mãos contaminadas ao coçar os olhos.  

  • Varicela 

Conhecida como catapora, a varicela tem duas importantes formas de transmissão, sendo:  

– Através do contato direto de secreções respiratórias, quando, por exemplo, se convive em um ambiente com uma pessoa que está com a doença em atividade.

– E pelo conteúdo das “bolhas”, chamadas de vesículas da pele. “Cada ‘bolhinha’ tem um vírus. Desta forma, se encostarmos nela cumprimentando uma pessoa, por exemplo, a mão acaba sendo contaminada e, ao levar para a boca, nariz ou olho, pode ocorrer a infecção”, detalhe o especialista.  

  • Mão-pé-boca 

Muito comum em crianças, a doença é caracterizada por lesões que surgem nas mãos, planta dos pés e boca, e a transmissão ocorre pelo contato direto entre as pessoas com saliva, fezes ou outras secreções das pessoas doentes.  

  • Gastroenterite 

A inflamação do trato intestinal pode ser causada por bactérias, parasitas ou vírus e as mãos contaminadas são o principal canal de acesso. Isso porque não lavar as mãos após usar o banheiro e antes das refeições faz com que germes contaminem os alimentos.  

Doença infecciosa aguda causada pelo vírus VHA, transmitido por via oral-fecal, de uma pessoa infectada para outra saudável, ou através de alimentos ou da água contaminada. Ela pode causar doença crônica no fígado e levar a morte na fase aguda.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Últimas Notícias

Cotidiano

VíDEO: eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians

Polícia

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Não conseguiram ajudar Victor que desapareceu nas águas

Esportes

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

O Vasco conquistou uma grande vitória na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, na capital cearense. Jogando com um a menos desde a primeira etapa e sofrendo pressão do Fortaleza, o time de Fernando Diniz soube suportar e com direito a lei do ex e quebra de tabu, superou o time da casa por 2 … Continued