Pular para o conteúdo
Cotidiano

Apesar de perigosa, tuberculose tem cura e tratamento é gratuito nas unidades de saúde

Saiba quais são os sintomas, diagnóstico e tratamentos da doença
Jennifer Ribeiro, Ari Theodoro -
Foto: Agência Brasil/Reprodução/Agecom Bahia

No domingo (17), o Brasil celebrou o Dia Nacional de Combate à Tuberculose, que visa alertar a população sobre a prevenção, sintomas e tratamento da doença. Embora seja uma enfermidade antiga, que pode ser prevenida e curada, a tuberculose segue sendo um importante problema de saúde pública.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Conforme o médico pneumologista Ronaldo Queiroz, a tuberculose é uma doença bacteriana infecciosa que, embora atinja outros órgãos, se manifesta especialmente nos pulmões. A contaminação ocorre por vias aéreas, ou seja, por meio de tosse, espirro e gotículas de saliva, por exemplo, mas não pode ser contraída pelo uso compartilhado de objetos e utensílios domésticos.

“Os pacientes questionam: ‘Dr. se eu utilizar um copo, prato ou lençol com uma pessoa positivada, posso contrair a doença?’ A resposta é não. Para contrair, as partículas contaminadas devem estar em suspensão, ou seja, no ar, flutuando. Se ela estiver em repouso, não haverá contaminação”, explica o pneumologista.

Como diferenciar tosse de gripe de tosse da tuberculose?

Em 2024, passamos por meses de temperaturas altas, com baixa umidade relativa do ar, fuligem e queimadas que propiciam sintomas respiratórios intensos, como gripes e resfriados, por isso, pode haver uma dificuldade em distinguir as enfermidades.

Porém, gripes e resfriados são virais e passam rápido. Em um dia o paciente acorda com sintomas, em sete dias, no máximo, já está totalmente recuperado.

Quando o paciente está positivado para tuberculose, o primeiro sintoma será uma tosse contínua, que ultrapassará três semanas. Depois desse período, ele passará a apresentar outros sintomas, como perda de peso, sudorese noturna, cansaço, febre, perda de apetite e tosse com secreção ou sangue.

“Diferente da ou resfriado, onde os sintomas aparecem muito rapidamente, os sintomas da tuberculose aparecem aos poucos. É por isso que, se o paciente está com uma tosse que persiste há mais de 3 semanas, é imprescindível buscar uma unidade de saúde. O diagnóstico precoce leva à “.

Diagnóstico da tuberculose

Conforme o médico pneumologista, há três exames importantes – e gratuitos – que podem diagnosticar a tuberculose. O primeiro deles consiste na coleta de duas amostras de catarro. Ambas passam por testes, que identificam se há, ou não, a bactéria da tuberculose. Há também o teste rápido e o raio-x do tórax que, juntos ao quadro clínico, diagnosticam a doença.

“Se você tem uma tosse prolongada, procure um serviço médico porque pode ser tuberculose. A doença tem cura e tratamento eficaz. A bactéria da tuberculose vai destruindo os pulmões lentamente, então quanto mais rápido iniciar o tratamento, mais rápido se diminui a lesão, evitando as sequelas da doença”, explica.

O especialista pontua ainda que, caso haja diagnóstico precoce, o tratamento durará apenas seis meses. Vale lembrar que a vacinação BCG – aplicada na primeira infância – e uma vida saudável são as principais maneiras de prevenir a doença. Idosos, diabéticos, alcoólatras, tabagistas e pessoas reumáticas compõem o .

Tratamento

O tratamento da tuberculose dura seis meses e neste período o paciente toma seis remédios diferentes. Nos primeiros dois meses, são quatro medicamentos que destruirão a bactéria responsável pela doença.

Já nos últimos quatro meses, serão administrados outros dois medicamentos que evitarão que a doença retorne. Esse processo é tão importante quanto o primeiro, por isso, não deve ser suspenso.

“Teve o diagnóstico e faz o tratamento? Faça-o rigorosamente. Alguns pacientes começam a se sentir melhor após os dois primeiros meses de tratamento e interrompem o tratamento antes da hora. Isso faz com que a bactéria fique resistente aos medicamentos e aí vem a tuberculose multirresistente. Nestes casos o paciente precisa de um medicamento muito mais forte e, pela agressividade da bactéria, pode levá-lo ao óbito”, explica.

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Mulher abre vaquinha para realizar cirurgia renal urgente: ‘estou piorando a cada dia’

Batida da polícia na Feirona termina com bebidas artesanais apreendidas em Campo Grande

Programe-se: Agetran anuncia interdições para o final de semana em Campo Grande

simulação sangue

Sangue, gritos e queda de avião: o que aconteceu no Aeroporto de Campo Grande?

Notícias mais lidas agora

Rombo de R$ 106 milhões no TCE-MS: STJ ‘enxuga’ ação para julgar Waldir Neves e Iran Coelho

treinadora volei supercopa

‘Momento de orgulho’: de Campo Grande, treinadora nacional de vôlei celebra Supercopa em sua cidade

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

CNH

Governo divulga regras para instrutores autônomos da ‘CNH sem autoescola’

Últimas Notícias

Brasil

STF retoma julgamento sobre benefícios fiscais para agrotóxicos

Os ministros julgam duas ações que foram protocoladas pelo PV e pelo PSO

Emprego e Concurso

 2ª Vara de Caarapó seleciona assistente de gabinete

Os interessados devem encaminhar currículo atualizado

Economia

Dólar volta a cair e fecha abaixo de R$ 5,45 com Fed no radar

A moeda recua 1,10% na semana, mas avança 2,26% em outubro

Política

Vereador vê gesto ofensivo na Câmara de Campo Grande, mas vereadora alega condição médica

Parlamentar falava sobre relatório da CPI do Consórcio Guaicurus quando ato teria acontecido