Pular para o conteúdo
Cotidiano

Avanço na educação em Campo Grande depende de sinergia entre Câmara e professores, defende ACP

Apenas uma pauta da educação não foi aprovada por unanimidade neste ano
Taís Wölfert -
No local, estiveram presentes professores e vereadores (Foto: Nathalia Alcântara)

Evento realizada nesta quinta-feira (19) defendeu a sinergia entre o Poder Legislativo Municipal e os professores para garantir avanços na de . O posicionamento é resultado da Cerimônia em Defesa da Valorização da Educação, realizada pela ACP (Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública), a fim de renovar o compromisso entre a entidade sindical e a Câmara de Campo Grande.

Trabalho conjunto

Durante o evento, que contou com a participação de vereadores e de professores, o presidente da ACP, Gilvano Kunzler Bronzoni, defendeu a proximidade com o legislativo para melhor compreensão das pautas da educação votadas na Câmara. Um dos exemplos disso é a pauta da reforma do ensino médio, que voltou a ser debatida em 2024.

“Quando discute com a categoria, o vereador tem até mais propriedade para tomar a sua decisão, seja ela qual for” diz o presidente da ACP (Foto: Nathalia Alcântara)

“Agora vem mudança de novo e é uma construção porque lá atrás não foi ouvida a categoria (de professores). Então o que nós estamos, inclusive nesse evento de hoje, é aproximar do legislativo, já que são eles os representantes legais do povo, que votam as leis, para não haver também votações que depois a gente precise retroceder porque não deu certo. Então, quando discute com a categoria, o vereador tem até mais propriedade para tomar a sua decisão, seja ela qual for”, comenta o presidente da ACP.

Jean Felipe comenta a importância de ouvir os professores (Foto: Nathalia Alcântara)

Vereador eleito em 2024, Jean Ferreira (PT) reforça a fala do sindicalista.

“Para você conseguir fazer políticas públicas, para você conseguir fazer uma reforma, seja em qualquer lei, estatuto, regimento, enfim, se você não ouve a base, se você não ouve os movimentos sociais, você não consegue, de fato, ouvir as demandas, as necessidades e entender aquilo que a sociedade precisa para quem está trabalhando na ponta. A educação impacta toda a sociedade e quem sabe o que está acontecendo, de fato, é a classe dos professores, é o sindicato, são os movimentos sociais organizados”.

Das pautas da educação, apenas uma não foi votada por unanimidade esse ano. Entre as mais importantes, o presidente da ACP destaca a Repactuação da lei do piso por 20 horas, que estava parada desde 2019, em Campo Grande. Eleição direta para a educação infantil, sendo a capital a única cidade do estado a ter eleição direta para diretores em todas as escolas da rede municipal e o concurso público para que mais professores ocupem os cargos de maneira efetiva.

O presidente da câmara municipal de Campo Grande, vereador Carlão, explica que para 2025 uma das pautas da Comissão de Educação é o número de crianças fora das EMEIs (Escolas Municipais de Educação Infantil) juntamente com os concursos e valorização do professor.

Presidente da câmara municipal de Campo Grande espera um melhor diálogo com a nova gestão da Prefeitura (Foto: Nathalia Alcântara)

Com relação a nova gestão para 2025, o vereador afirma que espera um diálogo melhor do que foi na anterior.

“Eu espero que tenha diálogo, que seja melhor do que foi nessa gestão anterior, que começou com o prefeito, terminou com uma prefeita e não tive tanto diálogo. Eu tentei por diversas vezes e a gente não teve tanta resposta”.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de . São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Coleta de recicláveis, oficinas e yoga: drive-thru da reciclagem começa na próxima semana em CG

VÍDEO: Condutor é preso pela PMR em Paranaíba com drogas escondidas dentro dos pneus

André Puccinelli

STJ enterra denúncia de improbidade administrativa contra André Puccinelli

Sob risco de extinção, morte de tatu-canastra na BR-262 ascende alerta para preservação de espécie ‘rara’

Notícias mais lidas agora

Rombo de R$ 106 milhões no TCE-MS: STJ ‘enxuga’ ação para julgar Waldir Neves e Iran Coelho

treinadora volei supercopa

‘Momento de orgulho’: de Campo Grande, treinadora nacional de vôlei celebra Supercopa em sua cidade

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

VÍDEO: Cervo escapa de onça-pintada em cena registrada no Pantanal sul-mato-grossense

Últimas Notícias

Política

Governo Federal destina R$ 10,5 milhões para serviços ambulatoriais em MS

Montante será pago em três etapas, conforme andamento do programa

Brasil

PT divulga nota em que condena ‘ataque dos EUA à soberania da Venezuela’

Pestistas citam ataques a navios realizados por militares americanos que causaram a morte de ao menos 27 pessoas

Polícia

PMR apreende duas Toyota Hilux carregadas com 3,2 toneladas de maconha na MS-156

Motoristas desobedeceram ordem de parada e empreenderam fuga, abandonando veículos e fugindo para área de mata

Polícia

Hóspede é assaltado ao retornar para hotel na região da antiga rodoviária em Campo Grande

Vítima havia saído para jantar e ao retornar foi assaltado por três pessoas em situação de rua