Pular para o conteúdo
Cotidiano

Calorão: Campo Grande terminou dezembro com temperatura 3,2°C acima da média, mostra Inmet

2023 foi marcado pelas ondas de calor e temperatura nas alturas
Priscilla Peres -
Calor em Campo Grande (Foto: Alicce Rodrigues, Jornal Midiamax)

Não é impressão, realmente está mais quente em . Em dezembro de 2023, a capital registrou temperatura média de 33,8°C, sendo 3,2°C acima da média de 30,6°C. Os dados são do (Instituto Nacional de Meteorologia).

O balanço do clima do último mês de 2023 mostra que dezembro foi quente e chuvoso. Além do calorão, foram registrados 210,4 milímetros de chuva acumulada na estação do Inmet. O volume está acima da média de 206 mm.

Dezembro teve 13 dias com registro de chuva em Campo Grande, sendo o maior volume no dia 4. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o ano terminou com média de chuva 3% maior que a registrada em 2022.

Foram exatos seis meses de chuva acima da média e seis meses de precipitações abaixo do esperado. De julho a novembro, Campo Grande teve o período de estiagem, sendo cinco meses consecutivos de pouca chuva. Em julho, o volume médio foi 87% menor que em julho de 2022.

Recorde de temperaturas em 2023

O ano de 2023 foi marcado pelo calor. Foram atingidos recordes de temperatura máxima sucessivamente em Mato Grosso do Sul. Em Campo Grande não foi diferente, calor acima dos 35°C se tornou rotina com as ondas de calor.

Segundo o Inmet, com média de 33,8°C, as temperaturas máximas fecharam o mês 3,2°C acima da média que é de 30,6°C para Campo Grande. Anteriormente, o recorde de temperatura para dezembro era de 32,8°C em 2002 (média mensal).

A maior temperatura máxima do mês foi de 36,9°C, registrada no dia 29, sendo a terceira maior de 2023. No mês, somente duas máximas diárias ficaram abaixo dos 30°C, sendo a menor de 25,5°C, no dia 1º.

O que esperar de 2024?

De acordo com previsão do Cemtec/MS, os próximos três meses serão de muito calor e pouca chuva em MS. Até fevereiro de 2024, o fenômeno El Niño, que tem contribuído para o aumento das temperaturas, deve atingir sua intensidade máxima.

Isso significa que as temperaturas podem aumentar ainda mais. Há possibilidade de novas ondas de calor e tempestades catastróficas também podem ocorrer.

Dessa forma, os meteorologistas esperam um início de ano “bem mais quente que o normal”, com temperaturas entre 40°C e 43°C no Mato Grosso do Sul. As temperaturas devem superar as da primavera, até agora caracterizada pelas intensas e constantes ondas de calor.

Dezembro e janeiro são normalmente caracterizados pelas ‘chuvas de verão’, sempre no fim da tarde e depois de um dia quente. Mas o cenário não deve ser esse na estação que tem início nesta semana, já que a previsão aponta para um período mais seco.

Seja com base na astrologia ou na ciência, o mais certo é que seguiremos a ferver.

Priscilla Peres, Jornal Midiamax

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Ao tentar salvar irmãos, jovem é ameaçada de morte pelo padrasto em MS

Concurso para atuar na MSGás segue com inscrições abertas até novembro

Mulher é espancada e mantida em cárcere privado por marido ex-presidiário

MS tem quatro municípios no ‘top 20’ do agronegócio nacional, aponta estudo

Notícias mais lidas agora

Com licenciamento ‘em xeque’, expansão de mineração em Corumbá é investigada

Supercopa de Vôlei começa hoje com final feminina no Guanandizão

Passageiro de carro que bateu contra muro de condomínio morre e motorista é preso

Em alusão ao dia de combate ao câncer infantil, campanha arrecada fraldas para a AACC

Últimas Notícias

Trânsito

Subnotificada, colisão traseira soma 890 casos em MS; quem tem a culpa?

Advogado explica como o Código de Trânsito considera a ocorrência, a 3ª mais incidente no Estado

Trânsito

Programe-se: Agetran divulga ruas que serão interditadas neste domingo em Campo Grande 

Bloqueios ocorrem para a realização de atividades culturais

Política

Quem agredir ou desacatar profissionais de saúde em MS poderá pagar multa

Projeto de lei é de autoria da deputada Lia Nogueira (PSDB)

Cotidiano

Espaço kids é aposta para atrair famílias a restaurantes em Campo Grande

De olho em fatia de mercado que era 'esquecida', empresas investem alto em áreas específicas para crianças nos estabelecimentos