Pular para o conteúdo
Cotidiano

Ceia sem peru ou pernil? Adeptos dão opções para comemorar o Natal sem carne

Opções vegetarianas para o Natal incluem peru de carne de jaca e tofu tender
Taís Wölfert -

As festas de fim de ano são conhecidas pela oportunidade de comer em abundância. Algumas pessoas aguardam dezembro ansiosamente para poder desfrutar da comilança presente nessa época que, tradicionalmente, traz na ceia de alguma ave ou suíno.

Contudo, vegetarianos e veganos – ou pessoas com alguma restrição alimentar – inovam no cardápio para deixar tudo igualmente apetitosa.

Mudança

Vegetariana há seis anos, a estudante Julia Salmaze teve a influência de uma amiga para mudar o estilo de vida. A escolha foi tomada após a realização de pesquisas que mostravam o impacto ambiental e ético relacionado ao consumo de carne.

Já o estagiário de fisioterapia Lucas Bergonzi, que também é vegetariano há seis anos, optou pela mudança por um motivo mais pessoal. “Desde pequeno sempre fui muito ligado aos animais, e cresci boa parte da minha infância passando as férias na chácara que a minha tia era caseira, e achava muito cruel a forma que criavam os animais para depois consumi-los”.

“Quando entrei no ensino médio me reaproximei de uma amiga de infância que já era vegetariana há alguns anos, conversei bastante com ela sobre, e ela me ajudou a me adaptar a essa mudança, atualmente me sinto muito bem com a forma em que estou vivendo hoje e não me arrependo pela escolha que fiz” acrescenta ele.

Opções

Mas quando mais ninguém da família é vegetariano, como funciona a ceia de Natal? Julia afirma que é possível recriar pratos tradicionais apenas com ingredientes vegetarianos.

“Ao contrário do que muitos pensam, minha ceia de Natal tem se tornado cada vez mais farta e criativa. Sempre opto por preparações como lasanhas vegetarianas, saladas especiais e acompanhamentos cheios de sabor afetivo, como creme de milho, farofa. Recentemente, experimentei um ‘peito de peru’ recheado feito à base de , glúten e especiarias. Esses produtos têm permitido recriar pratos tradicionais em versões 100% vegetarianas, sem perder o sabor e o espírito da festa. É uma forma de celebrar as festas com comidas que refletem meus valores”.

Diante disso, restaurantes que apostam na culinária vegetariana também trazem um cardápio específico para o Natal. Fernanda Chaves é professora e com a mãe possui uma empresa de comidas veganas que traz opções como peru de carne de jaca e assado de seitan e tofu.

“Somos uma empresa de comida sob encomenda. Então, o cardápio de Natal eu vejo como uma forma de mostrarmos para aqueles que não acreditam que é possível ser vegano, que nossa comida é muito saborosa, não havendo necessidade alguma do consumo de derivados animais. Além de conseguirmos contornar a dificuldade que nós, veganos, temos em conseguirmos certos pratos” conta Fernanda.

Pratos para o Natal

Andrea Corrêa não é vegetariana, mas a filha, sim. E diante da dificuldade de encontrar itens vegetarianos e até mesmo veganos no comércio, ela produzia os pratos para a filha. Assim, decidiu abrir o próprio negócio.

Abacaxi recheado com farofa de bacon vegetal e kit churrasco são algumas opções para o Natal (Divulgação)

A dona do restaurante, que oferece kit churrasco vegetariano nesse Natal, conta sobre a importância de trazer opções para o Natal.

“É importante porque é um momento de família, momento de união, de unidade, compaixão. E pratos e carnes muitas vezes utilizado nessas festas de final de ano precisam ser adequados e adaptados para que todos tenham uma ceia igualitária e saborosa. Nós buscamos com os nossos pratos trazer aquela referência que a pessoa tem na memória da sua infância e adolescência”.

Mas e farofa de bacon vegetal, você já ouviu falar? A Alessandra Mathias, trouxe para o Natal o abacaxi recheado com farofa de bacon vegetal e o tofu tender como algumas das opções no cardápio. E afirma que a demanda, no período de fim de ano, é alta tanto por parte dos vegetarianos como por aqueles que comem carne.

“A ideia para abrir o restaurante veio do ponto de querer levar comida vegetal colorida e saborosa a um preço acessível a todos. E no natal, eu costumo recriar os pratos tradicionais em versão vegetariana, explorando texturas e sabores. Não deixa nada a desejar”, finaliza.

✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
InstagramFacebookTikTokYouTubeWhatsAppBluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Sábado começa com temperaturas amenas e 55 cidades sob alerta de chuvas intensas em MS

Carro bate contra muro de condomínio de luxo em Dourados e jovem fica em estado gravíssimo

Mulher é vítima de tentativa de homicídio com golpes de facão da cabeça

Barroso autoriza enfermeiros a auxiliar aborto legal e proíbe punição

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

MP autoriza prorrogar pela oitava vez inquérito contra indicado de político por corrupção no Detran-MS

Treino aberto de equipes da Supercopa de Vôlei dá oportunidade para torcedores que não poderão assistir os jogos

multas transporte

Juiz ignora ameaça de cortar vale-transporte e nega suspender multas contra o Consórcio Guaicurus

Câmara já gastou R$ 3,3 milhões com deputados presos ou fora do Brasil

Últimas Notícias

Polícia

Homem tenta separar briga de bar e é atingido por golpe de facão no Noroeste

Vítima alega não conhecer os envolvidos na briga

Polícia

Homem algemado e executado com 17 tiros e na fronteira com o Paraguai era brasileiro

Corpo foi encontrado na noite de quinta-feira na MS-164, em Ponta Porã

Cotidiano

Dia D da Campanha de Multivacinação acontece neste sábado em Campo Grande

A ação visa atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos

Sérgio Cruz - O dia na história

1849 – Paraguaios sequestram Senhorinha Barbosa

Soldados do presidente Carlos Lopez queriam destruir a fazenda de Gabriel Francisco Lopes