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Cotidiano

Corredor do São Conrado já custou R$ 83 milhões e deve ficar pronto até final do ano

Corredor que leva do Polo Empresarial ao São Conrado vai encurtar o caminho em 14 km
Fábio Oruê -
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Obra do corredor (Foto: Divulgação, Sisep)

As obras de implantação de uma malha de vias estruturantes que vai impactar 40 mil habitantes de seis bairros da região oeste de , conhecida popularmente de Corredor do São Conrado, já custou R$ 83 milhões aos cofres públicos.

A obra anunciada em 2022 foi dividida em três lotes. Os dois primeiros têm previsão para outubro de 2024 e o terceiro mais para o final do ano. A via impacta na rotina de moradores do Santa Emília, São Conrado, Jardim Carioca, Nova Campo Grande, Vilas Serradinho e Vila Eliane.

O projeto de vias estruturantes abre um novo caminho asfaltado para quem vai do Polo Empresarial Oeste, no Núcleo Industrial, até esses bairros. Atualmente, a única alternativa é a Avenida Duque de Caxias e a nova rota encurtaria o caminho em 14 km.

Além disso, o corredor se desenvolverá nas regiões Urbanas Imbirussu e Lagoa para ligar as principais vias estruturantes de Campo Grande. São elas: Avenida Duque de Caxias, Avenida José Barbosa Rodrigues, Avenida Júlio de Castilho, Avenida Gunter Hans e Avenida Ernesto Geisel.

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Acesso vai encurtar caminho em 14 km (Divulgação, Sisep)

81% do corredor concluído

Está sendo construída uma ponte sobre o córrego Imbirussu, que vai ligar o Polo Empresarial à Avenida Wilson Paes de Barros – trecho que leva ao São Conrado. Conforme a prefeitura, o córrego Imbirussu é um obstáculo natural para a integração das duas porções urbanizadas.

Isso trazia transtorno para o deslocamento dos trabalhadores que se concentram, em sua maior parte, na região oposta ao Polo Empresarial e Núcleo Industrial.

Conforme informações da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos), está sendo construída também uma bacia de amortecimento – a maior de Campo Grande – com capacidade para armazenar mais de 50 mil metros cúbicos de água da chuva.

Além da drenagem e pavimentação está sendo construída ciclovia e calçada. A média das três partes de execução da obra é de 81%, sendo que os lotes 1 e 2 são executados pela Engevil Engenharia Eireli e Equipe Engenharia.

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Área do córrego Imbirussu (Divulgação, Sisep)

Lotes

Conforme a prefeitura, quando estiver concluída, abrirá um corredor viário ligando as regiões urbanas Imbirussu e Lagoa. Haverá um acesso ao Aeroporto Internacional de Campo Grande e ao Polo Empresarial Oeste, onde estão instaladas empresas que geram mais de 2.300 empregos.

Pela Avenida General Carlos Alberto Mendonça, que é a linha divisória entre os bairros São Conrado e Santa Emília, se chegará ao polo empresarial, altura da Avenida Jamil Naglis ou ao Aeroporto Internacional pela Avenida Wilson Paes de Barros.

A Paes de Barros termina na Avenida Duque de Caxias, mas terá conexões de acesso asfaltado ao Serradinho, Nova Campo Grande e Jardim Carioca pelas Avenidas 3 e 7 por onde também se chegará ao Polo Empresarial Oeste.

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Corredor terá ponte (Reprodução, Sisep)

Dentre os três lotes, o segundo é o que está mais adiantado (88,12% concluído) e também o que menos gastou (R$ 10.764.358,30) até o momento. Isto porque ele prevê intervenções na Avenida Wilson Paes de Barros.

O lote 1 compreende obras de drenagem e pavimentação, a partir da Duque de Caxias, da Avenida 7, Rua 84, Rua 83, Rua 79, Avenida Três e Avenida Wilson Paes de Barros. A parcela do empreendimento custou R$ 25.646.218,52 e já tem 84,40% executado.

Já a terceira parte da obra é o corredor em si. Assim, a intervenção acontece na Wilson Paes de Barros, interligando a Avenida General Alberto Mendonça (São Conrado) e Avenida Jamil Nahas (Polo Empresarial) até a Avenida Duque de Caxias. O total gasto chega a R$ 47.469.062,11 e tem 70,55% já executado.

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