Pular para o conteúdo
Cotidiano

Criado em MS, projeto que incentiva mulheres na ciência é premiado em feira nacional de tecnologia

A iniciativa criada por estudantes de escola pública promove a divulgação científica e a participação de mulheres na ciência
Lethycia Anjos -
‘Conecte Meninas’
Equipe do ‘Conecte Meninas’ (Arquivo pessoal)

Um projeto criado por estudantes da Estadual Cívico-Militar Marçal de Souza Tupã-Y, em , recebeu uma premiação na Fecitec (Feira de Ciência e Tecnologia de Palotina), no Paraná. Único representante da região Centro-Oeste, o ‘Conecte Meninas’, visa divulgar a ciência e promover a participação de mulheres no campo científico.

Mariani Lanza Pereira, de 17 anos, é estudante do 3º ano do Ensino Médio e sempre esteve envolvida em projetos científicos. Idealizadora do projeto, ela conta que a ideia surgiu ao perceber que, assim como ela, outras estudantes tinham interesse em pesquisa científica, mas não sabiam como encontrar oportunidades.

“No ano passado, participei de projetos como o ‘Astrominas da USP’, assim comecei a me interessar mais pela ciência. Por causa dessas experiências, outras meninas da escola começaram a me perguntar onde poderiam encontrar esses projetos, porque também queriam participar, mas não sabiam como. A partir disso, identifiquei um problema e tive a ideia de criar o ‘Conecte Meninas’ para ajudar a solucionar”, explicou Mariani.

‘Conecte Meninas’

O projeto tem como foco divulgar iniciativas que buscam incluir meninas e mulheres no meio científico. Para isso, o grupo de três estudantes – formado por Mariani, Gustavo Ferreira e Gabriel Servim, ambos do 3º ano – criou um site e um perfil nas redes sociais. A iniciativa conta ainda com a supervisão da de Biologia, Marcia Rocha Costa.

“Desde março, começamos a pensar em maneiras de auxiliar na divulgação dos projetos. Decidimos que, por estarmos numa era digital, a criação de um site e de um perfil no Instagram seria uma ótima alternativa”, disse.

Assim, o “Conecte Meninas” ganhou forma, o grupo começou a trabalhar na produção do projeto escrito e do site, com a intenção de inscrevê-lo em feiras de ciências em Mato Grosso do Sul. Eles se inscreveram na Fetec (Feira Estadual de Tecnologia, Engenharias e Ciências de MS) e tinham planos de participar da Fecintec, no Instituto Federal. No entanto, decidiram expandir os horizontes e também se inscrever na Fecitec, da UFPR (Universidade Federal do Paraná), e na Febratec, em .

Único representante do Centro Oeste

‘Conecte Meninas'
Premiação ocorreu no Paraná (Arquivo pessoal)

Em agosto, Mariani recebeu a notícia que o projeto havia se qualificado para a Fecitec. Além disso, o “Conecte Meninas” era o único representante da região Centro-Oeste, o que acrescentou ainda mais importância à participação.

“Saímos de Mato Grosso do Sul em 28/09 e, na última segunda-feira, participamos da feira durante todo o dia. Às 17h, teve início a cerimônia de premiação, com várias categorias. Fomos premiados na categoria ‘Meninas na Ciência’, que é também o nome de um dos projetos de extensão da universidade. Recebemos uma medalha e livros como prêmio, e fomos muito bem recebidos tanto na cidade quanto na universidade”, relata.

Agora, os próximos passos do projeto é buscar parcerias com a SED (Secretaria de Educação), para divulgar o ‘Conecte Meninas’ em escolas de todo o Estado.

Fecitec 2024

Fecitec (Feira de Ciência e Tecnologia de Palotina)
Fecitec – Feira de Ciência e Tecnologia de Palotina (Divulgação)

A Fecitec consiste em um projeto de extensão da UFPR, Setor Palotina, financiado pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). A Feira tem como objetivo incentivar o trabalho dos alunos a fim de colocar suas ideias criativas ou inovadoras na prática.

Na edição deste ano, realizada em 30 de setembro, a Fecitec contou com a participação de 329 alunos, que concluíram os seus trabalhos. No total, participaram 38 instituições de ensino da região de Palotina e de outras partes do , incluindo escolas, institutos federais, clubes de ciências, fundações e centros educacionais.

Os alunos realizaram projetos e experimentos onde abordaram uma variedade de temas, como alimentos e segurança alimentar, robótica, música, biomas brasileiros, sustentabilidade, inovação, inclusão, características da natureza e saúde. De acordo com a UFPR, além do expressivo número de instituições participantes, a 14ª Fecitec também bateu o recorde de professores orientadores, com 78 docentes envolvidos diretamente nos projetos dos alunos.

Confira os perfis do projeto: https://marianilanza0.wixsite.com/conecte-meninas e https://www.instagram.com.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

 2ª Vara de Caarapó seleciona assistente de gabinete

dolar

Dólar volta a cair e fecha abaixo de R$ 5,45 com Fed no radar

vereadores

Vereador vê colega fazer ‘gesto ofensivo’ na Câmara, mas vereadora rebate e alega condição médica

Mulher abre vaquinha para realizar cirurgia renal urgente: ‘estou piorando a cada dia’

Notícias mais lidas agora

Rombo de R$ 106 milhões no TCE-MS: STJ ‘enxuga’ ação para julgar Waldir Neves e Iran Coelho

treinadora volei supercopa

‘Momento de orgulho’: de Campo Grande, treinadora nacional de vôlei celebra Supercopa em sua cidade

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Batida da polícia na Feirona termina com bebidas artesanais apreendidas em Campo Grande

Últimas Notícias

Esportes

São Paulo sucumbe sem repertório em campo e perde para o Grêmio pelo Brasileirão

A equipe são-paulina sucumbiu sem conseguir aproveitar o breve momento em que foi melhor

Brasil

Veja regras para ser instrutor de CNH sem vínculo com autoescola

A categoria está prevista nas mudanças para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação

Esportes

Equipe do Osasco São Cristóvão já está em Campo Grande para disputa da Supercopa de Vôlei

Sesi Bauru e Osasco São Cristóvão Saúde se enfrentam se enfrentam neste sábado (18)

Brasil

STF retoma julgamento sobre benefícios fiscais para agrotóxicos

Os ministros julgam duas ações que foram protocoladas pelo PV e pelo PSO