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Cotidiano

Passageira flagra porta de ônibus do Consórcio Guaicurus presa por sacola plástica em Campo Grande

Linha 072 estava sem a tampa do ralo de escoamento de água e 120 estava com improviso na porta feito com sacola plástica
Osvaldo Sato -
Reparo na porta improvisada com sacola plástica (Foto: Fala Povo, Midiamax)

Uma usuária de transporte público de fez uma denúncia nas redes sociais relatando problemas de manutenção em alguns ônibus operados pelo . A reclamação foi feita na terça-feira (3) e na quarta-feira (4), evidenciando os danos em veículos da frota, o que tem gerado insatisfação entre os passageiros.

No dia 3, a usuária observou que na linha 072 (Terminal Morenão/Nova ) o ônibus estava com a tampa do ralo de escoamento de água ausente, o que comprometeu a segurança e o conforto dos passageiros. Já no dia seguinte, na linha 120 (Aero Rancho/Morenão), foi relatado que uma das portas do ônibus estava sendo presa com uma sacola plástica, medida inadequada que, segundo a denúncia, colocaria em risco a integridade do transporte.

O Consórcio Guaicurus, responsável pelo transporte público coletivo de Campo Grande, respondeu às denúncias esclarecendo que o incidente com a tampa do ralo foi um problema pontual, e que o veículo foi recolhido imediatamente para os devidos reparos.

Sobre a questão da porta amarrada com sacola, a empresa afirmou que o problema foi identificado na porta dianteira de um dos ônibus, mas ressaltou que a segurança dos passageiros não foi comprometida devido à catraca que separa o salão de passageiros da porta danificada. O veículo também foi retirado de circulação para a correção do defeito.

“Além disso, o Consórcio Guaicurus tem enfrentado um problema recorrente de vandalismo em seus veículos, incluindo a quebra de vidros, pichações e outros danos. Essas ações prejudicam não apenas o patrimônio público, mas também comprometem o conforto e a segurança dos passageiros que dependem do transporte coletivo”, diz a nota.

O Consórcio Guaicurus afirmou estar tomando medidas para lidar com esses problemas e garantir um transporte mais seguro e eficiente para a população de Campo Grande. Além disso, a empresa informou que está trabalhando “para garantir a integridade da frota e minimizar os impactos dos atos de vandalismo”.

Relatório polêmico feito pela Prefeitura avaliou serviço como “excelente”

Após a classificar o transporte público de Campo Grande como “bom e excelente” em relatório divulgado em 21 de novembro de 2024, usuários expressaram indignação nas redes sociais. O Consórcio Guaicurus recebeu a nota máxima em 6 dos 11 índices avaliados, mas os resultados foram amplamente criticados por quem usa o serviço, com comentários sarcásticos e questionamentos sobre a falta de transparência do relatório.

Além disso, o STJ determinou que o contrato com o Consórcio Guaicurus seja revisado para restabelecer o equilíbrio financeiro, apesar de o consórcio ter lucros de R$ 68 milhões nos primeiros anos, enquanto a frota envelhece. Motoristas do consórcio ameaçam entrar em greve em 25 de dezembro devido a um impasse sobre reajuste salarial.

Por fim, a tarifa de ônibus foi reajustada em 2,94% em março de 2024, passando de R$ 4,65 para R$ 4,75, afetando também órgãos públicos, que agora pagam R$ 5,95.

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