Pular para o conteúdo
Cotidiano

Domingo de Ramos abre celebrações da Semana Santa em Campo Grande

Semana de celebrações abrange feriado da Sexta-feira Santa e culmina no domingo seguinte, quando se comemora a Páscoa
Osvaldo Sato -
Paróquias reproduzem atos da última semana terrena de Jesus (Divulgação/Paróquia Santa Luzia)

As celebrações alusivas à Semana Santa pela Igreja Católica iniciam neste domingo (24), com o Domingo de Ramos, com todas as paróquias com programação de procissões e missas especiais. O costume religioso orienta que os fiéis levem consigo ramos de árvores para participar dos eventos.

O padre Cleber Brugnano Rosa, pároco da Paróquia Santa Luzia, explica que o Domingo de Ramos dá início aos ritos finais da Paixão de Cristo – na tradição católica, conhecida como Semana Santa.

“O Domingo de Ramos é a Celebração da Gloriosa entrada de Jesus em Jerusalém. Cristo Jesus entra triunfal na Cidade Santa. Os Filhos dos Hebreus o aclamam Rei de Israel. O Senhor da Vida e da Paz – não em uma carruagem, mas num animal manso, um jumento – mostra a todos que o Salvador do Mundo é Manso e Humilde de Coração. Este Domingo é marcado pelos ramos que o povo leva as Igrejas Católicas para serem abençoados, símbolo da esperança: a Vida venceu a morte!”, afirmou.

As demais paróquias em também exaltam a data com programações especiais. Estas podem ser obtidas nas secretarias das paróquias ou em seus sites e redes sociais.

Semana Santa

Conforme adiantado pelo pároco, o Domingo de Ramos é o marco inicial das celebrações da Semana Santa, a semana mais importante da fé católica. Ela culmina com a Sexta-feira Santa e é concluída no Domingo de Páscoa.

“A Semana Santa, também chamada de Semana Maior, é a mais importante semana do ano para todos os Católicos, porque nossa Liturgia, nossas orações e celebrações nos fazem reviver os Mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor. Jesus Cristo Salvador do mundo deu a vida para nos salvar e nesta semana revivemos os últimos passos e gestos de Jesus. Da Entrada gloriosa em Jerusalém, a Ressurreição”, explicou o padre Cleber.

A tradição cristã ensina que no domingo anterior à sua morte e ressurreição, Jesus Cristo entra em Jerusalém montado em um jumentinho, como símbolo de sua humildade, e é aclamado pelo povo simples que dizia: “Bendito Aquele que vem, em nome do Senhor”, enquanto abanavam seus ramos de oliveiras e palmeiras.

Não muito distante, seria traído por um discípulo, Judas Iscariotes, na quarta-feira. Por esse motivo, a Quarta-feira Santa relembra a escuridão que desceria sobre a Terra com a morte de Cristo, Luz do Mundo. 

Na Quinta-feira Santa, comemora-se a Instituição do Sacramento da Eucaristia, a ceia do Senhor. Na Sexta-feira Santa, a Igreja celebra o dia da morte do Senhor, recomendando o silêncio, o jejum e orações.

No dia seguinte, comemora-se o Sábado de Aleluia, preparando a comunidade para o Domingo de Páscoa, data em que se comemora a ressurreição de Cristo.

Celebrações

Em Campo Grande, na Catedral Nossa Senhora da Abadia e Santo Antônio de Pádua, no Centro, as missas serão realizadas em quatro horários: 8h, 9h30, 18h e 19h30.

Na Paróquia Santa Luzia, localizada no bairro de mesmo nome, as missas do Domingo de Ramos estão previstas para as 7h, 8h30 e 18h30. A paróquia está localizada na Rua Santa Madalena, 296.

Já o Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizado na Avenida Afonso Pena, também no Centro da cidade, prevê a realização das missas de Ramos em cinco horários diferentes: 7, 10, 16, 18 e 20 horas.

Na paróquia Nossa Senhora de Fátima, localizada no Paulista, a missa na Igreja Matriz está marcada para as 19 horas, porém as comunidades também realizarão a solenidade em horários distintos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

DF: professor é agredido por pai de aluna por causa de celular

ex-coordenador apae muleta

MP vai devolver aparelhos a ex-coordenador da Apae suspeito de agiotagem com dinheiro de corrupção

celulose rota riedel

Contrato da Rota da Celulose deve ser assinado até dezembro, diz Riedel

Assassinado em lava rápido foi executado com 10 tiros no tórax por dupla em motocicleta

Notícias mais lidas agora

Justiça suspende mais de 200 ações de moradores contra fedor da JBS no Nova Campo Grande

Prefeito barrou investigação de contratos suspeitos de fraude 2 meses antes de prisão em Terenos 

Supercopa de Vôlei supera expectativas e reúne público equivalente à capacidade máxima do Guanandizão

Estão abertas as inscrições para participar do Laboratório de Projetos de Curta-Metragem

Últimas Notícias

Transparência

TCE-MS suspende licitação de R$ 5,7 milhões por suspeita de direcionamento em Ponta Porã

Conselheiro manda intimar prefeito Eduardo Campos e dá prazo a ele para corrigir irregularidades

Cotidiano

Participantes da PND em MS já podem conferir local da prova

O Inep recomenda que os candidatos levem o documento de identificação no dia da prova

Brasil

MC Poze diz em CPI que criminosos devolveram carro roubado por ele ser ‘fenomenal e gigante’

CPI apura esquemas envolvendo associações de proteção veicular e organizações criminosas para a retomada de veículos roubados

Polícia

Bebê de 1 ano é internado após comer brigadeiro com maconha feito pela mãe em Três Lagoas

Bebê comeu duas colheres do brigadeiro