Pular para o conteúdo
Cotidiano

Eleitor madruga na fila da maior zona eleitoral de Campo Grande e leva menos de 2 minutos para votar

Na maior zona eleitoral da Capital, fila extensa foi registrada, contudo, eleitores levam menos de dois minutos para registrar escolha
Karina Campos, Jennifer Ribeiro -
Fila extensa na Escola Municipal Pe. Thomaz Ghirardelli (Henrique Arakaki, Midiamax)

A Pe. Thomaz Ghirardelli é a maior zona eleitoral de . Eleitores madrugaram na fila, desde as 4h30 deste domingo (6), e votam em menos de dois minutos.

Os portões abriram pontualmente às 7h, com duas filas extensas na entrada, uma preferencial e outra comum. Reginaldo de Carvalho chegou à zona eleitoral às 6h15, encontrando a fila longa. O morador até levou um banquinho para descansar acreditando na demora, contudo, foi um dos grupos que já registrou o voto deste domingo.

“(Tive o critério) de votar naquele candidato que apresentou proposta para um pouco de tudo, e educação, por exemplo. Sou autônomo e prefiro votar cedo para ter a tarde livre, se aparecer alguma coisa, eu vou trabalhar”, descreve.

A eleitora Romilda Rodrigues também prefere votar mais cedo para aproveitar o resto do dia. “O tempo de espera foi excelente, não precisou de muito tempo na fila. Cheguei umas 6h. Votei em quem oferecia melhoria para as ruas de Campo Grande, pois eu ando de ônibus e percebo o quanto é ruim, além de propostas na saúde também”.

Antonio Alves, de 71 anos, vota na unidade desde a primeira emissão do título de eleitor. Junto com a esposa e filha, o morador chegou às 6h40, sem nenhuma intercorrência.

“Foi tranquilo. Voto cedo para ter o tempo livre. Estou meio desesperançoso, pois acho que a política não muda, mas votei naquele que considero que oferece as melhores propostas”.

Eleitores levaram menos de 2 minutos para votar (Henrique Arakaki, Midiamax)

Votação municipal

O horário de votação em Mato Grosso do Sul é das 7h às 16h neste domingo (6). Isso porque o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) definiu que será utilizado apenas um fuso horário para o país inteiro, o de .

Neste ano será a vez de eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores. O eleitor deve se atentar para a mudança e consultar antecipadamente seu local de votação a fim de evitar transtornos. A consulta pode ser feita por meio do nome do eleitor ou do número do título eleitoral.

O primeiro turno do pleito municipal acontece neste domingo (6) e, caso ocorra segundo turno, no dia 27 do mesmo mês.

(Henrique Arakaki, Midiamax)

O que pode levar?

O principal item que não pode ser esquecido pelo eleitor é o documento oficial para votação. Para votar, o cidadão deve apresentar um documento oficial com foto à mesa receptora de votos ou o aplicativo e-Título.

Porém, o aplicativo deve mostrar a foto do eleitor no cadastro. Neste caso, a foto aparece se o cidadão cadastrou a biometria junto à Justiça Eleitoral.

Quem preferir levar documento, pode usar RG, passaporte, certificado de reservista, carteira de ou CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Celular

O eleitor pode levar o celular para o local de votação, até porque pode apresentar o e-Título. Contudo, antes de entrar na cabina de votação, a pessoa deve deixar o celular no local indicado pelos mesários.

Isso porque o uso de celular na cabina de votação, mesmo desligado, é proibido pela legislação eleitoral. A medida garante o sigilo do voto.

Vale lembrar que, assim, também é proibido o uso de máquinas fotográficas e filmadoras na cabine de votação.

Colinha

Sim! É permitido o uso de colinha para lembrar os números dos candidatos. Assim, o eleitor pode levar uma anotação para uso individual.

A Justiça Eleitoral disponibiliza um modelo. Para acessar, clique aqui. Porém, a colinha pode ser feita em qualquer pedaço de papel.

🔵 A maior cobertura das Eleições Municipais 2024 em Mato Grosso do Sul

Confira no Jornal Midiamax a cobertura completa do segundo turno das Eleições Municipais de 2024 no Estado. Ao todo, mais de 646 mil eleitores estão aptos a comparecer às urnas neste domingo (27).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Mulher abre vaquinha para realizar cirurgia renal urgente: ‘estou piorando a cada dia’

Batida da polícia na Feirona termina com bebidas artesanais apreendidas em Campo Grande

Programe-se: Agetran anuncia interdições para o final de semana em Campo Grande

simulação sangue

Sangue, gritos e queda de avião: o que aconteceu no Aeroporto de Campo Grande?

Notícias mais lidas agora

Rombo de R$ 106 milhões no TCE-MS: STJ ‘enxuga’ ação para julgar Waldir Neves e Iran Coelho

treinadora volei supercopa

‘Momento de orgulho’: de Campo Grande, treinadora nacional de vôlei celebra Supercopa em sua cidade

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

CNH

Governo divulga regras para instrutores autônomos da ‘CNH sem autoescola’

Últimas Notícias

Brasil

STF retoma julgamento sobre benefícios fiscais para agrotóxicos

Os ministros julgam duas ações que foram protocoladas pelo PV e pelo PSO

Emprego e Concurso

 2ª Vara de Caarapó seleciona assistente de gabinete

Os interessados devem encaminhar currículo atualizado

Economia

Dólar volta a cair e fecha abaixo de R$ 5,45 com Fed no radar

A moeda recua 1,10% na semana, mas avança 2,26% em outubro

Política

Vereador vê gesto ofensivo na Câmara de Campo Grande, mas vereadora alega condição médica

Parlamentar falava sobre relatório da CPI do Consórcio Guaicurus quando ato teria acontecido