Pular para o conteúdo
Cotidiano

Escola inacabada no Celina Jallad vira ‘cemitério’ de fios furtados

Obra paralisada continua sendo abrigo de moradores de rua, com acúmulo de móveis
Karina Campos -
celina
Estrutura queimada (Nathalia Alcântara, Midiamax)

O que deveria ser espaço de ensino para alunos da rede municipal dá lugar ao abandono de uma obra embargada. A promessa de ampliar as vagas de ensino com a construção da escola no bairro Celina Jallad está paralisada há quatro anos. O Jornal Midiamax visitou a unidade e encontrou um verdadeiro “cemitério” de fiação que teria sido furtada da região.

O prédio é tomado pelo matagal, a estrutura continua no concreto, com as telhas depredadas. Há pichações, incluindo símbolos nazistas e de facções. Para se ter uma ideia, o lixo conta com sofás e uma televisão.

Usuários de drogas e moradores em situação de rua fazem do local um abrigo improvisado, em meio ao acúmulo de de vários tipos de recicláveis. Da fiação elétrica só sobraram o plástico, com o chão queimado, sinalizando que houve ação para retirada do cobre para a venda.

Entulho e matagal na unidade paralisada (Nathalia Alcântara, Midiamax)

Acostumados com abandono

Com o passar dos anos e a obra parada, instaurou-se entre os vizinhos a sensação de se acostumar com a escola definhando. Aliás, o Celina Jallad foi criado com a expectativa de aproximar a comunidade mais carente de projetos sociais e educativos, mas exibe nos noticiários o crescimento do tráfico de drogas, operações policiais e mortes por disputa do crime.

Um comerciante, que preferiu o anonimato, explica que o “elefante branco” do bairro amplia a vulnerabilidade social, já que, consequentemente, o número de usuários de droga que utilizam a estrutura escolar aumentou.

“A cada 30 minutos tem um pedindo um salgado. Algo precisa ser feito, é dinheiro público jogado fora. A guarda e a PM sempre passa, mas aqui tem um problema sem solução. O que eu não vejo é a assistência social”, descreve.

Uma trabalhadora da região diz que recentemente ficou surpresa ao encontrar um morador em situação de rua com o rosto machucado, que teria brigado com outro nas proximidades da escola. “Estava com o olho roxo e a cara toda inchada, eles brigam entre eles. Eles trabalham na rua e compram droga”.

Outro morador, um que não quis se identificar, mudou-se há alguns meses e diz que percebe o problema antigo. “A gente sempre vê a movimentação de usuários de droga aí”.

(Nathalia Alcântara, Midiamax)

Parada por falta de repasse

O Jornal Midiamax apurou que a falta de repasses é a principal causadora do abandono. Isso porque, segundo a Prefeitura de , a primeira empresa responsável pela edificação pediu rescisão de contrato, e seria feito uma nova licitação para conclusão da obra. O trabalho foi iniciado em 2018, até que outra construtora venceu o processo licitatório e retomou as obras. Porém, o Governo Federal não efetuou o repasse do ano de 2020 e, por esse motivo, a obra foi paralisada. A obra seria retomada assim que o Governo Federal voltasse a efetuar os repasses necessários.

Segundo a prefeita Adriane Lopes, a retomada da construção será uma prioridade nos próximos meses e disse que está buscando repasses. “O nosso foco são as 13 obras paralisadas de Emeis (Escola Municipal de Infantil) que quando eu assumi a gestão, nós fomos a buscar recursos. Oito vamos entregar agora, já estão em andamento as obras. Tem uns que estão começando a obra, outros já foram licitados e outros estão sendo concluídos”.

(Karina Campos e Clayton Neves, com colaboração Karine Alencar).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Quem será o sortudo? Aposta de Campo Grande leva prêmio de R$500 mil na Loteria Federal

Suspeita de veículo clonado? Detran orienta como proceder em casos de fraude

Mamadeiras para centros infantis de Três Lagoas vão custar meio milhão

Quem matou Odete Roitman? Campo-grandenses dão seus palpites sobre identidade do assassino

Notícias mais lidas agora

Rombo de R$ 106 milhões no TCE-MS: STJ ‘enxuga’ ação para julgar Waldir Neves e Iran Coelho

treinadora volei supercopa

‘Momento de orgulho’: de Campo Grande, treinadora nacional de vôlei celebra Supercopa em sua cidade

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Bebê de 11 meses é reanimado e levado para hospital após se afogar em piscina de plástico

Últimas Notícias

Polícia

Fiscalização na Feirona termina com apreensão de bebidas artesanais irregulares

Operação aconteceu após denúncias encaminhadas por meio do Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária)

Trânsito

Programe-se: Agetran anuncia interdições para o final de semana em Campo Grande

Os bloqueios estão programados para ocorrer entre sexta-feira (17) e domingo (19)

Cotidiano

Sangue, gritos e queda de avião: o que aconteceu no Aeroporto de Campo Grande?

Exercício contou com bombeiros civis e equipes de resgate no Aeroporto de Campo Grande e movimentação chamou a atenção

Brasil

Governo divulga regras para instrutores autônomos da ‘CNH sem autoescola’

Carteira Nacional de Habilitação pode passar por mudanças nas exigências