Pular para o conteúdo
Cotidiano

GCM realizará ações com foco na proteção das mulheres durante Carnaval

Equipes vão percorrer os locais onde acontecem os blocos e desfiles das escolas de samba
Monique Faria -
Equipe da GCM.(Divulgação, PMCG)

Com a chegada do , a (Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social) planejou ações para garantir que as mulheres possam aproveitar a em segurança, sem medo de assédios ou violência de gênero.

As equipes da GCM (Guarda Civil Metropolitana) estarão acompanhando a programação de Carnaval 2024 junto com servidores da Segurança Pública, que estarão distribuindo um panfleto com informações sobre a segurança da mulher, como telefone para ocorrências e pontos de apoio.

As equipes vão percorrer os locais onde acontecem os blocos, na região da Esplanada Ferroviária, e onde ocorrem os desfiles das escolas de samba, na Praça do Papa. A ação ocorre na segunda-feira (12) e terça-feira (13)

As equipes estarão em viaturas compostas por um agente da GCM homem e duas mulheres. De acordo com o titular da Sesdes, Anderson Gonzaga, as mulheres que passarem por situações de assédio poderão ser amparadas pelos agentes da GCM.

“A mulher que se sentir em risco, que esteja sendo assediada ou até mesmo precisar pedir socorro, basta sinalizar imediatamente com um gesto para a Guarda ou ligar imediatamente para o 153, que entraremos com o apoio imediatamente”, explica.

Patrulha Maria da Penha

A Patrulha Maria da Penha é uma divisão da Guarda Civil Metropolitana de especializada no atendimento a mulheres em situação de violência doméstica, sobretudo aquelas beneficiadas com MPUs (Medidas Protetivas de Urgência) concedidas pela Justiça.

As atividades realizadas pela Patrulha envolvem visitas domiciliares e telefonemas de acompanhamento para verificar a condição de segurança e bem-estar das solicitantes, bem como o cumprimento das medidas por parte dos acusados.

A sede da Patrulha fica localizada na à CMB (Casa da Mulher Brasileira), onde as mulheres podem contar com diversos serviços da rede de enfrentamento.

A Casa da Mulher Brasileira realiza atendimento 24 horas e os serviços de emergência, incluindo a Patrulha Maria da Penha, funcionam de forma ininterrupta, de forma ágil e segura.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Compras no Centro de Campo Grande

Agosto apresenta 7º resultado positivo no setor de serviços e MS supera média nacional

Morre Militino, militante histórico do PT que se envolveu em briga com ex-governador de MS

Prefeitura de Campo Grande autoriza construção de escola de tempo integral no Jardim Centro-Oeste

Operação da PF no MS mira organização que movimentou R$ 32 milhões em contrabando

Notícias mais lidas agora

imasul concurso

PGE-MS faz correição no Imasul e abre canal para receber denúncias sobre serviços

Supercopa de Vôlei: público em Campo Grande é garantia de ‘casa cheia’ em eventos nacionais

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

MT: polícia investiga vazamento do vídeo de noiva na casa de padre

Últimas Notícias

Mundo

Nestlé anuncia corte de 16 mil empregos para acelerar redução de custos

Medida a nível global foi tomada por CEO que assumiu o cargo em setembro

Cotidiano

Campo Grande define datas e servidores poderão ter até 7 dias de folga no fim de ano

Durante o recesso de fim de ano, servidores terão que se revezar entre dois períodos para preservar a prestação dos serviços

Polícia

VÍDEO: Traficante é preso e adolescente apreendido após perseguição em MS

Dupla tentou fugir da polícia e foi perseguida, até que o veículo foi interceptado em frente a uma conveniência

Famosos

Gabi Moura: Quem é a tiktoker brasileira que polemizou no desfile da Victoria’s Secret

Gabi Moura dividiu opiniões ao desfilar no Victoria’s Secret Fashion Show; entenda a situação