Pular para o conteúdo
Cotidiano

Insalubre: Qualidade do ar em Campo Grande deve piorar na próxima semana

Medição feita pelo site suíço IQAir mostra que os índices devem piorar
Renata Portela -
Incêndio registrado em Campo Grande (Henrique Arakaki, Midiamax)

A qualidade do ar na tarde desta terça-feira (10) em segue considerada insalubre. O site suíço IQAir faz a medição em tempo real, em todo o mundo, e aponta Mato Grosso do Sul com índices insalubres e considerados não saudáveis para grupos sensíveis.

Além disso, nos próximos dias a qualidade do ar deve piorar, conforme a previsão. Essa leitura da qualidade é feita com uma escala que vai de 0 a 500 IQA (Índice de Qualidade do Ar).

Assim, leituras acima de 100 já são consideradas insalubres. Em Campo Grande, nesta terça-feira, a leitura é de 155. Em São Paulo (SP), a qualidade registrada na segunda-feira (9) foi de 158 e considerada a pior entre as grandes cidades do mundo.

Índice vai piorar

Apesar de já marcar um índice alto do IQA, com condições consideradas insalubres, Campo Grande terá uma piora na qualidade do ar. O mesmo site indica que na quarta e quinta-feira o índice será de 121 e 142.

Assim, o ar será considerado não saudável para grupos sensíveis. Porém, na sexta-feira a qualidade volta a piorar e atinge 177 IQA. Na segunda-feira (16), o valor é ainda pior, 196 IQA.

A recomendação é evitar exercícios ao ar livre, fechar janelas para evitar a entrada do ar poluído na casa e utilizar máscara de proteção. Ainda se possível usar um purificador de ar.

(Reprodução, IQAir)

Poluente PM2.5

Um outro índice é o monitoramento dos poluentes ligados aos impactos na saúde humana. Com isso, PM2.5 são as partículas com diâmetro igual ou inferior a 2,5 micrômetros.

Quando inalado, o PM2.5 é absorvido na corrente sanguínea e relacionado a doenças como acidente vascular cerebral, doenças cardíacas, pulmonares e ainda câncer.

Nesta terça-feira, Campo Grande marca um índice de 12,2 vezes mais a concentração de PM2.5 do que o valor de referência para qualidade do ar da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Em São Paulo (SP), esse valor no mesmo horário é de 9,8 vezes a concentração de PM2.5.

Cidades mais poluídas

Pelo IQAir ainda é possível identificar as cidades mais poluídas e com a pior qualidade de ar. São elas Porto Murtinho (168 IQA), Corumbá (165 IQA) e (164 IQA).

Essas cidades são diretamente afetadas pelos incêndios que atingem o Pantanal. Nessa lista, Campo Grande aparece como a 24ª cidade de Mato Grosso do Sul mais poluída.

Previsão para os próximos dias

Conforme o meteorologista do Cemtec MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), Vinícius Sperling, para os dias 15 e 16 de setembro há um indicativo de melhora momentânea para algumas regiões do Estado, principalmente na metade sul.

Isso deve acontecer devido à chegada de uma curta frente fria, com possibilidade de chuva. A umidade relativa do ar pode passar para 50 a 60%. Porém, os municípios do norte do Estado, que apresentam o cenário mais crítico em qualidade de ar, não devem apresentar esta melhora.

Já em relação à fumaça que persiste em Mato Grosso do Sul, o meteorologista explica que não há previsão de trégua. Pelo contrário, o monitoramento indica condições favoráveis para os próximos dias.

Ainda segundo o especialista, não é possível estipular o dia para o fim da cortina de fumaça, pois, mesmo com as mudanças dos ventos, há um corredor de fumaça carregada de outras regiões, por exemplo, da Amazônia, Paraguai e estados vizinhos.

“Nesses últimos dias, devido aos ventos de leste a nordeste, vem muita fumaça de São Paulo e Minas Gerais. Todos os biomas queimam muito. Ou a gente vive com fumaça, ou mudamos (os hábitos) urgentemente. As secas e as ondas de calor estão aí provando que precisamos pensar. Não existe imunidade para isso (fumaça). Está péssima a qualidade do ar, talvez, não percebemos tanto, mas tem impactos para população”.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

CPMI do INSS retira de pauta quebra de sigilo do ex-ministro da Previdência Carlos Lupi

Nestlé anuncia corte de 16 mil empregos para acelerar redução de custos

Campo Grande define datas e servidores poderão ter até 7 dias de folga no fim de ano

VÍDEO: Traficante é preso e adolescente apreendido após perseguição em MS

Notícias mais lidas agora

imasul concurso

PGE-MS faz correição no Imasul e abre canal para receber denúncias sobre serviços

Supercopa de Vôlei: público em Campo Grande é garantia de ‘casa cheia’ em eventos nacionais

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Gabi Moura: Quem é a tiktoker brasileira que polemizou no desfile da Victoria’s Secret

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Luan sem Grana e Ana Costela se encontram em churrasco em MS: ‘cópias perfeitas’

Gravado em MS, vídeo da interação passa das 9 milhões de visualizações e tem confundido internautas nas redes sociais

Le Blog Maria Antonia

Anitta se encontra com rei Charles III durante evento na Inglaterra

A artista esteve acompanhada do Cacique Raoni e de outros líderes indígenas, reforçando o compromisso com causas ambientais e o diálogo intercultural.

Famosos

Mansão de Ana Castela tem ‘quarto das Barbies’, decoração com presentes de fãs e 110 chapéus; veja

Ana Castela é dona de uma mansão luxuosa em Londrina, no Paraná; saiba detalhes do imóvel

MidiaMAIS

‘Aqui é bar, não boate’: Boteco da Afonso Pena proíbe influencer de fazer dancinha e causa climão

Para clientes, bar deveria ter avisos sobre a proibição de dançar para evitar situações constrangedoras