Pular para o conteúdo
Cotidiano

Iphan-MS detecta irregularidades e notifica Prefeitura após desabamento de cobertura no Complexo Ferroviário

Desabamento ocorre em meio à disputa entre Iphan-MS e Prefeitura que envolve revitalização da Feira Central e do Complexo Ferroviário
Osvaldo Sato -
Iphan-MS vistoriou o local após desabamento da cobertura (Fala Povo, Midiamax)

Após o desabamento do telhado do antigo armazém de trens localizado na rotunda ao lado da Feira Central, que ocorreu no último domingo (7), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional () de Mato Grosso do Sul vistoriou o local e emitiu laudo de fiscalização sobre as condições do local.

Segundo a entidade, este laudo gerou um “auto de infração expedido em nome do responsável pelo espaço, a Prefeitura Municipal de , encarregada pela gestão e manutenção do local. O auto de infração pode gerar multa e/ou termo de compromisso”, esclareceu o Iphan. Os trâmites que asseguram o Poder de Polícia Administrativa é a Portaria Iphan n.º 187/2010.

O edifício denominado ‘abrigo de locomotivas’  integra o Complexo Ferroviário de Campo Grande e tombado pelo Iphan nos níveis Municipal, Estadual e Federal.

O desabamento se deu por volta das 10 horas, quando a antiga estrutura de madeira não suportou o impacto das chuvas e cedeu, balançando até a fiação elétrica próxima à feira. 

Diante da atual situação em que se encontra este e demais construções, o Complexo Ferroviário tem sido alvo de uma disputa entre a administração municipal, que busca reformar toda a área da Feira Central, que está localizada dentro do Complexo, e o Iphan de Mato Grosso do Sul, que também almeja entregar a do espaço à população, com um “espaço urbano requalificado e com os seus usos adequados”.

O superintendente do Iphan MS, João Henrique dos Santos, explica que o Instituto articulou, junto à Secretaria de Cultura e Turismo do município de Campo Grande (), a submissão de um projeto no programa do Governo Federal PAC Seleções, visando a revitalização do Complexo Ferrroviário.

“O projeto foi selecionado para receber o valor de R$ 800 mil de verba federal e a concretização dessa ação é uma garantia para que após essa etapa seja possível captar recursos para execução das obras”, destacou.

Reforma da Feira Central

Entretanto, o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Marcelo Miglioli, reclamou da não aprovação do projeto apresentado pela Prefeitura, que prevê investimentos de R$ 40 milhões para reforma especificamente da Feira Central.

“Para executar a obra, algumas liberações são necessárias. O Iphan de Mato Grosso do Sul não aprovou o projeto e, após a negativa, encaminhamos um recurso para o Iphan Nacional e estamos no aguardo”, disse o secretário.

O projeto da reforma da Feira Central prevê uma estrutura de 11.500 metros de área construída, distribuída em dois andares.

A proposta do Iphan-MS contempla os demais prédios do Complexo Ferroviário, e visa revitalização para uso e destinação pela Secretaria de Cultura e Turismo do município de Campo Grande (Sectur).

Em nota, a Sectur reforça que o projeto de reforma da Feira Central não inclui a reforma da Rotunda Ferroviária. “Recentemente, um projeto da Sectur foi aprovado pelo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, para a elaboração de um projeto arquitetônico para a reforma de todo o complexo da Esplanada Ferroviária, e neste, está incluída a Rotunda”, diz a nota.

(Atualizada às 17h50 para acréscimo de informações)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Últimas Notícias

Cotidiano

Quinta-feira começa com sol entre nuvens, mas previsão indica chance de chuva em MS

Calor predomina e máxima pode alcançar os 39°C, com destaque para as regiões Sudoeste e Pantaneira

Bastidores

[ BASTIDORES ] Combateu o bom combate

Reunião de relatora para relator antes de votação em comissão

Sérgio Cruz - O dia na história

1991 – Papa João Paulo II visita Campo Grande

Em primeira visita ao Brasil, pontífice incluiu a capital de Mato Grosso do Sul em seu roteiro

Cotidiano

VÍDEO: Eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído