Pular para o conteúdo
Cotidiano

Justiça mantém empréstimo de até 40% do salário para servidores de Mato Grosso do Sul

Ação Civil Coletiva proposta pelo IPEC requeria limite de 35% na margem consignável
Osvaldo Sato -
No empréstimo consignado as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento (Foto Ilutrativa)

Após ação civil coletiva impetrada pelo IPEC (Instituto de e Estudo das Relações de Consumo do Brasil), a Justiça decidiu como improcedente o pedido realizado de limitar a concessão de empréstimo consignado a 35% do salário líquido dos servidores estaduais de . Dessa forma, segue mantida a margem de 40% liberada pelo Governo do Estado, estabelecido pelo advento da Lei nº 14.431/2022 os limites de desconto para fim de consignação em folha de pagamento.

O IPEC alegou que sua solicitação visa a “proteção do direito dos consumidores servidores públicos estaduais e municipais, ativos e inativos, que se encontram em situação de superendividamento”. Caso fosse aceito, os servidores não poderiam obter empréstimos consignados em um total que as prestações mensais ultrapassassem 35% de seus salários.

A decisão final do juiz Ariovaldo Nantes Corrêa, da 1ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos de , estabeleceu a manutenção desta margem consignável em 40%. “Cabe destacar que o estabelecimento de margem de consignação é feito em benefício do próprio servidor, de um lado para evitar o seu endividamento além da capacidade remuneratória e, de outro, possibilitando que efetue empréstimos a juros reduzidos, como é o caso do empréstimo consignado”, diz a decisão.

A publicação da decisão foi feita na última segunda-feira (9) no Diário Oficial. “Como restou reconhecido inexistir ilegalidade ou irregularidade na fixação da margem de consignação em folha de pagamento dos servidores do Estado de Mato Grosso do Sul como fixada pelo Decreto Estadual nº 12.796/2009, não se cogita de mudança na limitação do percentual da margem consignável como pretendida pelo requerente”, diz a sentença.

Empréstimo Consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de empréstimo em que as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento ou do benefício do contratante. Essa opção é mais fácil de conseguir, pois os juros costumam ser mais baixos.

Grosso modo, podem contratar consignados servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS e até celetistas (trabalhadores de carteira assinada), desde que a empresa tenha convênio com instituições autorizadas para oferecer o crédito.

A margem consignável é o valor máximo da renda mensal que pode ser comprometido com um empréstimo consignado. Essa margem varia de acordo com os contratos de .

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Bebê de 11 meses morre na Santa Casa após se afogar em piscina de plástico

Thiago Silva faz de voleio no último lance e salva o Fluminense diante do Juventude

Gasolina comum registra diferença no preço de 9,56% a 14,87% em Campo Grande

Vitória ganha clássico do Bahia e fica a três pontos do Santos na luta contra o rebaixamento

Notícias mais lidas agora

Rombo de R$ 106 milhões no TCE-MS: STJ ‘enxuga’ ação para julgar Waldir Neves e Iran Coelho

treinadora volei supercopa

‘Momento de orgulho’: de Campo Grande, treinadora nacional de vôlei celebra Supercopa em sua cidade

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Leilão oferece lote único de 60 toneladas de restos de veículos em MS

Últimas Notícias

Cotidiano

Trabalhador rural perde a visão enquanto cortava lenha no Pantanal do Paiaguás

Aproximadamente 120 km via fluvial da área urbana de Corumbá

Mundo

Morre Ace Frehley, guitarrista fundador do Kiss, aos 74 anos

Quando a formação original do conjunto foi introduzida no Hall da Fama do Rock em 2014

Cotidiano

EMHA convoca suplentes selecionados para a Vila da Melhor Idade

Edital Informativo também tornou público a relação de pessoas desclassificadas do processo

Brasil

Quilombolas lançam NDC própria e cobram inclusão na política climática

Documento propõe que o Estado brasileiro reconheça os territórios quilombolas