Pular para o conteúdo
Cotidiano

Legado da pandemia? Telemedicina em MS antecede Covid e tem mais de 400 consultas mensais

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, são realizados 412 teleatendimentos em diversas áreas, por mês, no Estado
Liana Feitosa -
Telemedicina durante a pandemia (Divulgação Sesau).

A telemedicina veio para ficar. Muito usada durante a pandemia de covid-19, a ferramenta continua ativa em e é amplamente usada no SUS (Sistema Único de Saúde) para atendimentos a distância em diversas áreas e também para ajudar a “desafogar” filas de espera por consultas médicas.

De acordo com a SES (Secretaria de Estado de Saúde), são realizados, em média, 412 teleatendimentos por mês no Estado, além de 3.600 diagnósticos de exames.

Contudo, o serviço oferecido para usuários do SUS que buscam atendimento nas unidades de saúde do Estado não é algo novo, nem mesmo surgiu na pandemia. Segundo a SES, a telessaúde é um programa da secretaria que desde 2011 oferece diferentes serviços, e que atualmente faz parte do programa SUS Digital.

Além dos atendimentos remotos, são realizados no Estado cerca de 140 exames de “teledermatologia” e “tele-estomatologia”, além de 3.600 exames de “tele-ECG”, que disponibiliza via online laudos de eletrocardiograma com o objetivo de agilizar diagnósticos e tratamentos. 

Como funciona a telemedicina

“O programa aposta na organização da saúde com a integração digital dos processos de trabalho e gestão do cuidado em saúde, com oportunidade de melhoria a partir de adoção de tecnologias e automação de processos, estabelecendo direcionamentos para a transformação digital na saúde”, detalha a secretaria ao Jornal Midiamax.

Esses serviços são utilizados preferencialmente pelos profissionais da APS (Atenção Primária à Saúde), e incluem três modalidades: teleconsultas, telediagnósticos e teleducação.

Teleconsultas

As consultas digitais são usadas por várias especialidades médicas em MS. Em alguns casos, as consultas têm parceria com universidades do país, como é o caso da tele-estomatologia, que ocorre em parceria com a UFPB ( Federal da Paraíba). 

Também existe a oferta de assistência médica especializada em telemedicina por meio do Proadi-SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde), que é uma parceria criada em 2009 entre 6 hospitais de referência no Brasil e o Ministério da Saúde. 

Por meio da ferramenta há troca de informações e opiniões entre médicos. Ou seja, um médico entra em contato com outro para buscar ajuda para fazer um diagnóstico. A consulta pode ser feita por telefone, videochamada ou mesmo via chat.

Atendimento remoto de telemedicina – Ilustrativa (Banco de imagens Freepik).

Nesse programa, é usada a modalidade de teleinterconsulta em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein. Assim, 24 municípios estão contemplados com o programa no estado nas especialidades: Cardiologia Clínica, Pneumologia Clínica, Reumatologia Clínica, Infectologia Adulto, Neurologia Clínica, Neurologia Pediátrica, Endocrinologia Clínica, Endocrinologia Pediátrica, Gastroenterologia Pediátrica e Psiquiatria.

No entanto, além dessas especialidades, a modalidade é usada também nas seguintes especialidades em Mato Grosso do Sul: Medicina de Família e Comunidade; Infectologia; Mastologia; Pediatria; Nefrologia; Endocrinologia; Dermatologia; Cardiologia; Genética Médica; Hematologia; Psiquiatria; Odontologia Estomatologia; Enfermagem em Cuidados Paliativos e Terapia da Dor; Fonoaudiologia. 

Telediagnóstico

Semelhante a teleconsultas, ou teleconsultorias, essa versão permite otimizar o acesso a laudos de exames, enviando pela internet resultados, imagens e gráficos, garantindo facilidade de diagnóstico e análise aos profissionais da saúde.

Em Mato Grosso do Sul, essa modalidade é usada em Cardiologia, com o “tele ECG”, em parceria com o Centro de Telessaúde do Hospital das Clínicas da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais); também em Dermatologia, com o “teledermato”, em parceria com o Núcleo de Telessaúde da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).

Teleducação 

Como o nome já diz, “é a oferta de web-palestras e processos de educação permanente para os profissionais de saúde, de acordo com as necessidades de formação demandadas pelas UBS (Unidades Básicas de Saúde) e/ou USFs (Unidades de Saúde da Família) dos municípios e pelas áreas técnicas da SES”, define o órgão estadual.

Vantagens da telemedicina

De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), a modalidade aumenta a resolutividade dos casos a nível primário. “Além disso, proporciona o fortalecimento do vínculo entre paciente e sua equipe de saúde. Essa modalidade diminui os encaminhamentos desnecessários às especialidades, reduzindo e otimizando as filas de acesso aos especialistas, além de reduzir os custos de deslocamento do paciente para os centros de atendimento especializado”, detalha a secretaria municipal. 

Entre os serviços oferecidos pelo município está a teleconsulta em Psicologia, que é quando o psicólogo atende o paciente de forma remota. “Neste caso, o paciente pode realizar seu atendimento de qualquer localidade que desejar, desde que tenha condições para realização da teleconsulta, como um local calmo e privado”, explica a Sesau.

Em também é ofertada a “telefisioterapia”, direcionada para queixas musculoesqueléticas, em grande maioria relacionadas à dor crônica, como, por exemplo, a lombalgia e lesão por esforço repetitivo. “Nesta modalidade, o paciente é atendido na unidade de saúde, acompanhado de um profissional de saúde, ou por meio de teleconsulta direta entre paciente e fisioterapeuta”, diz a Sesau.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Suspeita de veículo clonado? Detran orienta como proceder em casos de fraude

Mamadeiras para centros infantis de Três Lagoas vão custar meio milhão

Quem matou Odete Roitman? Campo-grandenses dão seus palpites sobre identidade do assassino

Bebê de 11 meses é reanimado e levado para hospital após se afogar em piscina de plástico

Notícias mais lidas agora

Rombo de R$ 106 milhões no TCE-MS: STJ ‘enxuga’ ação para julgar Waldir Neves e Iran Coelho

treinadora volei supercopa

‘Momento de orgulho’: de Campo Grande, treinadora nacional de vôlei celebra Supercopa em sua cidade

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Durante intervenção policial, jovem é ferido a tiros e morre em aldeia de Dourados

Últimas Notícias

Trânsito

Programe-se: Agetran anuncia interdições para o final de semana em Campo Grande

Os bloqueios estão programados para ocorrer entre sexta-feira (17) e domingo (19)

Cotidiano

Sangue, gritos e queda de avião: o que aconteceu no Aeroporto de Campo Grande?

Exercício contou com bombeiros civis e equipes de resgate no Aeroporto de Campo Grande e movimentação chamou a atenção

Brasil

Governo divulga regras para instrutores autônomos da ‘CNH sem autoescola’

Carteira Nacional de Habilitação pode passar por mudanças nas exigências

Loterias

Quem será o sortudo? Aposta de Campo Grande leva prêmio de R$500 mil na Loteria Federal

Bilhete foi comprado na Lotérica Trevo Hiroy, na Vila Alba