Pular para o conteúdo
Cotidiano

Mais de 13 mil pessoas já receberam o ‘novo RG’ em Mato Grosso do Sul

Emissão da Carteira de Identidade Nacional é obrigatória apenas para pessoas com o RG atual roubado, extraviado ou vencido
Lucas Caxito -
Carteira de Identidade Nacional, ou 'novo RG'. (Arquivo, Midiamax)

Mato Grosso do Sul emitiu, até o momento, 13.750 novas CINs (Carteira de Identidade Nacional), também conhecida como “novo RG”, segundo dados da (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública). Iniciado no dia 11 de janeiro, o período de agendamentos da CIN completa 30 dias neste sábado (10). Entre os agendamentos da nova carteira, 1.392 não foram emitidas por ausência de documento ou irregularidade no CPF.

A solicitação da primeira via é isenta de taxas, e para quem deseja emitir o documento no mês de fevereiro, o agendamento está aberto. Os interessados devem acessar o site da Sejusp e selecionar o posto de identificação mais próximo de seu município. Além disso, é preciso selecionar o dia e horário mais conveniente para o agendamento.

O posto de identificação, localizado no Shopping Pátio Central, na Rua Marechal Rondon, disponibiliza 198 vagas diárias, de segunda a sexta-feira. Entretanto, há planos para aumentar esse número para até 250 agendamentos por dia.

O que é a CIN?

O documento reúne todos os dados do brasileiro em um só lugar e a partir de agora serão integrados. A nova identidade segue padrões internacionais e possui o código MRZ, mesmo do passaporte, que permite a entrada em países do Mercosul com maior facilidade.

Vale lembrar que a CIN segue sendo impressa em papel-moeda em Mato Grosso do Sul, mas há expectativa que a partir de 2024 a CIN seja impressa em cartão.

Conforme a lei federal, o novo prazo de validade será de cinco anos para crianças de 0 a 12 anos; e de 10 anos para pessoas de 12 a 59 anos. Para os idosos acima de 60 anos a validade é indeterminada.

Como tirar o novo RG?

  1. Acesse o site http://servicos.sejusp.ms.gov.br/
  2. Clique em 1º ou 2ª via (qualquer uma das opções abrirá o agendamento)
  3. Escolha o endereço do posto de identificação mais perto de você
  4. Selecione o dia e horário
  5. Preencha os campos obrigatórios
  6. Digite os caracteres de segurança

Uma confirmação de agendamento será enviada para o e-mail. No dia agendado, o morador precisa levar os documentos de CPF e certidão de nascimento ou casamento e divórcio. Outros documentos opcionais são: Certidão de Naturalização, NIS, PIS, PASEP, tipagem sanguínea e título de eleitor.

Versões física e digital

A CIN será emitida em duas versões: física e digital, que possuem o mesmo layout e segurança. A versão física, em papel ou em policarbonato, atende aos que não possuem acesso à internet, smartphones ou computadores. Já o documento em formato digital é obtido por meio do aplicativo GOV.BR, mas somente após a emissão da carteira física.

Para verificar a autenticidade do documento, a nova identidade contará com um QR Code, que poderá ser lido por qualquer cidadão e vai permitir checar se a identidade é autêntica e se foi furtada ou extraviada.

Quando emitir a CIN?

A emissão do novo documento não é obrigatória, uma vez que o atual RG tem validade de dez anos. Só deverá solicitar a CIN os cidadãos que estiverem com a carteira de identidade vencida, roubada ou extraviada.

“As pessoas não precisam encher os postos de emissão logo que o processo for iniciado, só precisa emitir a CIN quando seu RG vencer ou em casos de roubos e extravios”, destaca o diretor e perito papiloscopista do IIGP (Instituto de Identificação Gonçalo Pereira), Márcio Cristiano Paroba.

Conforme o Governo Federal, o RG atual perderá a validade apenas em fevereiro de 2032.

A primeira via em papel e a versão digital da nova Carteira de Identidade Nacional serão gratuitas. Em Mato Grosso do Sul, a emissão da segunda via é gratuita em caso de roubo, mediante a apresentação do Boletim de Ocorrência.

Os estados podem realizar a cobrança apenas em caso de emissão da segunda via do documento, como em caso de extravios, ou se o cidadão solicitar a versão em policarbonato. Em MS, o valor da segunda via será de R$ 189,68.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
corrida

Com paralisação do ônibus, preço da corrida por aplicativo dispara em Campo Grande

Bandidos fogem após atirar contra carro durante tentativa de roubo frustrada em Campo Grande

‘Bonde da beleza’ nasceu no Jardim Aeroporto e leva autoestima para vítimas do câncer

Boadrasta? Ana Castela surpreende filhos de Zé Felipe com presentes

Notícias mais lidas agora

Motoristas do Consórcio Guaicurus paralisam por atraso do vale e Campo Grande amanhece sem ônibus

Consórcio Guaicurus confessa erro e terá de pagar R$ 59,8 mil após condenação na Justiça

Prefeito barrou investigação de contratos suspeitos de fraude 2 meses antes de prisão em Terenos 

Vítima de bala perdida em tiroteio na fronteira com MS era brasileiro e morre em hospital

Últimas Notícias

Cotidiano

Atenção à Gagueira: em MS, falar é ato de resistência e coragem para quem enfrenta condição

Data visa frear a desinformação e contribuir com a promoção de espaços inclusivos e acesso ao tratamento adequado. Em MS, acompanhamento é oferecido pelo SUS

Mundo

Ucrânia: Ataque russo com mísseis e drones deixa ao menos dois mortos em Kiev

Ofensiva atingiu prédios residenciais e provocou incêndios e danos em hospitais e gasodutos

Cotidiano

Campo Grande amanhece com frio de 10°C, mas terá elevação nas temperaturas

Às 5h, a sensação térmica era de 9,9°C na Capital, mas a temperatura pode chegar a 32°C à tardew

Cotidiano

Passageiros reclamam que motoristas não avisaram sobre a paralisação de ônibus

Motoristas de ônibus do Consórcio Guaicurus paralisaram as atividades por atraso do adiantamento salarial, no entanto, a população não foi avisada