Os olhares atentos perceberam que os ipês-brancos já estão floridos em Campo Grande. A cidade é conhecida como a Capital dos ipês, mas registra a florada antecipada por conta das mudanças no clima. A florada era esperada para o fim de setembro e início de outubro.
O biólogo José Milton Longo explica que as flores responde aos estímulos da época. Normalmente, o ipê-branco floresce entre setembro e outubro. Ainda estamos em agosto. Inclusive, também estão florindo árvores de pequeno porte.
“Parece que esse momento agora tem temperaturas de veronico (período de estiagem, acompanhado por calor intenso) e que pode ser muito parecido com o que seria em outubro, com temperaturas mais altas, como está ocorrendo agora. Isso é o sinal para que eles começassem a florescer”.
Contudo, o especialista ainda acredita que uma segunda florada neste ano pode ser possível diante das ondas de calor, assim como já ocorreu com a florada o ipê-amarelo e rosa.
“A gente teve a florada do ipê-rosa duas vezes, que pode acontecer até uma terceira, que está acontecendo sobreposição. Agora, vamos esperar para ver quanto tempo vai durar essa florada do ipê-branco, porque são bem efêmeras mesmo”.

Geralmente, a florada dura de cinco a sete dias, entretanto, tende a cair mais flores com ventos fortes ou chuva, pois o processo reprodutivo é menor. “Acho que se continuar dessa forma, com entrada de frente fria, entrada de onda de calor, vai ter mais uma florada dele lá para outubro. Vamos ver o que a mãe natureza vai dizer”.
No ano passado, a florada evidente era do ipê-amarelo, que formada um verdadeiro tapete colorido nos pontos da cidade. O ipê-amarelo floresce geralmente entre em agosto e setembro.