Pular para o conteúdo
Cotidiano

Olhe para cima: Espetáculo astronômico está bombando no céu e você ainda não viu?

Aproveite a estiagem da chuva e olhe para os céu por algumas horas
Fábio Oruê -
halley espetáculo
Chuva é provocada por rastro de poeira do Halley (Arquivo, Nasa)

Em 1985 o cometa Halley cruzou os céus perto do planeta Terra e deixou para posteridade um rastro de poeira cósmica que forma um espetáculo astronômico anual deste então. E se você perdeu seu pico, na madrugada desta segunda-feira (21), ainda pode olhar para cima e apreciar a queda das ‘estrelas cadentes’.

Apesar de não serem de fato estrelas, quando a Terra atravessa o rastro de poeira do Halley, as partículas entram na atmosfera a uma velocidade de cerca de 67 km por segundo, produzindo os famosos rastros de luz.

E este espetáculo é nomeado de chuva de meteoros Oriônidas. O fenômeno ocorre anualmente entre os dias 2 de outubro e 7 de novembro. Então, ainda dá para tirar um tempo para observar o fenômeno.

Dá para ver em Mato Grosso do Sul?

Conforme o Olhar Digital, a chuva irradia mais intensamente no hemisfério norte, mas geralmente apresenta taxas ótimas para o Brasil – uma média de 25 meteoros por hora em condições extremamente ideias.

Quando mais abaixo no hemisfério, menor a taxa de meteoros. Em , a taxa deve ficar abaixo de 12 meteoros por hora. O melhor horário é durante a madrugada, quando há menos luz.

Além disso, a previsão indica uma semana chuvosa, ou seja, é necessário olhar também o tempo para não perder tempo (principalmente se for se afastar da cidade). Segundo o Observatório do Lago Alqueva, devido à presença da Lua, as melhores datas para observar os meteoros serão nos dias 26 e 27 de outubro, quando a visibilidade deverá ser maior.

Próximas chuvas de meteoro em 2024

  • Leônidas: ativa de 6 a 30 de novembro no mundo todo (mais no hemisfério norte), com pico de 17 a 18 de novembro. Previsão de meteoros por hora: 10;
  • Geminídeas: ativa de 4 a 20 de dezembro no hemisfério norte, mas com boa visibilidade a partir do Brasil, com pico de 14 a 15 de dezembro. Previsão máxima de meteoros por hora: 120
  • Ursids: ativa de 17 a 26 de dezembro no hemisfério norte, com pico de 22 a 23 de dezembro. Previsão máxima de meteoros por hora: 10.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Sport e Ceará marcam no fim e empatam no clássico nordestino da 28ª rodada

Últimas Notícias

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians

Polícia

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Não conseguiram ajudar Victor que desapareceu nas águas

Esportes

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

O Vasco conquistou uma grande vitória na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, na capital cearense. Jogando com um a menos desde a primeira etapa e sofrendo pressão do Fortaleza, o time de Fernando Diniz soube suportar e com direito a lei do ex e quebra de tabu, superou o time da casa por 2 … Continued

Polícia

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

A ocorrência segue sob investigação da polícia