Pular para o conteúdo
Cotidiano

Pantanal recebe 80 agentes da Força Nacional nesta semana para ajudar a combater incêndios

Três ministros devem ir a Corumbá na sexta-feira para acompanhar combate aos incêndios
Priscilla Peres -
Fogo na margem da BR-262, próximo a Corumbá (Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)

O Ministério da Justiça e Segurança Pública confirmou que 80 agentes da Força Nacional chegam ao Mato Grosso do Sul nesta semana, para combater incêndios e queimadas no Pantanal. Metade do efetivo composto por mobilizados do Corpo de Bombeiros Militar tem previsão de chegada nesta quinta-feira e os outros 40 agentes devem chegar no sábado (29).

A atuação dos profissionais de segurança pública atende a solicitação do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), prevista na Portaria do MJSP nº 641/2024. As operações serão realizadas nas áreas de atuação do instituto, na região pantaneira, também para combater o desmatamento, invasão de áreas federais e extração ilegal de minério e madeira.

Serão utilizados materiais como caminhões de combate a incêndios florestais, abafadores, enxadas, ferramentas de escavação, tochas de incêndio, cortadores de mato, sopradores, facões, tanques flexíveis, drones, geradores de energia, dispositivos GPS, machados, picaretas e medidores de clima, além de EPI (Equipamento de Proteção Individual).

Meio Ambiente anunciou aumento do efetivo

“Nós estamos diante de uma das piores situações já vistas no Pantanal”, disse a ministra Marina Silva após a segunda reunião da Sala de Situação para ações de controle e prevenção do desmatamento e enfrentamento de incêndios e queimadas no Pantanal e na Amazônia. Três ministros devem desembarcar em na sexta-feira (28), para ver de perto a situação.

Marina Silva anunciou o aumento do efetivo de profissionais para combate ao fogo no Pantanal. Atualmente, a operação conta com 175 brigadistas do Ibama, 40 do ICMBio, 53 combatentes da Marinha atuando no território. Além disso, profissionais do Corpo de Bombeiros e brigadistas da iniciativa privada também estão envolvidos nas ações.

“Teremos um adicional de 50 brigadistas do Ibama, 60 que virão da Força Nacional, além de termos também uma mobilização de mais brigadistas do Ibama a partir da necessidade que tivermos de fazer essas contratações, inclusive fazendo mudanças no marco regulatório, para que seja diminuído o interstício de seis meses para três meses e poder contratar esses brigadistas com mais celeridade”, pontuou a ministra.

Sofrimento e desolação

A equipe do Jornal Midiamax percorreu trechos que foram devastados pelo fogo. O cenário de desolação encontrado sequer tinha sido tocado pelo fogo, mas já sentia as fortes consequências de um foco de incêndio próximo dali.

Os movimentos lentos na terra e o olhar cansado da pequena rã era de quem já estava entregue à própria sorte e não poderia contar nem com a Mãe Natureza, que parecia já ter deixado aquele local no Pantanal há tempos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Sônia Tissiani e sua sobrinha Silvia Roberta - (Foto: Julia Rodrigues)

‘Jogo fantástico’, opina Vovó do Crossfit sobre final femina da Supercopa de Vôlei

Do RJ e de Corumbá, influencers vibram pela Supercopa Feminina em Campo Grande

Matheus Martins foi uniformizado para assistir final feminina da Supercopa no Guanandizão - (Foto: Julia Rodrigues)

Fã do Osasco foi ao Guanandizão ver Camila Brait antes da jogadora se aposentar

Cruzeiro vence Fortaleza e segue na cola dos líderes do Brasileirão

Notícias mais lidas agora

Sesi Bauru e Osasco São Cristóvão disputaram final feminina da Supercopa de Vôlei no Guanandizão

Osasco vence Supercopa de Vôlei por 3 sets a 0 contra Sesi Bauru no Guanandizão

presidentes funesp e federação de volei supercopa

‘Que seja a 1ª de muitas’: presidentes da Funesp e da Federação de Vôlei celebram Supercopa em Campo Grande

Medalhistas olímpicos na quadra e na tribuna: Yeltsin comemora final da Supercopa na Capital

Professor de "La Casa de Papel" e Homens-Aranhas na Supercopa - (Foto: Julia Rodrigues)

Dois homens-aranha e professor de La Casa de Papel roubam a cena no Guanandizão durante a Supercopa de Vôlei

Últimas Notícias

Esportes

Técnico do Osasco, campeão da Supercopa, agradece Campo Grande: ‘dias maravilhosos’

Treinador da equipe de vôlei feminino do Osasco Voleibol Clube e é um dos maiores nomes da história do clube.

Esportes

Vice-campeã olímpica, Camila Brait comemora vencer a última Supercopa em Campo Grande

Brait é vice-campeã olímpica e tem 36 anos

MidiaMAIS

‘Realizadíssima’ e muito fã de vôlei, mãe leva filha de 3 meses para não perder final da Supercopa no Guanandizão

"Tô amando Campo Grande, no interior eu nunca ia ter acesso a um jogo desse", afirmou Mariane

Esportes

Ovacionada, Tifanny Abreu comemora início de temporada com vitória em Campo Grande

'Precisamos de um time forte e é esse o time que estamos projetando', disse