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Cotidiano

Pedágio cobrado na BR-163 irá dobrar de valor em três anos, diz sindicato de transportadoras

A audiência aconteceu no auditório da Fiems
Diego Alves -
A CCR MSVia não cumpriu com todas as duplicações previstas no contrato de concessão e valores cobrados nas praças de pedágio chegaram a ser questionados | (Divulgação, CCR MSVia)

Valor do pedágio cobrado pela CCR-MSVia em irá dobrar nos próximos três anos, de acordo com o SETLOG-MS (Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística de Mato Grosso do Sul).

Representantes do sindicato participaram, nesta terça-feira (17), da audiência pública da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) em , para apresentar proposta de repactuação do contrato de concessão da rodovia -MS, sob responsabilidade da Concessionária de Rodovia Sul-Matogrossense S.A. (CCR-MSVia). A audiência aconteceu no auditório da (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul).

Ainda segundo o SETLOG-MS, o diretor geral da ANTT, Rafael Vitale, iniciou a explanação da proposta de readaptação do contrato, falando que esta seria a solução mais rápida para a retomada das obras necessárias para tornar a via mais segura, justificando também os investimentos que serão feitos e a necessidade de aumentar o pedágio, que deve dobrar de valor nos próximos três anos.

De acordo com o sindicato, Cláudio Cavol, a audiência pública foi uma decepção pois conforme foi explicado, o novo contrato não permite mais mudanças significativas, que possam de fato beneficiar o usuário.

Cavol criticou, também a falta de divulgação desse evento tão importante para o setor e para a população. “Eu mesmo fiquei sabendo ontem pelo site da ANTT às 15H e acredito que se tivesse sido melhor divulgado, teríamos trazido mais gente, empresários do setor, da agropecuária, agricultura para melhorarmos muito as sugestões aqui dadas”, afirmou.

Em sua avaliação, o aumento de 100% de aumento nas tarifas de pedágio nos próximos anos é catastrófico para a economia sul-mato-grossenses. “Além de grandes produtores, nós temos os pequenos. E como é que esse pessoal vai escoar sua produção do campo para a cidade com uma tarifa tão cara assim como está se apresentado? Só para se ter uma ideia, eles estão permitindo que a CCR Via aumente em 33% a tarifa de pedágio já no próximo ano com um mínimo de investimento, com apenas 10 ou 11 quilômetros de duplicação. Isso já é um desastre, imagina daqui três anos quando for 100%?”, questionou Cavol.

Sobre a possível duplicação dos 845 quilômetros até 2054, anunciada pelo Diretor geral da ANTT, Rafael Vitale, Cavol é enfático: “Quem viver, verá. Mas até lá, vamos continuar a pagar um dos pedágios mais caros do Brasil sem ter o devido serviço”.

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