Pular para o conteúdo
Cotidiano

Pode? Dono de Fiat Uno transforma carro em conversível: ‘virou uma Saveiro’

Modificações em veículos devem ser comunicadas ao Detran-MS
Thalya Godoy -
Página compartilha imagens do veículo. (Reprodução Redes Sociais)

Fiat Uno é um dos carros queridinhos no Brasil devido ao bom custo-benefício, mas um em especial tem chamado a atenção em devido a modificação que os proprietários realizaram no veículo: transformaram o automóvel em um “conversível” ao retirarem o teto do Uno quadrado. 

O carro possui até perfil público nas redes sociais em que são compartilhadas imagens do veículo. Nesta terça-feira (30), por exemplo, foram publicados vídeos que mostram que o Fiat Uno conversível está com o para-brisa trincado e aparenta não possuir cinto de segurança. 

Parte das imagens foram feitas na Avenida Guaicurus. “Conversível virou um [Volkswagen] Saveiro para carregar as peças [de um carro]”, disse o motorista em um dos stories. Dirigir com o para-brisa trincado ou sem cinto de segurança é considerado infração grave, rende perda de cinco pontos na CNH e multa de R$ 195,23.

É importante ressaltar que alterações de características originais dos veículos, sejam de luxos ou não, precisam ser comunicadas ao (Departamento Estadual de Trânsito). 

No início deste ano, o órgão estadual em emitiu um alerta para regularização de veículos modificados após a morte de quatro jovens por asfixia dentro de uma BMW, em Balneário Camboriú (SC). Uma alteração no escapamento do veículo pode ter causado vazamento de monóxido de carbono.

O BPMTRAN (Batalhão De Polícia Militar De Trânsito) reforça que os proprietários devem ficar atentos ao que rege a legislação, especialmente o CTB (Código de Trânsito Brasileiro).

O Midiamax solicitou ao Detran-MS informações sobre a situação do Fiat Uno conversível. Em resposta, o órgão afirmou que não está autorizado a passar informações específicas sobre veículos devido à LGPD (Lei Geral de de Dados),

Como regularizar as modificações?

Um veículo só pode ter as características alteradas após obter autorização junto ao Detran e se estiver de acordo com as normas vigentes. O proprietário deve informar por meio de um requerimento quais as alterações deseja realizar. 

As mudanças mais realizadas em Mato Grosso do Sul são a troca de carroceria e inclusão de eixo em veículos como caminhões.

Após providenciar a autorização e fazer as modificações, o dono do veículo deve obter um CSV (Certificado de Segurança Veicular) válido, emitido por um engenheiro mecânico em uma ITL (Instituição Técnica Licenciada) em concordância com a autorização concedida pelo Detran.

Durante a vistoria na ITL serão avaliados os itens de segurança, estruturais e emissão de poluentes do veículo.

Após obter o CSV, o veículo deve passar por uma vistoria final para verificar os elementos de identificação do veículo e se as modificações correspondem com a autorização emitida.

A vistoria final é necessária para a emissão de um novo CRLV-e (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Eletrônico) pelo Detran em que serão registradas as modificações e deixando o veículo regularizado. 

Conduzir veículo modificado sem regularização é considerado infração grave de trânsito, sujeita à multa de R$ 195,23, perda de cinco pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e retenção do veículo para regularização.

*Matéria atualizada às 14h18 do dia 31 de janeiro de 2024 para acrescentar a resposta do Detran-MS.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Comediante campo-grandense se encanta com animação do público na final da Supercopa

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Governador Eduardo Riedel e primeira-dama Mônica Riedel prestigiam final da Supercopa

Cruzeiro vence segundo set na final da Superliga e final pode terminar no próximo set

Notícias mais lidas agora

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Campeão de tudo, Wallace segue motivado e realiza sonho de fãs mirins após título da Supercopa

Pela 2ª vez em Campo Grande, Douglas Souza quer férias para conhecer cidade ‘de verdade’

Sada Cruzeiro vence o primeiro set contra o Itambé Minas na final da Supercopa de Vôlei

Últimas Notícias

Esportes

Palmeiras sofre com erros individuais, Pedro se destaca e Flamengo vence ‘final’ do Brasileirão

Em uma das partidas mais aguardadas da temporada, o Palmeiras foi derrotado pelo Flamengo, por 3 a 2, neste domingo, no Maracanã, em partida válida pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro

Mundo

Rodrigo Paz é eleito presidente da Bolívia e defende pacificação interna

Paz defendeu a necessidade de pacificação interna após um dos pleitos mais polarizados dos últimos anos no país

Esportes

Campeão de tudo, Wallace segue motivado e realiza sonho de fãs mirins após título da Supercopa

Em entrevista ao Jornal Midiamax, ele destacou a dificuldade de se manter uma equipe no topo por tantos anos

Esportes

Pela 2ª vez em Campo Grande, Douglas Souza quer férias para conhecer cidade ‘de verdade’

Jogador foi eleito novamente melhor da partida em Campo Grande, mas revelou que não teve tempo de conhecer a cidade como gostaria