Pular para o conteúdo
Cotidiano

Servidores do IFMS rejeitam proposta de reajuste e mantêm greve em todas as unidades

Alunos do instituto seguem sem aula desde o dia 9 de abril
Liana Feitosa, Gabriel Neves -
Campus do IFMS (Divulgação)

O IFMS (Instituto Federal de ) rejeitou proposta do e mantém greve no Estado. Nesta quinta-feira (25) foi realizada assembleia local do Sinasefe (Sindicato Nacional do Servidores da Rede Federal) com os servidores do Estado para votar a aceitação ou não da proposta. Ao todo, foram 299 votos contra e 20 a favor da proposta, com 15 abstenções.

A assembleia foi realizada de forma híbrida, com participações presencial e online de 15 campi e da reitoria do instituto. Em todas as unidades a maioria dos votos foi contra a proposta. 

De acordo com Vitor Sanches, que faz parte do comando de greve, o resultado será enviado ao Sinasefe Federal, que apresentará o resultado ao governo. O comando de greve deve apresentar uma contraproposta. 

Diante disso, os representantes decidiram pela manutenção da paralisação. “Tem professores que estão aderindo ao movimento agora. E aí pressionar para uma nova mesa de negociação para que o governo apresente uma nova proposta. Assim a gente vai fazendo o movimento crescer até conseguir um meio termo entre o que a gente está pleiteando e o que o governo pode nos apresentar”, definiu Sanches.

Reivindicações

A categoria pede a reestruturação de carreiras tanto dos técnicos administrativos quanto dos docentes, além de um reajuste imediato e não o proposto, com 4,5% para 2025 e 4,5% para 2026. Os alunos seguem sem aula desde o dia 9 de abril, quando os servidores aderiram à paralisação nacional, no dia 3 deste mês. 

“No caso dos técnicos, para você ter uma ideia, estão os piores salários do serviço público federal. A gente tem técnico que ganha menos de dois salários mínimos quando entra na carreira. A gente vem de um histórico de congelamento salarial desde quando o (ex-presidente Michel) Temer assumiu”, disse.

“Então, quando o governo começa, ele dá 9% de aumento linear para todo mundo. Só que a proposta dele é um congelamento este ano de novo. A gente tem estimativas de perda de compras de 30%, 40%. Imagina o preço que as coisas eram em 2016, os preços são atualmente e a gente tem praticamente o mesmo salário daquela época”, completou Sanches.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Eduardo Bolsonaro terá prazo para responder a questionamento, se assim quiser (Pablo Valadares, Agência Câmara)

‘Nunca teve carteira assinada’: vereadores aprovam moção de repúdio a Eduardo Bolsonaro

treinadora volei supercopa

‘Momento de orgulho’: de Campo Grande, treinadora nacional de vôlei celebra Supercopa em sua cidade

Abram as janelas: fumacê percorre cinco bairros de Campo Grande nesta quinta-feira

O ministro João Carlos Parkinson de Castro (Marcos Ermínio

Ministro das Relações Exteriores vem a Campo Grande para palestra no Bioparque Pantanal

Notícias mais lidas agora

imasul concurso

PGE-MS faz correição no Imasul e abre canal para receber denúncias sobre serviços

Supercopa de Vôlei: público em Campo Grande é garantia de ‘casa cheia’ em eventos nacionais

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

BR-163

Vai viajar? BR-163 tem dez trechos interditados nesta quinta-feira

Últimas Notícias

Polícia

Tomado por ciúme, homem é preso em Bataguassu por agredir ex-companheira

Agressor teria arrancado o celular das mãos da vítima, arremessado no chão, ameaçado e agredido a vítima. O motivo alegado seria ciúmes

Cotidiano

Guarda Civil Metropolitana desocupa área invadida na Avenida José Barbosa Rodrigues

Casa demolida era completa com quarto, sala, cozinha e banheiro, estava murada e tinha até portão de elevação

Cotidiano

Inteligência Artificial: programa oferece 15 mil bolsas gratuitas para profissionais da educação

Visando otimizar aulas, Santander EducaIA irá capacitar docentes para o uso de ferramentas de Inteligência Artificial

Brasil

Vacina nacional contra covid deve chegar ao SUS no 1º semestre de 2026

Ministra Luciana Santos disse também que imunizante está na fase final