Pular para o conteúdo
Cotidiano

SES confirma dois novos casos de Mpox em Campo Grande

Com as confirmações, o número de casos em 2024 sobe para 11
Jennifer Ribeiro -
Sintomas da mpox incluem marcas na pele (Foto: Pixabay)

A SES (Secretaria Estadual de Saúde) confirmou dois novos casos de Mpox no Estado, ambos em . Com as confirmações, o número de casos em 2024 sobe para 11.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Conforme a Secretaria, o primeiro paciente diagnosticado tem 30 anos e os sintomas iniciais surgiram em 9 de setembro. Ele buscou por atendimento, foi notificado e a amostra coletada no dia 22. No dia 30 de setembro, recebeu o resultado positivo.

Já o segundo paciente tem 28 anos e começou a perceber os sintomas no dia 12 de setembro. Ele buscou atendimento médico e teve amostra coletada no dia 23. Assim, como no primeiro caso, o resultado positivo foi informado no dia 30 de setembro.

Nenhum dos dois afirmou se viajou nas semanas anteriores e nem se teve contato com alguma pessoa infectada. Ambos receberam alta médica.

Mpox

Mpox é uma doença zoonótica viral e a única forma de contrair o vírus é por meio do contato com animais silvestres infectados, pessoas infectadas pelo vírus e materiais contaminados.

Em , até então os últimos casos haviam sido registrados no mês de agosto. Os dois pacientes, de 31 e 26 anos, são de Ponta Porã.

Conforme a SES (Secretaria Estadual de Saúde), o primeiro paciente havia viajado para e logo após apresentou os sintomas. O outro caso foi gerado através do contato com esse primeiro.

Grupo de risco

Ainda conforme a secretaria, fazem parte do pessoas vivendo com HIV/aids, com idade igual ou superior a 18 anos, e profissionais que trabalham diretamente com Orthopoxvírus em laboratórios com nível de biossegurança 2 (NB-2), na faixa etária de 18 a 49 anos.

Também pessoas em pós- de indivíduos que tiveram contato direto com fluidos e secreções corporais de pessoas suspeitas, casos prováveis ou confirmados para Mpox, cuja exposição seja classificada como de alto ou médio risco, conforme recomendações da Organização Mundial da Saúde, mediante avaliação da vigilância local.

Essas pessoas também entram com preferência na lista de imunização.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

1991 – Papa João Paulo II visita Campo Grande

VÍDEO: Eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

Últimas Notícias

Famosos

Orgulho nacional! Brasileiras roubam cena em desfile da Victoria’s Secret; veja

Adriana Lima, Alessandra Ambrosio, Gabriela Moura e Daiane Sodré representaram o Brasil no palco do Victoria's Secret Fashion Show

Polícia

Criança de 9 anos morre na Santa Casa após fratura no quadril

Ernahn deu entrada no hospital na noite de terça (14) e faleceu na madrugada dessa quarta-feira (15)

Cotidiano

Quinta-feira começa com sol entre nuvens, mas previsão indica chance de chuva em MS

Calor predomina e máxima pode alcançar os 39°C, com destaque para as regiões Sudoeste e Pantaneira

Bastidores

[ BASTIDORES ] Combateu o bom combate

Reunião de relatora para relator antes de votação em comissão