Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com alta procura, Campo Grande inicia vacinação de adolescentes de até 14 anos contra a dengue

Na Capital, vacinação para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos está autorizada
Clayton Neves, Lucas Caxito -
Sala lotada no Pátio Central Shopping. (Foto: Alicce Rodrigues, Jornal Midiamax)

Com ampliação de idade, a vacinação contra a em teve teve fila de pais e adolescentes e unidades lotadas durante todo o sábado (2). Conforme cronograma da Prefeitura, a aplicação agora está autorizada para crianças entre 10 e 14 anos.

Na sala de vacinação do Pátio Central Shopping, cadeiras foram colocadas do lado de fora para acomodar quem aguardava. Na parte interna, mais fila de pais e adolescentes e o cesto de descarte cheio de embalagens denunciava a alta quantidade de doses aplicadas no dia. 

“Hoje foram vacinadas cerca de 150 pessoas aqui. Só de dengue foram 105 imunizantes”, comenta o enfermeiro coordenador, Paulo Adriano. Segundo ele, adolescentes de 12 a 14 anos são maioria entre os vacinados. Aumentou bastante o movimento depois que subiu a faixa etária, bem mais do que estava antes”, detalha. 

Além dos imunizantes da dengue para os adolescentes, também foram disponibilizadas vacinas da covid-19. Ao todo, cerca de 500 doses oferecidas ao público. 

Para o Igor Vilela, de 43 anos, o sábado foi dia marcado para vacinar os quatro filhos adolescentes. Para ele, além de compromisso social, a atitude é o cumprimento do dever de pai. 

“Eu penso que trata-se de uma obrigação até legal da gente, vacinar os nossos filhos para evitar o mal que pode ocasionar até uma morte. Então, é um dever de todo pai vir e trazer os nossos filhos”, afirmou. 

Na USF (Unidade de Saúde da Família) do Universitário a procura também foi alta. “Só hoje já foram aplicadas mais de 60 doses e mais tarde esse número deve aumentar”, relatou a enfermeira Márcia Marques.

Na unidade, também estão sendo aplicadas vacinas para outras doenças, como o HPV. Lá, a faixa etária de 12 e 13 anos foi a que mais se vacinou. 

Avó de dois meninos, de 12 e 13 anos, Maria Glória aproveitou a folga e não deixou passar a oportunidade de proteger os netos. “Eles tinham um jogo e queriam jogar, mas a prioridade é a saúde. É importante para prevenção, né? Vacinar é fundamental”, afirmou. No domingo, a vacinação será no Shopping Norte Sul Plaza das 11 às 19h.

Segundo levantamento recente, a Secretaria Municipal de Saúde vacinou 3,6 mil crianças entre 10 e 11 anos, público-alvo estabelecido pelo Ministério da Saúde no primeiro momento. Campo Grande recebeu pouco mais de 24 mil doses da vacina contra a dengue e o público estimado, de 10 a 14 anos, é de 78 mil pessoas.

Casos e mortes em crescimento

Boletim Epidemiológico da Dengue confirmou mais duas mortes pela doença no interior de . A atualização foi publicada pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) no dia 27 de fevereiro.

Os óbitos são de um homem de 81 anos de , que morreu no último dia 7 de fevereiro. Ele começou a sentir os sintomas ainda em janeiro e tinha hipertensão e diabetes. A outra morte é de uma mulher de 73 anos de Coronel Sapucaia que tinha hipertensão, diabetes e doença autoimune. Ela sentiu os sintomas em 17 de fevereiro e morreu três dias depois.

O Estado já contabiliza três mortes pela dengue neste ano. A primeira confirmação veio na semana passada de uma bebê de 1 mês de vida. Ainda há uma morte em investigação.

De uma semana para outra, a SES confirmou mais 561 casos de dengue em MS. O Estado chega a 1.602 confirmações e 4.667 casos prováveis. A incidência de dengue a cada 100 mil habitantes está em 51,1 e a letalidade em 0,19% pelos três óbitos

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Compras no Centro de Campo Grande

Agosto apresenta 7º resultado positivo no setor de serviços e MS supera média nacional

Morre Militino, militante histórico do PT que se envolveu em briga com ex-governador de MS

Prefeitura de Campo Grande autoriza construção de escola de tempo integral no Jardim Centro-Oeste

Operação da PF no MS mira organização que movimentou R$ 32 milhões em contrabando

Notícias mais lidas agora

imasul concurso

PGE-MS faz correição no Imasul e abre canal para receber denúncias sobre serviços

Supercopa de Vôlei: público em Campo Grande é garantia de ‘casa cheia’ em eventos nacionais

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

MT: polícia investiga vazamento do vídeo de noiva na casa de padre

Últimas Notícias

Mundo

Nestlé anuncia corte de 16 mil empregos para acelerar redução de custos

Medida a nível global foi tomada por CEO que assumiu o cargo em setembro

Cotidiano

Campo Grande define datas e servidores poderão ter até 7 dias de recesso no fim de ano

Durante o recesso de fim de ano, servidores terão que se revezar entre dois períodos para preservar a prestação dos serviços

Polícia

VÍDEO: Traficante é preso e adolescente apreendido após perseguição em MS

Dupla tentou fugir da polícia e foi perseguida, até que o veículo foi interceptado em frente a uma conveniência

Famosos

Gabi Moura: Quem é a tiktoker brasileira que polemizou no desfile da Victoria’s Secret

Gabi Moura dividiu opiniões ao desfilar no Victoria’s Secret Fashion Show; entenda a situação