Com 22 casos de câncer do colo do útero no primeiro semestre de 2024, a Sems (Secretaria Municipal de Saúde) reforça a importância da vacinação contra o HPV (papilomavírus humano), disponível gratuitamente em todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade.
O imunizante, que já é aplicado de forma rotineira em adolescentes de 9 a 14 anos, foi estendido para jovens de 15 a 19 anos até dezembro de 2025, conforme decisão do Ministério da Saúde.
O HPV é a infecção sexualmente transmissível mais comum do mundo, atingindo pele e mucosas de homens e mulheres.
Existem mais de 200 tipos do vírus, alguns relacionados ao surgimento de verrugas genitais e outros diretamente associados a tumores malignos, como o câncer do colo do útero, ânus, pênis, boca e garganta.
De acordo com o Inca (Instituto Nacional de Câncer), o HPV é responsável por 99,7% dos casos de câncer do colo do útero, o terceiro tipo mais incidente entre mulheres no Brasil, com estimativa de 17 mil novos diagnósticos por ano.
Em 2024, mais de 6,8 mil mulheres perderam a vida em decorrência da doença. Em Dourados, os dados locais reforçam a urgência da imunização.
Segundo o Instituto de Prevenção do Hospital de Amor, dos 22 diagnósticos em Dourados, a maior incidência é entre mulheres de 36 a 56 anos. Neste ano, até o momento, já foram confirmados cinco casos.
No CAM (Centro de Atendimento à Mulher), localizado no Grande Água Boa, somente em 2024 foram realizadas 215 biópsias do colo do útero, das quais três resultaram em diagnóstico positivo de câncer em mulheres de 41, 42 e 47 anos.
Em 2025, até agora, já foram feitas 123 biópsias, com dois casos confirmados de câncer em pacientes de 57 e 66 anos.
“A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção contra o HPV e deve ser aliada ao uso de preservativos, que também ajudam a reduzir o risco de contágio”, esclarece o secretário de saúde, Márcio Figueiredo.
Desde 2021, o Brasil passou a adotar a dose única do imunizante, substituindo o esquema anterior de duas aplicações.
Com a prorrogação da campanha, a expectativa é alcançar cerca de 7 milhões de jovens que não receberam a vacina na idade recomendada.
Em Dourados, a Secretaria Municipal de Saúde reforça o convite para que adolescentes e seus responsáveis procurem a unidade de saúde mais próxima e garantam a imunização.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
(Revisão: Bianca Iglesias)