“Melhorou muito. Antes, não tinha muito conforto, a estrutura parecia meio abandonada. Agora, está tudo novinho, limpinho e bem cuidado. Tomara que a população cuide, né? Porque é para nós isso aqui”, compartilha a dona de casa Maria José de Almeida, de 56 anos, moradora do Aero Rancho desde o nascimento.
Ela comemora a reforma e ampliação da USF (Unidade de Saúde da Família) Aero Rancho, que será reinaugurada nesta sexta-feira (15). No último ano, o local passou pela primeira reforma desde o início de suas atividades, em 2011.
A unidade, que fica na Avenida Raquel de Queiroz, número 995, está localizada em uma região que abriga mais de 36 mil habitantes. Desses, cerca de 16 mil pessoas são cadastradas no atendimento via SUS (Sistema Único de Saúde), segundo a gerente da USF, Ana Paula de Carvalho.
Neste mesmo endereço, funcionam 4 serviços de saúde disponíveis à população da região:
- A USF Dr. Sebastião Eloy Pereira, também conhecida como USF Jardim Aero Rancho;
- O CRS (Centro Regional de Saúde) Dr. João Pereira da Rosa, chamado também de CRS Aero Rancho;
- O Caps (Centro de Atenção Psicossocial) III; e, ainda,
- A base do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) Aero Rancho.
Todas essas estruturas estão sendo reformadas em uma obra de três etapas, sendo que a primeira etapa reestruturou e ampliou a USF. Esta obra começou em junho de 2024 e foi concluída em junho deste ano.
Em junho do ano que vem, está prevista a entrega da reforma da base do Samu e do prédio do CRS Aero Rancho, onde ocorrem os atendimentos de emergência.
Já em 2027, está prevista a entrega da última etapa, a reforma do Caps III Aero Rancho.
Melhorias na USF

Com três equipes atuando na Saúde da Família, a USF Aero Rancho realiza em torno de 5 mil atendimentos por mês. No entanto, essa capacidade deve aumentar, já que a reforma garante espaço para adição de mais duas equipes.
Além disso, antes, a unidade contava com 5 consultórios para atendimento do público e, agora, a unidade conta com 7.
“Um grande destaque nessa revitalização é a sala da odontologia, que ganhou um espaço novo, adequado às novas normativas da Vigilância Sanitária. Agora, ela também fica num ponto estratégico, uma vez que vai atender tanto a Unidade de Saúde da Família quanto a unidade de Urgência, explica Glória de Araújo Pereira, coordenadora da Atenção Básica da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).
Isso significa que a sala está localizada agora no centro do complexo de saúde. Assim, a nova sala de odontologia aprimorou o fluxo de atendimentos.
“No período noturno, nesta sala [de odontologia], vão acontecer os atendimentos de urgência e, durante o dia, é feito atendimento para a Atenção Primária. Então, essa nova organização permitiu melhorar tanto o acesso para o usuário quanto para os servidores, e adequou-se às novas normativas do Ministério da Vigilância Sanitária”, completa Glória.
Investimento
O valor licitado para as obras é de R$ 4.449.253,42, tendo como fonte o Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento) V, uma linha de crédito da CEF (Caixa Econômica Federal) para auxiliar municípios em projetos de infraestrutura e saneamento. Até o momento, foram pagos R$ 1.317.505,61.
A entrega oficial da obra será realizada nesta sexta-feira e faz parte do calendário comemorativo pelos 126 anos de Campo Grande.
Veja aqui a lista de obras lançadas pela Prefeitura nos 126 anos de Campo Grande.






💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
***