Pular para o conteúdo
Cotidiano

ABO/MS agradece legado de cirurgião-dentista e lamenta morte repentina 

André Afif morreu após cair do 6º andar da Santa Casa de Campo Grande, na manhã desta quarta-feira (4)
Idaicy Solano -
André Afif morreu após cair do 6º andar da Santa Casa de Campo Grande, na manhã desta quarta-feira (4)
André Afif morreu após cair do 6º andar da Santa Casa de Campo Grande, na manhã desta quarta-feira (4). (Reprodução, Redes Sociais)

A ABO/MS (Associação Brasileira de Odontologia – Seção ) emitiu uma nota de pesar lamentando a morte do cirurgião-dentista André Afif, que faleceu após cair do 6º andar da Santa Casa de , na manhã desta quarta-feira (4). 

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

A entidade agradeceu os anos de contribuição e o legado construído pelo médico, ao longo de sua trajetória dentro da instituição. André atuou como professor em diversos cursos oferecidos pela ABO, ajudando a formar centenas de cirurgiões-dentistas. 

“Neste momento de dor, a ABO/MS se solidariza com os familiares, amigos e colegas de profissão, expressando gratidão por todo o legado construído por Dr. André ao longo de sua trajetória dentro da instituição. Seu trabalho e exemplo permanecerão vivos na memória da comunidade odontológica sul-mato-grossense”, diz a nota. 

André tinha pós-doutorado em Ciências da Saúde, na área de Odontologia, e era professor universitário, além de atuar na Santa Casa de Campo Grande desde 2022. No maior hospital de Mato Grosso do Sul, o profissional atuava como professor e pesquisador. Atualmente, era responsável pelo Núcleo de Pesquisa da Escola de Saúde da Santa Casa.

Médico tinha histórico de depressão 

O cirurgião-dentista André Afif faleceu após cair do 6º andar da Santa Casa de Campo Grande, conforme perícia da PCMS (Polícia Civil de Mato Grosso do Sul). O incidente ocorreu na manhã desta quarta-feira (4) e a polícia investiga possível caso de suicídio.

Segundo informações que constam no boletim de ocorrência, momentos antes do incidente a vítima teria perguntado aos colegas de trabalho sobre ‘uma janela que precisava ser consertada’ no 6º andar. Ainda segundo a polícia, o andar em questão está em reforma, interditado.

Ainda durante o trabalho da polícia, um familiar da vítima informou que o cirurgião tinha histórico de recorrente.

Diálogo salva vidas

Especialistas ressaltam que o diálogo salva vidas e ele pode ser feito entre familiares, amigos e especialistas, como psicólogos, terapeutas e médicos psiquiátricos. Há também entidades que prestam o serviço gratuitamente para facilitar o acesso da população, como:

Grupo Amor Vida

O GAV (Grupo Amor Vida) presta um serviço gratuito de apoio emocional a pessoas em crise através do telefone 0800 750 5554, sem identificador de chamadas. Assim, a pessoa pode ligar sempre que quiser e precisar. O horário de funcionamento e das 7h às 23h, inclusive sábados, domingos e feriados.

Conte com ajuda também por e-mail: [email protected]. Mais informações no site.

Centro de Valorização da Vida

O CVV (Centro de Valorização da Vida) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone, e-mail e chat, 24 horas todos os dias.

Você pode conversar com um voluntário do CVV ligando para 188 de todo o território nacional, 24 horas todos os dias, de forma gratuita, ou enviar e-mail por este link. Você pode enviar uma carta ou conversar pessoalmente com um voluntário do CVV em horário comercial. Consulte os endereços dos postos aqui e acesse o site oficial neste link.

Psicologia UFMS

O curso de Psicologia da UFMS oferece gratuitamente aos adolescentes e adultos da comunidade externa o Plantão Psicológico em Campo Grande. A iniciativa do curso de Psicologia é voltada a pessoas em situação de emergência psíquica.

Não é preciso agendamento prévio, os interessados devem comparecer ao SEP, que fica ao lado do Inisa (Instituto Integrado em Saúde) e da Faodo ( de Odontologia) na Cidade Universitária da UFMS, levando um documento de identificação. O atendimento é por ordem de chegada. Confira mais detalhes aqui.

Psicologia Uniderp

Os acadêmicos do curso de Psicologia da Uniderp prestam atendimento psicoterapêutico à comunidade de Campo Grande. A Clínica-Escola abre de segunda a sexta-feira, nos períodos matutino e noturno. Para ter acesso ao serviço, é necessário fazer o agendamento pelos telefones (67) 3348-8394 ou diretamente na recepção da clínica, que fica na rua Ricardo Brandão, n. 900.

Psicologia UCDB

A Clínica-Escola da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) também realiza atendimentos de psicologia. Os cadastros para consultas devem ser feitos pelo telefone (67) 3312-3705 e mais informações podem ser obtidas neste link.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Últimas Notícias

Bastidores

[ BASTIDORES ] Combateu o bom combate

Reunião de relatora para relator antes de votação em comissão

Sérgio Cruz - O dia na história

1991 – Papa João Paulo II visita Campo Grande

Em primeira visita ao Brasil, pontífice incluiu a capital de Mato Grosso do Sul em seu roteiro

Cotidiano

VÍDEO: Eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Santos aproveitou as muitas falhas do Corinthians