Mato Grosso do Sul registrou volumes de chuva abaixo da média histórica, com acumulados variando entre 0 e 20 milímetros em setembro. Os dados foram apresentados no boletim mensal de análise das condições meteorológicas, elaborado pelo Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS).
Dos 64 pontos monitorados ao longo do mês, apenas 2 registraram valores de chuva acima da média histórica. O mais expressivo foi Aral Moreira, com um total acumulado de 149 milímetros, valor que representa um desvio positivo de 39% em relação à média climatológica do período.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Vale pontuar que a média histórica é baseada nos dados climatológicos da estação do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), localizada na Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande, e refere-se ao período de 1981 a 2010. Considerando os dados, em setembro de 2025, a chuva acumulada ficou 83% abaixo da precipitação média histórica.
Extremos meteorológicos
Já em relação às temperaturas, em setembro, Mato Grosso do Sul apresentou grande amplitude térmica, variando de 6°C a 41,7°C. A menor temperatura foi registrada em Rio Brilhante, em 23 de setembro, enquanto a maior foi em Porto Murtinho, no dia 14.
A baixa umidade relativa do ar também foi uma característica do mês. No Estado, o menor índice observado foi de 8% nos municípios de Amambai e Ponta Porã, no dia 10 de setembro.
Previsão para outubro
Para outubro, a previsão indica temperaturas entre 24°C e 26°C para a maioria do Estado. No entanto, na região noroeste, as temperaturas devem variar de 26°C a 28°C, enquanto na região extremo sul será de 22°C a 24°C. Há previsão de um trimestre mais quente que o normal em Mato Grosso do Sul.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
(Revisão: Dáfini Lisboa)